Ensinamento 3. Leitura bíblica: Colossenses 1:14-20.
Colossenses 1:15. A expressa imagem do Deus invisível. A Bíblia mostra clara e objetivamente que Cristo é literalmente a expressa imagem de Deus. Hb. 1:3. Isso nos mostra que Cristo em Sua natureza humana é a revelação visível do Deus invisível. João 1:14. Uma pergunta a ser feita é: Quem é Jesus Cristo? O próprio Senhor nos respondeu claramente quando esteve em Seu ministério terreno. Jo.14:8-9 e Jo. 10:30. Algumas seitas propagadoras de doutrinas de demônios, negam a dividade de Cristo, tratando-O como um Deus ou um espírito. Esse ensinamento não encontra respaldo nas Escrituras, que mostram
Cristo como sendo verdadeiramente DEUS. I Tm. 3:16. A expressão “o Primogênito de toda a criação” refere-se à posição preeminente de Cristo e ao Seu lugar supremo sobre tudo e todos.
Jesus Cristo tem os atributos que somente Deus pode possuir.
Santo. Só Deus pode ser santo. O Senhor Jesus Cristo é santo..Hb. 7:26 e I Jo. 3:5.
Todo-poderoso - Somente Deus pode ter todo o poder. Jesus Cristo tem todo o poder. Mt. 28:18 e Hb.1:3.
Onipresente - Somente Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Mesmo quando ele estava em corpo na terra, ele também estava no céu. Jo. 3:13
Onisciente - Só Deus pode saber tudo. Jo. 2:24-25 e Cl. 2: 2-3.
Colossenses 1:16. Jesus é o Senhor de tudo. Em Cristo foram criadas todas as coisas. Essa afirmação, é uma prova cabal da Dividade de Jesus, ou seja, o Criador não pode ser uma Criatura. Apenas o Deus Eterno tem poder para manipular a matéria de tal maneira que a substância pode vir do nada. Gn. 1:1 Quando a Bíblia afirma “todas as coisas” está afirmando que Cristo criou tudo (no céu e na terra, visível ou invisível). Entre a criação estão os poderes temporários cedidos aos homens. Jo. 1:1-3.
Colossenses 1:17. Todas as coisas subsistem por Cristo. O crente na Bíblia tem convicção plena que Cristo realizou a criação - Ele foi o agente. Hb. 1:1-2. Além de criar Cristo sustenta todas as coisas pela palavra de Seu poder. Todas as coisas são coerentes com Ele, e Ele dá existência a todas as coisas.
Colossenses 1:18. Cristo a Cabeça da igreja. Analisaremos com maiores detalhes essa passagem a qual coloca Cristo como cabeça da igreja. Cristo é o Fundador. Lc. 6:13 e I Co. 12:28. O Salvador de seus membros. Atos 4:12. Além disso, é Legislador e Único Cabeça da igreja. Esta executa simplesmente a vontade do seu Senhor expressa em suas leis completas (a Bíblia), nunca legislam, modificam ou abrigam velhas leis ou formulavam novas. Ef. 1:23. Portanto, se há um corpo e esse corpo é a igreja, então só pode haver uma igreja que pertence ao Senhor a qual Ele tem a preeminência (Qualidade de preeminente, do que ocupa o lugar mais elevado ou está acima dos demais; excelência, vantagem, distinção. [Por Extensão] Cuja perfeição é inquestionável; que é divino ou superior: a preeminência de Deus). Para que Cristo tenha a preeminência em nossas vidas devemos segui-Lo em tudo e não irmos atrás de ventos doutrinários, baseados em preceitos de homens que usam de astúcia para enganar a muitos. Ef. 4:14.
Colossenses 1:19. Toda a plenitude habita em Jesus. Podemos afirmar que essa passagem enfatiza a manifestação de Deus em carne. I Tm. 3:16. O apóstolo destrói por completo a tese humana contrária a divindade de Cristo. A plenitude de Deus em Cristo significa que o próprio Senhor dos Exércitos habitou entre nós na forma corpórea de homem, porém, permanecendo totalmente Deus. Jo. 1:14. Nesse caso, fica claro que Jesus é o Senhor em todas as esferas da vida de um crente (no plano espiritual e no plano carnal), qualquer outra afirmação contrária estaríamos NEGANDO-O. Jd. 1:4. Em segundo lugar, quando a Bíblia diz que Cristo se fez semelhantes aos homens, está afirmando que Ele se sujeitou a todos os sentimentos e angustias que sentimos, a única exceção foi: NÃO ESTAVA SUJEITO AO PECADO. Ou seja, Ele viveu literalmente a experiência de ter uma vida humana para poder nos socorrer. Hb. 2:17-18 e Hb. 4:15.
Colossenses 1:20-. Reconciliados pelo sangue de Cristo. Anteriormente estávamos sem esperança e sem Deus no mundo, mortos em ofensas e pecados. Ef. 2:2-3. De forma literal, nos encontrávamos perdidos e condenados a perecer o castigo eterno longe da face do Senhor. II Tes. 1:9. Através do sangue de Cordeiro imaculado fomos resgatados e redimidos. I Pe.1:18-19 e Hb. 9:22. O caminho que levou o Nosso Senhor àquele maldito calvário, foi horrendo e humilhante, o castigo que antes estava preparado para nós pecadores foi pago através do seu precioso SANGUE, Ele foi ferido por nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades. Is. 53:5. Este sacrifício por si só é SUFICIENTE para salvar todo àquele que se achegar a Deus, através da fé na morte e ressurreição do Seu Filho. Naquela cruz padeceu uma única vez o Justo pelos injustos. I Pe. 3:18. Cristo levou os pecados de todos aqueles que nEle creem e os reconciliou com Deus. Ro. 5:10-11 e II Co. 5:18-19.
Esperança-PB. 2020.
Referência Bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário