sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de II Tessalonicenses 2:1-12 Ensinamento 2

 


Ensinamento 2.


Leitura bíblica: II Tessalonicenses. 2:1-12.


II Tes. 2:1. O crente roga pela vinda do Senhor. O novo homem, que segundo Deus é criada em verdadeira justiça e santidade. Ef. 4:24, roga pela reunião com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O porquê de estarmos rogando para nos encontramos com o Senhor é bem simples: já estamos mortos e nossa vida estar escondida com Cristo, então quando Ele se manifestar, nos manifestaremos juntamente com Ele em glória. Cl. 3:3-4. Essa glória é algo incomparável. Ro. 8:18.


II Tes. 2:2-3. Não vos enganeis. Na sua primeira epístola aos tessalonicenses Paulo já havia falando sobre o arrebatamento. Naquela ocasião o apóstolo mostrou aos irmãos que a retirada era iminente (algo que pode acontecer a qualquer momento). Agora ele reforça a doutrina que já havia sido ensinada, e pede aos irmãos para se moverem do entendimento e não se enganarem com o ensinamento anátema. Veja bem, o crente não deve estar preocupado com os sinais do dia de Cristo e sim espera a Sua manifestação iminente, sendo sabedor que o próprio Jesus é Quem nos conserva irrepreensíveis para aquele dia. I Co. 1:7-9. Os crentes se Tessalônica estavam perturbados e inquietos temendo que o arrebatamento já tivesse ocorrido e eles estivessem passando pela tribulação. As aflições e perseguições pelos quais aqueles irmãos passavam, davam margem a essa errônea interpretação. II Tes. 1:4. Então, de modo inspirado o apóstolo mostra que é impossível que o dia da ira do Senhor ocorra antes da retirada os seus santos. I Tes. 5:9 e Ro. 5:9. A grande tribulação é literalmente a manifestação da ira de Deus. Ap. 14:20.


II Tes. 2:4-5. O filho do pecado se opõe e se levanta contra Deus. A principal característica do homem do pecado é se opor a toda a essência de Deus. O grande projeto de Lúcifer e se exalta como se Deus fora, mas, o destino final do filho da perdição é o profundo abismo. Is. 14:12-15 e Ap. 19:20 e Ap. 20:10. Aparentemente os crentes tessalonicenses estavam receosos, a acreditando que foram deixados para trás, então apóstolo lembra aos irmãos serão necessários ocorrem vários eventos antes desta parte do fim dos dias, incluindo o aparecimento de um “homem do pecado”. Observem que, o sistema do mal que atingirá o seu clímax na manifestação da pessoa do iníquo já esta a enganar o mundo. II Jo. 1:7 e I Jo. 2:18. Ele se opõe a Deus e à adoração a Deus. Ele se sentará no templo e declará que é Deus. Fica claro, que os salvos não estarão presente a esse tempo, uma vez que isso ocorrerá na grande tribulação. Mt. 24:12-15 e Dnh. 9:27. Notadamente esse fato se dará durante a grande tribulação, e aqui se fala de salvação do corpo da carne, de sair vivo da tribulação para poder habitar no reino de mil anos. Compare com Mt. 24:22.

II Tes. 2:6-7. Os santos através do agir do Espírito impedem a manifestação do mal.. Apesar do ministério da injustiça já trabalha em plena capacidade através das hostes infernais do maligno e seus ministros. Ef. 6:12 e II Co. 11:14-15. Entretanto, o maligno ainda não está plenamente exposto (manifesto), fato esse que só poderá ocorrer após a retirada dos salvos, pois, os santos lavados com o sangue do cordeiro estão selados com o selo de Espírito Santo. Ef. 1:14-15. Observem que, o filho da perdição só se manifestará quando ocorrer a retirada do templo do Espírito Santo que são os crentes. I Co. 6:19. Sabemos que, enquanto houve habitação (templo) do Espírito Santo o iníquo será detido, apenas quando os templos do Espírito forem retirados será manifestado por completo o homem do pecado. Lembre-se que os salvos são o sal da terra. Mt. 5:13. Na natureza o sal é um mineral que serve para conservar, dá sabor aos alimentos e evitar a podreficação. A forma que os salvos demonstram que estão conservando os nutrientes que os tornam diferentes do mundo é tendo um testemunho correto diante de Deus e dos homens, fazendo isso, ele não torna o sal insípido, que não tem gosto; destituído de qualquer sabor ou que o tem insuficientemente. Mc. 9:50.


II Tes. 2:8. Revelação e destruição do iníquo. A retirada dos salvos não cessará o ministério do Espírito Santo, porém não haverá mais o ministério que restringia a revelação do iníquo, que será poderoso e realizará grandes sinais e controlará o comércio mundial através da marca da besta. Ap. 13:11-15 e Ap. 13:16-18. No entanto, o homem da iniquidade não é páreo para o Senhor Jesus. Quando Jesus descer do céu à terra no final da tribulação Ele destruirá o império do mal com o esplendor da Sua glória. Ap. 19:11-15 e Ap. 19:20-21.


II Tes. 2:9-12. Vinda segundo a eficácia de Satanás, com enganos e mentiras. O diabo e seus filhos se caracterizam pela proliferação da mentira e do engano. Jo. 8:44. Lembramos que, antes da revelação do homem da iniquidade o seu exército já operava com virtudes e maravilhas que enganam . Mt. 7:21-23 e Tt. 1:15-16. Já vimos que os crentes não estarão presentes para compartilharem a mensagem do Evangelho de Cristo. Os Salvos estarão no céu, pois já foram arrebatados. I Tes. 4:13-17. Nessa passagem, Paulo mostra que o evangelho eterno continuará a ser pregado na tribulação e que a grande maioria não creram na verdade, pelo contrário terão prazer na mentira. Diante dessas constatações, devemos questionar: Como é o modo de salvação e Quem pregará o Evangelho na grande tribulação? Em toda a Bíblia o Senhor Exorta aos perdidos para crerem e receberem a verdade, infelizmente a grande maioria não creram e preferiram as trevas. Jo. 3:18-19. Na tribulação não será diferente, os homens terão que crer no Evangelho. Entretanto, as pessoas O rejeitam e rejeitam Sua mensagem, então Deus os endurece e os entrega a operação do erro para crerem na mentira e terão um triste fim longe da face do Senhor. II Tes. 2:1-9. O fato de tantos que estarão na tribulação se recusarem a acreditar, mostra como o coração humano pode ser duro. O Evangelho será pregado por um anjo. Ap. 14:6-7.




Referência Bíblica: ACF.Pr. Walter Costa.
Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB
Pesquisa:http://solascripturatt.orgEscatologiaEDispensacoes/Doutrina_Da_Iminência_Do_Arrebatamento-Compilcao-Ireis.htm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário