domingo, 23 de janeiro de 2022

Ensinamento II. Leitura Bíblica: II Timóteo 1:10-18.

 


II Tm.1:10. Luz, vida e incorrupção pelo Evangelho. Como já estudamos no versículo 10 do II Timóteo, Deus elaborou um plano de redenção unicamente pelo beneplácito de Sua vontade. Plano esse que incluía a revelação de sua vontade. Ef. 1:9-10. Revelação do Seu propósito foi manifesto através da aparição de Jesus Cristo, que através de sua obra aboliu a morte, por meio do sacrifício de Si mesmo. Hb. 10:12 e Hb. 9:28. Sacrifício esse que trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio das boas novas de que Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia. I Co. 15:1-4. Podemos, assumir biblicamente que a morte de Cristo acabou o flagelo da morte espiritual e deu aos crentes vida eterna, abundante e incorruptível.. Jo. 3:16 /Jo. 10:10 e I Pe. 1:3-4..


II Tm. 1:11. Funções as quais Paulo serviu ao Evangelho. Sabemos que Paulo foi enviado por Deus aos gentios. Então esse curto versículo apresenta suas três funções na propagação do Evangelho: Pregador, apóstolo e doutor. Como pregador Paulo propagou a vontade de Deus através da simplicidade do Evangelho. I Co. 2:1-2. Através de sinais e prodígios aflorou a função de apostolo. II Co. 12:12 e como doutor Paulo nunca deixou de ensinar todo o conselho de Deus. Atos 20:27


II Tm.1:12. O crente sabe em Quem tem crido. O apóstolo inicia o versículo enunciando que padecia sofrimentos em decorrência de suas funções no evangelho (ele estava preso). V.11 e da sua lealdade a Deus. Então, ele nos fornece duas razões para explicar a situação. Primeiramente, Paulo mostra que pode suportar as tribulações, pois é Cristo quem o fortalece. Fp. 4:13. Em segundo lugar, o apóstolo demonstra toda a confiança na preservação dos santos, através dAquele em quem tinha crido. O crente sabe que é o seu maior tesouro está CONSERVADO/PRESERVADO (guardado, poupado, resguardado, depositado), em Cristo Jesus, que é o autor e CONSUMADOR da nossa fé. Jd. 1:1 e Hb 12:2. Vejam bem, Paulo está fazendo uma afirmação que todo o crente deve ter cauterizada em sua mente: Mortos estamos e nossa vida (eterna) está escondida em Cristo. Cl. 3:3-4. Naquele glorioso dia que nos encontraremos com o nosso Salvador, veremos o cumprimento de Sua Palavra “por que Eu vivo, vós vivereis”. Jo. 14:19.


II Tm.1:13. Conserva o modelo das sãs palavras. A Sã Doutrina é o conjunto de ensinamentos deixado por Deus. Portanto, os mandamentos contidos nas sãs palavras devem ser seguidos, sem qualquer tipo de objeções ou transmutação, não podemos em hipótese alguma, ir além do que está escrito. I Co. 4:6. A exortação é conservar as sãs palavras da forma em que recebemos (serviu para Timóteo e serve para os crentes da atual dispensação). Tt. 1:9 e I Co. 11:2. Sabemos que o principal inimigo da Sã Doutrina é satanás e que como tal ele buscará, de todas as maneiras, aniquilar a verdadeira doutrina trazida dos céus por Cristo. Jo. 7:16 Para conseguir tal feito, ele usará o seu exército de hostes infernais do mal para combater aqueles que praticam e defendem a Sã Doutrina. Ef. 6:12.


II Tm.1:14. O Espírito Santo é Quem capacita o crente a guardar o bom depósito. Nessa passagem. Paulo encarregou Timóteo e todos os que foram resgatados pelo precioso sangue de Cristo. I Pe. 1:18-19. A guardarem o bom depósito. Através do poder da habitação do Espírito Santo, somos capacitado a proteger, guardar e preservar a verdade do glorioso evangelho de Deus. Ef. 1:13. Não permitindo nenhuma espécie de alteração ou adulteração. Mt. 28:28. O inimigo que é um farsante, tenta através do evangelho anátema inquietar e transtornar o verdadeiro Evangelho. Gl. 1:7. Cristo opõe-se as falsas doutrina e os salvos membrados a Sua igreja e em obediência a Sua Palavra, possuem a obrigação de não desviar-se dos Seus ensinamentos. I Tm. 1:3. Mutos pensam que ser oponente as falsas doutrina é uma posição anticristã, mas é justamente ao contrário o crente deve ser generoso, amável, sem contendas, porém intolerante com os erros doutrinários. Literalmente, não devemos ser participantes de outra doutrina. II Jo. 1:10-11.


II Tm.1:15. Alguns de apartaram de Paulo. Infelizmente, nem todos os cristãos permanecem fiéis ao evangelho ou uns aos outros. Embora Figelo e Hermógenes não sejam mencionados em nenhum outro lugar do Novo Testamento, seus nomes ficaram marcados história cristã como dois dos homens que se afastaram do apóstolo Paulo e foram rotulados como 'infiéis”. Quão terrível é ter o seu nome registrado na Santa Palavra de Deus como um exemplo de infidelidade. Lembrem-se que o crente deve imitar aqueles que imitam Cristo. I Tes. 1:6 e Jo. 13:15.


II Tm.1:16-18. O exemplo da fidelidade de Onesíforo. O apóstolo, muda o foco da mensagem e passar a mostra quem não o abandonaram. - ao contrário de Figelo e Hermógenes, Onesíforo não abandonou e permaneceu firme ao lado de Paulo. Enquanto muitos estavam se afastando de Paulo, talvez por vergonha de suas prisões. II Tm. 1:8. Onesíforo fez um grande esforço para encontrar o apóstolo quando ele estava preso em Roma. V. 17. De acordo com o versículo 18 Onesíforo havia sido um servo fiel e constante na obra do Senhor. Que nós possamos tomar o exemplo da fidelidade desse servo e produzirmos abundantemente na obra do nosso Deus. I Co. 15:58. Fidelidade ao Senhor e fidelidade aos irmãos é a exortação que Paulo nos dar através da carta escrita a Timóteo. Que possamos dar encorajamento aos santos e sermos servos fies e de nosso Senhor seja engradecido em nosso viver. Fp. 1:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário