quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 2:1-7 Ensinamento 5



 Ensinamento 5. Leitura bíblica: Colossenses 2:1-7.

Colossenses 2:1. O combate de Paulo em prol dos irmãos de Colossos e Laodiceia. As igrejas de Colossos e Laodiceia estavam de certo modo, flertando com doutrinas e preceitos de homens. A preocupação do apóstolo era pertinente, uma vez que o próprio faz uma alerta no sentido, dos irmãos não se prenderem a filosofias e vãs sutilezas. Cl. 2:8. Aparentemente, o alerta foi feito as duas igrejas, pois Paulo pede que a mesma epístola seja lida na igreja de Laodiceia. Cl. 4:16. O cuidado doutrinário deve ser constante em pregações, exortações e orações. A igreja de Colossos manteve-se firme em Cristo. Já a de Laodiceia permitiu a entrada de doutrinas estranhas. Hb. 13:9. Tornando-se morna, a mornidão espiritual é a causa da apostasia dessa igreja. Ap. 3:15-16.

Colossenses 2:2-3. Todos os tesouros da sabedoria e conhecimento. Por coração, entendemos que trata-se do termo bíblico que define o interior do homem, incluindo sentimento, vontade e intelecto. Portanto, todo nosso ser interior deve está centrado na busca do verdadeiro conhecimento. O crente deve transbordar em conhecimento. Ro. 15:14. O salvo é iluminado por Deus, fato esse que faz resplandecer o perfeito conhecimento em sua vida. II Co. 4:6. E justamente por este motivo, devemos está cheios e crescendo cada vez no conhecimento de Deus. Cl. 1:9-10. Fazendo isso, contribuímos para o ajustamento do corpo e evitarmos que os irmãos sejam levados pelo engano doutrinário. Ef. 4:14-16. Em outras palavras, tudo o que precisamos está em Cristo.  Ele é o repositório de todo o conhecimento. I Co. 2:6-7. A Palavra de Deus é um tesouro de valor inestimável. Quando a encontramos tão tesouro o escondemos em nossos corações. Mt. 13:44. NOTA: vende tudo que tem significa que o crente deve anelar as coisas do reino acima de qualquer outra coisa. Esse maravilhoso tesouro só encontrado em Deus e em Cristo, fato é que não trata-se de algo material e sim espiritual. Ele obviamente está se referindo às Escrituras e às coisas preciosas que Deus revelou aos que nEle creem. I Co. 2:9-10.

Colossenses 2:4. O engano das palavras persuasivas. A assembleia local deve está totalmente enriquecida em Cristo, exalando a fragrância do Seu conhecimento. I Co. 1:4-5 e II Co. 2:14. A importância desse enriquecimento no conhecimento espiritual, torna o crente capaz de admoestar um ao outro, evitando com isso, que possam cair no engano de palavras persuasivas (capacidade de convencer com facilidade). Notadamente, todo e qualquer ensinamento que não estiver ESCRITO na Bíblia. I Co. 4:6. É uma imposição de homens corruptos de entendimento e réprobos na fé. II Tm. 3:8. Ou seja, não devemos aceitar o ensinamento que não é conforme as Sãs Palavras de Cristo. I Tm. 6:3-5. Além disso, temos a ordem de nos apartar dos falsos ensinamentos I Tm. 6:5. Cristo é o principal opositor das falsas doutrinas. Portanto, os crentes têm a obrigação de não desviar-se dos Seus ensinamentos. I Tm. 1:3.

Colossenses 2: 5. A ordem e firmeza dos Colossenses. O apóstolo alegra-se na firmeza e na ordem dos Colossenses. Não existe a menor possibilidade do crente está firme, se estiver desordenado (fora da ordem, do arranjo habitual ou correto). Devemos fazer tudo com ordem, firmeza e de modo abundante para o Senhor. I Co. 14:40 e I Co. 15:58. Quando nos aprofundamos no conhecimento da sã doutrina, através da leitura, meditação e obediência às Sagradas Escrituras ficamos firmes e evitamos o tropeço. II Pe. 1:10. Fazendo isso, nos apresentaremos a Deus como obreiros aprovados e que não se envergonham do seu viver. II Tm. 2:15.

Colossenses 2:6. Como recebeste Cristo, andai nEle. Andai vem do verbo andar e está flexionada na segunda pessoa do plural. No tempo presente e na forma imperativa. O andar, por ser uma ação contínua, requer uma atenção permanente. O salvo deve buscar incessantemente estar cheio do Espírito Santo. Ef. 5:18. Ora, nós recebemos Cristo na carne ou no Espírito? Segundo os princípios da lógica: identidade e contradição, podemos concluir que o ser espiritual se identifica com as coisas concernentes ao espírito, com isso, contradiz as ações da carne, ou seja, desejamos buscar os frutos do Espírito e renunciamos os frutos da carne. I Pe. 2:11 e Ro. 13:14. Quando deixamos o Espírito Santo nos guiar através da Palavra de Deus, não extinguimos a Sua ação em nossa vida de nos preenchermos do conhecimento e da sabedoria espiritual. Afinal, não recebemos o espírito do mundo e sim o Espírito de Deus. I Co. 2:12-13.

Colossenses 2:7. Enraizado e edificado em Cristo. A salvação é um ato, porém a edificação é um processo com diversas fases, dentro deste contexto, podemos comparar o salvo a uma árvore na qual Cristo é a raiz principal. Os crentes como raízes secundárias, só estarão firmes se estiverem arraigados nEle, quando estamos em Cristo temos segurança, pois sabemos que da raiz principal é que brota a vida, o alimento, a produtividade, a graça e contentamento. Neste sentido, quanto mais enraizado estiver o crente, mais útil será para a obra do Senhor. O corpo de Cristo (a igreja) quando está bem ajustado e ligado com auxílio de todas as juntas cresce para a edificação. Ef. 4:16 e Judas 1:21-22. Quanto mais profunda a raiz mais forte será a árvore. Porém nenhuma planta nasce forte, ela precisa ser alimentada, adubada para pode crescer forte e saudável. O crente para crescer espiritualmente deve buscar constantemente a edificação. Nunca devemos nos contentarmos com o nosso conhecimento atua e sim procurarmos nos aperfeiçoarmos cada vez mais, buscando as coisas que servem para paz e edificação. Ro. 14:19 e Ro. 15:2. Temos que entender que o nosso corpo é um edifício que serve de morada para o Espírito Santo, sendo Cristo a pedra principal. Ef. 2:20-22


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário