quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 1:22-30 Ensinamento 3

 


Ensinamento 3


Leitura Bíblica: Filipenses 1:22-30.


Filipenses 1:22. Frutificando na carne. Paulo faz uma afirmação sobre o seu viver “se o viver na carne”. De modo Bíblico podemos afirmar que o “se” nessa passagem significa uma oportunidade para se frutificar e glorificar a Deus. Jo. 15:2 e 8. O crente como um bom obreiro tem a obrigação de trabalhar na seara do Senhor, afinal a seara é muito grande e precisa de ceifeiros. Mt. 9:37-38. É justamente nesse sentido, que o apóstolo estaria em dúvida, pois, sabia que é através da propagação do Evangelho Santo que pessoas são salvas, não há fruto maior do que a conversão de um pecador. Lc. 15:7. Quando uma alma é solta dos laços de Satanás, podemos disser que o reino de Cristo se expande e o reinado de Satanás torna-se enfraquecido. Portanto, no tempo que nos resta na carne não vivamos mais segundo as concupiscências dos homens e sim firme, constante e abundante na obra do Senhor. I Pe. 4:2 e I Co. 15:58.

Filipenses 1:23. O desejo de estar com Cristo. Nessa passagem, Paulo nos mostra qual deve ser o sentimento do crente, ele estava dividido entre dois desejos: continuar servindo a Cristo aqui na terra ou partir e estar com Cristo para sempre. O salvo tem a certeza, que estará com Cristo após deixar o tabernáculo mortal e ser revestido pelo imortal. II Co. 5:4. Essa certeza advém da nossa fé na obra vicaria de Cristo, que nos salvou e aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho. II Tm. 1:9-10. A morte é terrível para o homem natural, pois com ela irá todos os sonhos e esperanças terrenas. Além disso, terá uma eternidade de sofrimento e tormento. Ap. 20:14-15. Já para os crentes não existe nada é melhor do quer estar eternamente com Cristo. I Jo. 2:25 e I Jo. 5:13.

Filipenses 1:24-26. A necessidade de ficar na carne. Paulo desejava estar com Cristo, porém, o seu amor para com a obra e para com os irmãos, era tamanho que ele julgava ser mais útil servindo ao Evangelho do que naquele momento está com Cristo. Fp. 2:4. O foco do apóstolo (que deve ser o foco de todo o crente) era permanecer vivo e servir ao Senhor na pregação e edificação dos santos. Ef. 4:16. Não devemos nos preocupar com a morte física, afinal, o momento dela vai chegar e não nos pertence o poder de modificá-lo, então qual deve ser o comportamento dos salvos? Como bons soldados de Cristo devemos combater o bom combate até o fim. II Tm. 4:6-8. Devemos trabalhar mais do que todos, sabendo que não temos capacidade de exercermos qualquer trabalho se não for em decorrência da graça de Deus que está em nós. I Co. 15:10


Filipenses 1:27. Portando-se como dignos do Evangelho. Recebermos a ordem advinda da Palavra de Deus, para nos comportamos de modo digno em conformidade com o Evangelho de Cristo. Logicamente sugira o seguinte questionamento: Como faço para me comportar conforme o modelo do Evangelho de Cristo?



1. Nunca se envergonhe do Evangelho de Cristo. Para o mundo o crente é um ser esquisito e alienado. Às vezes, somos tomados pelo sentimento de vergonha para falar do evangelho, tendo medo de não ser aceito nos grupos sociais dos quais fazemos parte. Mas, a Palavra do Senhor nos diz para não nos envergonharmos. Ro. 1:16. Para os incrédulos o Evangelho é uma loucura, para os crentes e o poder de Deus. I Co. 1:18. Tem sempre em mente que Deus se agradou de salvar os crentes pela loucura da pregação. I Co. 1:21-23.


2. Pregue e glorie-se apenas na cruz de Cristo. Não se apegue a sabedoria dos homens, pois não recebemos o espírito advindo do mundo e sim o Espírito que provém de Deus. I Co. 2:12-13. A nossa pregação deve ser fundamentada na morte e ressurreição de Cristo e jamais em sublimidade (excelência na eloquência) de palavras. I Co. 2:1-2.


3. Manter a unidade da fé do Evangelho. Unidade não que dizer comunhão e sim a necessidade de todos os crentes membrados a uma igreja local, bíblica e independente (portanto batistas) de forma diligente defenderem a doutrina, tendo entre si o mesmo parecer. I Co. 1:10.


4.Ter um testemunho que glorifique a Deus. Não adianta dar ênfase ao Evangelho e viver uma vida dissoluta e voltada apenas para o frutificar da carne. Devemos resplandecer Cristo em nosso viver. Mt. 5:16 e I Pe. 2:11-12.



Filipenses 1:28. Não estranhe aqueles que resistem ao Evangelho. A característica definidora para se receber o Evangelho é o bom grado. Atos 2:41. Entretanto, haverá aqueles que resistirão ao Evangelho e odiarão os crentes, pois representamos a Luz. Lembre-se sempre, eles odiaram primeiro a Cristo. Jo. 15:18-19. A esses a Bíblia os chama de hereges e após uma e outra admoestação devemos evitá-los. Tt. 3:10-11.



Filipenses 1:29-30. Crer e padecer por Cristo. Os balcões comerciais apregoam prosperidade e bem-estar de sua membresia e que por serem “filhos de Deus” não podem sofrer aflições ou tribulações. Pregação anátema e totalmente contrária às Sagradas Escrituras que afirmam que no mundo passaremos aflições e seremos perseguidos. Jo. 16:33 e Mt. 5:11-12. Os apóstolos alegraram-se por terem padecidos por causa do nome de Cristo. At. 5:40-41. Ou seja, estanho seria o mundo nos amar. Ora, se o Senhor já nos concedeu crer nEle e com isso recebemos o maior de todos os presentes (por sinal totalmente imerecido) por que não podemos padecer por Ele. II Tm. 3:11-12 e I Pe. 3:14-16.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário