Ensinamento 2.
Leitura Bíblica: Filipenses 1:12-21.
Filipenses 1:12-14. As prisões de Paulo encorajaram os irmãos na proclamação do Evangelho.
O bom soldado de Cristo deve saber suportar as feridas da batalha, para que o nome de Cristo seja glorificado e o Seu Evangelho tenha livre curso. II Tes. 3:1. Foi justamente o caso do apóstolo Paulo que mesmo estando preso, seu testemunho serviu para que o Evangelho fosse divulgado de modo amplo. As perseguições aos santos em decorrência da obediência a Palavra de Deus, muitas vezes terminam sendo proveitosas para o Evangelho. II Tm. 1:8 e II Tm. 2:3.
Filipenses 1:15-17. O modo correto para se pregar a obra de Cristo.
É de fundamental importância que saibamos diferenciar a pregação Bíblica da pregação anátema. A Bíblica tem como fundamento a verdade e seus pregadores não falsificam ou modificam a Palavra de Deus. II Co. 2:17 e II Co. 4:2. Já a anátema tem como características norteadoras: inquietar (tirar o sossego (mental, moral, físico) de outrem ou o próprio; perturbar, incomodar) e transtornar (provocar desordem; atrapalhar, perturbar) o Evangelho de Cristo. Gl. 1:6-7. Os pregadores Bíblicos buscam agradar e glorificar unicamente a Deus, apascentando o rebanho do Senhor de ânimo pronto, sendo exemplo para as ovelhas. I Pe. 5:1-3. Já aqueles que anunciam Cristo através de contendas, estão em busca das coisas temporais como fama, notoriedade, respeito, honra, autoridade e dinheiro. Esses não sevem ao nosso Senhor e sim aos seus próprios ventres. Ro. 16:17-18 e II Pe. 2:1-3.
Filipenses 1:18-19. A importância de Cristo ser anunciado.
Notadamente, toda e qualquer pregação deve ser feita com inteireza de coração e voltada unicamente para glorificar a Deus. Porém, alguns homens estava pregando Cristo com fingimento. Entretanto, nessa passagem de Efésios, não há evidência Bíblica que os mesmos estavam pregando ensinamentos falsos, contrários ao Evangelho de Cristo. De modo resumido, Paulo se alegrava por que o Evangelho estava sendo anunciado, mesmo por aqueles que não faziam com o coração puro. Devemos examinar a nós mesmos, para sabemos qual é a nossa verdadeira intenção. II Co. 13:5. Somos sabedores que cada um prestará conta de si mesmo ao Senhor. Ro. 14:11-12.
Filipenses 1:20-21. Cristo deve ser engrandecido nos crentes.
Nessa passagem, Paulo evidencia a segurança eterna dos salvos “em nada serei confundido”. O salvo aguarda a bem-aventura esperança, Tt. 2:13-14 e sabe que a esperança não traz confusão. Ro. 5:5. Com essa certeza em mente, Paulo faz uma afirmação que deve ser seguida por todos os crentes que é engrandecer a Cristo em todos os momentos de nossa existência e mesmo após a morte. Lembre-se que fomos comprados por um por preço, com a finalidade de glorificarmos a Deus. I Co. 6:19-20. Antes quando vivíamos na escuridão das trevas apresentávamos nossos corpos para a imundícia, hoje devemos apresentá-los como forma de glorificar ao Senhor. Ro. 6:19. Ao lemos essa Escritura, devemos fazer alguns questionamentos:
1. Como glorificar ao Senhor após a morte? A vida temporária na carne é finita, mas o testemunho dessa vida continuará. Ou seja, a tua segurança na obra de Cristo é um modo de glorificar a Deus. Jo. 11:25-26.
2. O que significa a morte para você? Talvez para a grande maioria das pessoas a morte seja algo a ser temido. Porém, para os crentes, é a redenção do nosso corpo mortal. II Co. 5:1-5. Afinal não esperamos em Cristo apenas nessa vida. I Co. 15:19 e Ro. 6:23.
3.O que significa a vida para você? Devemos caminhar ao tal ponto, que nosso viver seja Cristo, ou seja, a nossa vida vivemos pela fé em Cristo. Gl. 2:20 e Gl. 6:17.
Podemos concluir que, o principal objetivo na vida do crente é glorificar a Deus em todos os momentos da nossa vida. Ou seja, o salvo tem o melhor dos dois mundos (terreno e celestial). Mesmo que soframos no presente temos a Cristo para nos fortalecer, sustentar, confortar e encorajar. Sabendo que nada poderá se comparar a glória que em nós será revelada. Ro. 8:18.
Esperança-PB. 2020.
Referência Bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário