sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 4:1-5 Ensinamento 7

 


Ensinamento VII
Leitura Bíblica: I Timóteo 4:1-5.


I Tm. 4:1. Dando ouvidos a espírito enganadores e a doutrina de demônios. Paulo por uma revelação expressa do Espírito Santo, mostra que alguns irão afastar-se do modo de vida e da doutrina Bíblica (o apóstata). Sabemos que a fé foi entregue (gratuitamente) aos santos. Jd. 1:3. Só poderão aparta-se ou afasta-se da fé aquele que um dia foi salvo. Nessa passagem, o apóstolo explica o motivo que fez aquelas pessoas a se afastarem do modo de vida e da doutrina Bíblica: DÁ OUVIDOS A ESPÍRITOS ENGANADORES E A DOUTRINAS DE DEMÔNIOS. Na verdade, os ataques satânicos ao povo de Deus são evidentes em toda a Bíblia. Apartar da fé significa o abandono total ou transtornar qualquer ensinamento da Bíblia. I Co. 4:6. Não devemos modificar o que é perfeito, o conjunto de doutrinas contido nas Sagradas Escrituras é literalmente a palavra de Deus, por isso, somos exortados a batalharmos contra as hostes infernais do maligno, que tentam transtornar e modificar o ensinamento puro e verdadeiro. Gl.1:7-8. Os santos que receberam a fé bíblica, devem guardá-la como recebeu. Mt. 28:20. Todo e qualquer ensinamento que não for conforme as Sãs Doutrina deve ser radicalmente excluído das igrejas de Cristo, pois, trata-se de delírios de homens corruptos de entendimento. I Tm. 6:3-5. Ressaltando que aquele que apostatou, continua salvo, contudo, passa a ser considerado como gentio e publicano e suas obras não produzirão frutos, pois está desligado. Mt. 18:17-18. Podemos definir apostasia como sendo, o afastamento da Sã Doutrina e a introdução de ensinamentos satânicos, de uma forma sutil, tendo como intuito principal enganar o coração do simples. Ro.16:18.

I Tm. 4:2. Mentes cauterizadas pela hipocrisia. Vimos no versículo 1, que alguns se afastaram da fé. Esse fato, tornou os mesmos mentirosos e hipócritas, deliberadamente esses homens abandonaram a verdade e se entregaram as mentiras. O astuto inimigo através do engano fraudulento. Ef. 4:14. Introduziu nos ajuntamentos professores apóstatas com um intuito fermentar a fé dos crentes e os desviarem da verdade. Eles introduziram de encobertamente dentro das assembleias heresias de perdição. II Pe. 2:1. Em suas soberbas eles tiveram as mentes cauterizadas, não conseguindo mais distinguir a verdade da mentira. Os crentes membrados a igreja de Cristo (batista de doutrina) tem a obrigação de notar e desvia-se dos que promovem dissensões (falta de concordância a respeito de (algo); divergência, discrepância) contra a Sã Doutrina. O apóstolo Paulo roga (rogar significa (pedir com insistência e humildade; suplicar, implorar, instar) aos irmãos de Roma para marcar e evitar aqueles que causam divergências e escândalos contra a doutrina bíblica. Ro. 16:17. Ou seja, a base para a separação não é o modo como se comportam as pessoas e sim o modo em que elas recebem e praticam a Sã Doutrina. Quando não praticamos a doutrina da separação, aceitamos o ensinamento anátema e diabólico do ecumenismo. O ardiloso inimigo de nossa alma seleciona indivíduos que se deleitam em suprimir a verdade em injustiça e os insere em congregações que ao aceitarem seus ensinamentos também abandonarão fé e a igreja passar a ser totalmente infrutífera. Não devemos ignorar os ardis (ação ou dito que revela habilidade para enganar ou iludir; armação, armadilha, artimanha, cilada) do inimigo. II Co. 2:11.

I Tm. 4:3-4. Proibições de homens. A lei do homem pode ate permitir a dissolução do casamento, porém a Lei divina, só permitira após a morte de um dos cônjuges. Ro. 7:1-3. O casamento é uma obra literal de Deus, não é uma invenção humana para que possamos destruí-lo através do nosso egoísmo. Mt. 19:6. A Bíblia ensina que o casamento é uma dádiva advinda de Deus e que deve ser desfrutado em concordância com o modelo deixado pelo Senhor. Pv. 5:18 e Hb. 13:4. Portanto, não devemos seguir doutrina e preceitos de homens. Cl. 2:22. No tocante a abstinência de alimentos, os falsos mestres introduziam nas igrejas práticas judaizantes causando um grande confusão. Sabemos que Deus não é o auto da confusão. I Co. 14:33. O problema consiste em que homens pecadores e falíveis ignoraram o que a Bíblia literalmente diz. Declarando o que “acham” que ela diz, emitem suas opiniões ou o que isso significa para eles. Sabemos que as Escrituras não é de particular interpretação e que a mesma não foi produzida por vontade dos homens. II Pe. 1:20-21. Nesse versículo o apostolo ensina clara e objetivamente sobre a bondade essencial da criação divina. A referência de Paulo remonta à criação de Deus em Gênesis capítulos 1 e 2


    >Tudo o que Deus criou é bom. Gn. 1:24-25

    > O alimento é purificado para nós por nossa oração de ação de graças oferecida antes de comermos. Ro. 14:23.

    > O que contamina o homem não é o alimento. Mc.7:15-21.

    > Esse ensino faz parte do legalismo. As organizações dirigidas por falsos mestres hipócritas e mentirosos, criam, ensinam e cobram obediência dos seus fiéis, a uma extensa lista de regras e preceitos de homens, que até tem uma aparência de devoção, mas, são de nenhum valor para Deus e servem apenas para a satisfação da carne. Cl. 2:20-23. Que parece atraente, uma vez que apela para um senso de justiça própria, mas é incapaz de conter a pessoa corrupta interior. Somente o Espírito Santo pode criar renovar o nosso entendimento. Ro. 12:2. Ação de graças: É o termo bíblico que refere-se a forma de agradecimento a Deus em gratidão e submissão, sendo sabedor que toda honra e toda Ef. 3:20-21 e Ro. 11:36.

I Tm. 4:5. Santificada pela Palavra de Deus e oração. A Bíblia declara que todas as coisas são puras, para os puros e nada e puros para os contaminados, desobedientes e reprovados. Tt. 1:15-16 e Atos 10:15.. Ou seja, todas as criações físicas deste mundo têm algum uso positivo, mas ainda mais, aquelas coisas usadas de forma bíblica, de gratidão e oração tornam-se “santificadas”. Entretanto, podemos afirmar que o o viver do homem não consiste apenas no comer. Mt. 4:4. A oração feita em agradecimento pela comida, foi algo ensinado por Cristo em Seu ministério terreno. Mt. 14:19.


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF




Nenhum comentário:

Postar um comentário