quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 4:10-23 Ensinamento 11

 


Ensinamento 11 

Leitura Bíblica: Filipenses 4:10-23.


Filipenses 4:10. Agradecimento aos Filipenses. A alegria do apóstolo, nada tem a ver com o fato dos irmãos de Filipos haverem suprido as necessidades materiais do mesmo, afinal essa é uma ordem bíblica. Ro. 15:27. A grande alegria de Paulo é pelo fato, de vê-los indo bem, dispostos a compartilhar e principalmente, pelo discernimento espiritual dos filipenses. A Bíblia nos admoesta a não amamos apenas em palavras. I Jo. 3:18.

Filipenses 4:11-12. Maturidade espiritual, gera contentamento.

Paulo faz uma demonstração de qual deve ser o comportamento do salvo. Ele abdicou de posição, poder, dinheiro, coisas essas que foram consideradas pelo apóstolo como escórias, e dedicou a sua vida para Cristo. Fp. 3:7-9. Esse é o norte do verdadeiro contentamento, Paulo teve maturidade espiritual para entender que nada trouxe para este mundo e que nada levará dele. I Tm. 6:6-8 e Hb. 13:5. Quando o homem acomoda a sua existência apenas na busca das coisas temporais, são possíveis duas situações ao mesmo.

Situação 1. Ele consegue o que quer. Mas, descobre que aquilo que ele tanto buscava, não pode fazê-lo feliz e, portanto, fica descontente e submerso a perdição e ruína. I Tm. 9-10.

Situação 2. Ele nunca vai está totalmente satisfeito que o possui e buscará sempre mais e nunca terá o contentamento verdadeiro. Ec. 5:10. No final da sua vida será chamado de louco, pois quem ajunta tesouro para si não é rico para com Deus. Lc.12:15-21. Já o crente, em toda e qualquer alegra-se e exulta-se (experimentar e exprimir grande alegria, grande júbilo), No Deus da nossa salvação. Hc. 3:17-19.

Filipenses 4:13. O verdadeiro fortalecimento vem de Cristo.

Temos aqui, um versículo que é frequentemente tirado do contexto. Os falsificadores da palavra usam essa passagem para reivindicarem para si e para seus seguidores “o poder”. Podemos tudo, normalmente esse “tudo” é voltado para as coisas materiais. Nesse sentido, vale a pena relembrar a tentação de Cristo, onde o inimigo promete todo o poder e glória existentes nos reinos do mundo. Ou seja, quem promete “o tudo” material não é o Senhor. Lc. 4:5-7. Entretanto, o contexto dessa Escritura é bem simples, Paulo aprendeu a entregar de forma bíblica a sua vida a Deus e em todas as situações e provações ele confiava no Senhor. Sl. 37:5-6. O contentamento não vem de sua própria força de vontade, mas da confiança em Deus. Deus é quem dá a força para responder às provações com uma alegria. II Co. 12:9. Outro fato relevante a ser discutido, é que as Bíblias do Texto Crítico-TC excluem o nome de Cristo, trocando-O por aquele.

Filipenses 4:14-15. A importância da comunicação entre os irmãos. O apóstolo, faz um elogio a igreja de Filipos, pois foi a única que se comunicou com ele, no sentido de dar e receber. Lc. 6:38 e Atos 20:35. A comunicação entre os santos, nos momentos de necessidades (seja espiritual ou material) deve ser algo natural no cotidiano do crente. A Bíblia mostra a comunicação como um sacrifício que agrada a Deus. Hb.13:16 e II Co. 9:7. O podemos aprender com a atitude dos irmãos da igreja de Cristo de Filipos? Que a igreja verdadeira apoiar materialmente a obra do Senhor e a aqueles que estão a realizar a obra.

Filipenses 4:16-18. O cheiro agradável das ofertas. Paulo nunca buscou o material dos irmãos e sim o crescimento espiritual dos mesmos. II Co. 12:14-15. Porém, esse fato, não impediu os irmãos Filipenses de suprirem as necessidades do apóstolo. Quando ofertamos a obra do Senhor de todo o coração, essa oferta é recebida por Deus como um cheiro suave e como um sacrifício agravável e aprazível a Deus. Um “sacrifício agradável” refere-se ao que Deus espera dos crentes como pedras vivas. I Pe. 2:5. Quando andamos longe da aprovação do que agradável ao Deus. Ef. 5:10. Deixamos de exibi-Lo e passamos a desonrá-Lo.

Filipenses 4:19. Deus suprirá todas as nossas necessidades. A fidelidade a Deus resulta em uma grandiosa promessa: Ele suprirá as necessidades dos crentes. II Co. 9:8. Necessidade e desejos são coisas bem distintas. Necessidade é tudo aquilo de que precisamos e que é indispensável para nossa vida. Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Podemos escolher viver uma vida de lamentações ou de agradecimento. Temos várias passagens na Bíblia que mostram o cuidar de Deus e a gratidão daqueles que receberam o Seu cuidado. Sl. 40:1-2 e 5 e Fp. 4:6.. Não é preciso ir muito longe para sentimos a provisão de Deus. Basta ver como Deus tem cuidado de nós em tempos bons e ruins. I Pe. 5:7 e Sl. 37:25.


Filipenses 4:20-23. Saudações finais. Paulo conclui a carta orientado que devemos sempre glorificar a Deus. Ro. 16:27. Era comum o apóstolo encerrar suas epístolas de modo afetuoso e amoroso para com os irmãos, como a comunhão presencial era algo raríssimo de ocorrer Paulo adicionava saudações como uma forma breve de mostrar amor e preocupação entre os irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário