quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 3:1-13 Ensinamento 4

 


Ensinamento 4

Leitura bíblica: I Tessalonicenses. 3:1-13


I Tes. 3:1-2. Envio de Timóteo para exorta os tessalonicenses. Preocupado com os irmãos de Tessalônica, Paulo envia o irmão Timóteo com duas responsabilidades: Confortar e exortar a fé dos irmãos. O apóstolo tinha uma relação especial com Timóteo e foi um fato corriqueiro a ida do mesmo visitar igrejas em lugar de Paulo. I Co. 4:17/ Fp. 2:19-20/ Atos 19:22 e I Tm. 1:3. Notadamente, a preocupação do apóstolo não estava concentrada na saúde, riqueza, autoestima e sim na edificação espiritual, ele preocupava-se com a fé daqueles irmãos. A exortação na qual Timóteo levara a Tessalônica era para incentivar os irmãos a batalharem pela fé entregue aos santos. Jd. 1:3. Nesse contexto, a fé inclui a doutrina e crença. Ro. 6:17 e Hb. 11:6.

I Tes. 3:3-4. Ordenados para a tribulação. O crente não deve estranhar os momentos de tribulações em que está passando e que ainda passará, pelo contrário temos que nos alegramos com o fato de sermos participantes das aflições de Cristo, pois este fato, fará que repouse sobre o crente fiel o Espírito da glória de Deus. I Pe. 4:12-14. Existe no homem a vontade de evitar a todo o custo o sofrimento, mas, esse fato, é contrário ao que ensina as Sagradas Escrituras. Encontramos na Bíblia que o sofrimento e as tribulações fazem parte da vida do crente e nestes momentos, devemos ter a certeza que o Nosso Deus de misericórdia e consolação irá nos confortar e ainda irá nos fortalecer para que possamos consolar aqueles que por algum motivo estão passando por aflições e sofrimentos. II Co. 1:3-7. O sofrimento nos ensina valiosas lições, uma delas e se contentar totalmente com a GRAÇA dada por Deus, o apóstolo Paulo, orou por três vezes para que o Senhor para que o senhor desviasse o espinho da carne, porém Deus disse-lhe que a Sua graça bastava. II Co. 12:7-9.

I Tes. 3:5. Artimanhas do tentador. Satanás anda ao derredor, com um único intuito “tragare desonrar os filhos de Deus. I Pe. 5:8 e Mt. 4:3-4. As táticas de Satanás são muitas e más, e ele parece tentar atacar cada um de nós em nosso ponto principal de vulnerabilidade. O seu principal objetivo é desviar o foco dos crentes. Não podemos desviar nossa atenção da perfeita vontade de Deus. Quando ficamos doentiamente preocupados/absorvidos com as necessidades da nossa família; trabalho ou qualquer outro assunto que desvie o nosso foco, estamos esquecendo de olhar para Cristo. Hb 12:1-2. O real inimigo de “o MELHOR” não é “o PIOR”, mas é simplesmente “o BOM”! Isso sobrevém ao salvo, no momento em que ele deixar de dedicar o seu melhor para o Senhor e dispensar apenas o bom. Veja bem, o nosso melhor deve ser sempre para Deus. Quando isso não ocorre nos tornarmos meros ouvintes da Palavra. Desviar o foco é esquecer o que Deus espera do crente. Hb. 6:9. Quando nos sujeitamos a Deus, o maligno não poderá nos fazer qualquer, pelo contrário ele fugirá de nós. Tg. 4:7.

I Tes. 3:6-8. As boas notícias advindas de Timóteo. Devemos relembrar que Paulo enviará Timóteo até Tessalônica com o intuito de exortar a fé daqueles irmãos. Então, ao retornar Timóteo trouxe boas novas sobre a fé e o amor dos tessalonicenses. Timóteo também disse a Paulo que os crentes compartilhavam boas lembranças dele e desejavam vê-lo novamente, assim como ele desejava vê-los. Isso corresponde ao comentário anterior de Paulo de que ele só foi impedido de visitar os tessalonicenses pela interferência de Satanás. I Tes. 2:18. Deus nos ensina, através de sua Palavra, que devemos amar os irmãos da mesma forma que Ele nos amou. Talvez este seja o mais difícil dos mandamentos, afinal, nos dias atuais as pessoas (CRENTES) encontram-se numa busca frenética por melhorias em sua vida: melhor emprego, maior nível possível de graduação, maiores salários, carros e casas espetaculares, entre tantas outras coisas que vão ocupando o nosso tempo; e, quando paramos, estamos tão cansados que nos esquecemos da perfeita comunhão entre os irmãos, que nos foi ensinada no Livro Sagrado. Cl. 3:13-17.

I Tes. 3:9-11.Alegria de Paulo pelos irmãos de Tessalônica. A grande alegria do apóstolo consistia em saber que os “seus filhos na fé” estavam firmes, crescendo no conhecimento de Deus e principalmente estavam firmados na verdade. III Jo. 1:4 e II Co. 13:8. Novamente Paulo nos dá o exemplo da importância da oração, ele afirmou que orava abundantemente pelos irmãos. O crente deve ser agradecido e transbordando em ação de graças. Cl. 2:7. Ação de graças: É o termo bíblico que refere-se a forma de agradecimento a Deus em gratidão e submissão, sendo sabedor que toda honra e toda glória pertencem ao nosso Senhor. Ef. 3:20-21 e Ro. 11:36. Quando o Paulo afirmou que estava “faltando” algo a fé dos irmãos ,ele não estava colocando em xeque ou criticando a igreja, mas reconhecendo que ela ainda não havia atingido seu pleno potencial. Sempre que oramos devemos seguir o modelo Bíblico, foi justamente esse modelo que Paulo seguiu, ele rogou a Deus para encaminhar a viagem. Sl. 37:5 e Tg. 4:13-15.

I Tes. 3:12. Crescer e abundar em amor. O amor de Deus nos constrange. II Co. 5:14. Então, por esse motivo devemos amar a todos e não fazer acepção de pessoa, princialmente quando vamos evangelizar, devemos ter em mente que Cristo nos resgatou quando éramos inimigos de Deus. Ro. 5:10. À luz das Escritura somos exortados a evangelizarmos em amor. Tg. 3:18.

I Tes. 3:13. Os santos do Senhor. Essa passagem tem sido causa de um grande embate teológico. Uns interpretam que “santos” são os anjos do Senhor e outros como sendo os salvos. Portanto, para entendemos melhor o que esse versículo diz devemos recorrer a lei do contexto. Veja bem, a expressão “para confirmar” V13 é a continuação do V12 e portanto está falando dos crentes (salvos). O Novo Testamento afirma que todos que foram lavados pelo sangue de Cristo e receberam a Sua justiça. Fp. 3:9. Tornam-se santos. Esse embate não é motivo de desavença entre irmãos e não causa danos a Sã Doutrina..


  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário