quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 4:10-18 Ensinamento 12

 


Ensinamento 12. Leitura bíblica: Cl. 4:10-18.

Atos 20:4.

Colossenses 4:10. Aristarco e Marcos. O apóstolo continua a sua saudação final aos irmãos de Colossos, mostrando que a igreja, não era composta apenas por um homem e sim por vários colaboradores. Nesse versículo Paulo cita Aristarco e Marcos. A primeira menção na Bíblia sobre Aristarco é vista em Atos 19:29. Podemos dizer que o mesmo era membro da igreja de Cristo em Tessalônica. Aristarco era companheiro de Paulo no embarque no navio adramitino que levaria os prisioneiros a Roma. Atos 27:2. Marcos era sobrinho de Barnabé e anteriormente havia sido o motivo de discórdia entre Paulo e Barnabé. O apóstolo havia proposto a Barnabé fazerem uma nova viagem missionária a fim de verem como estavam as igrejas que haviam sido organizadas. Barnabé achou a ideia de Paulo muito boa. Entretanto, ele desejava levar consigo João Marcos, seu sobrinho. João Marcos anteriormente os havia abandonado durante a sua primeira viagem missionária. Atos 13:

13. Paulo achava que João Marcos já havia demonstrado não estar preparado para o trabalho missionário no momento, como evidenciado anteriormente pelo seu comportamento. As Escrituras não nos dizem quem estava certo ou errado. Entretanto, nós sabemos que mais tarde João Marcos foi muito útil na vida e no ministério de Paulo. II Tm. 4:11.

Colossenses 4:11. Únicos colaboradores de Paulo naquele momento. Não temos muitas informações na Bíblia

sobre Jesus Justos, notamos que o mesmo fora incluído por Paulo como seu colaborador ao lado de Aristarco e Marcos naqueles tempos de prisão. Como o próprio texto diz Jesus era um judeu convertido pela a Cristo.


Colossenses 4:12-13. Saudação e oração de Epafras. Já conhecemos Epafras em Cl. 1:6-7. Naquela ocasião Paulo o apresentou como nosso amado conservo. Notamos que o apóstolo faz um elogio ao irmão Epafras, que ensinou a verdade aos Colossenses. Aqui o apóstolo enaltece o zelo que Epafras tinha pelos irmãos, orando que os mesmos permanecessem firmes, perfeitos e consumados na vontade de Deus. Podemos dizer que a vontade de Deus na vida dos crentes é que perseveremos na doutrina de Cristo e dos apóstolos. naturalmente, uma necessidade de continuação da doutrina que Cristo trouxe do céu. Jo. 7:16-17. Não devemos modificar o que é perfeito, o conjunto de doutrinas contidos nas Sagradas Escrituras é literalmente a palavra de Deus. Ou seja, temos que perseverar na doutrina dos apóstolos. Atos 2:42. Recebendo de coração o modelo doutrinário. Ro. 6:17. E permanecendo firmes e enraizados em Cristo. Cl. 2:5-7.

Colossenses 4:14. Lucas e Demas. Lucas era o médico e companheiro missionário de Paulo. Ele esteve presente com Paulo em várias viagens e situações de perigo, e pôde testemunhar pessoalmente a grande fé do apóstolo em e meio a situações extremamente difíceis e angustiantes. O caso de Demas é um caso sui generis, era cooperador de Paulo. Fl. 1:24. E depois o abandonou. II Tm. 4:10. Podemos notar que o ser humano é falho. Demas nos alerta sobre a possibilidade de deserção, enquanto Marcos nos encoraja com a esperança de restauração para aqueles que fraquejaram em alguns momentos. Cl. 4:10.

Colossenses 4:15. Paulo manda saudações aos irmãos de Laodiceia. Paulo estende a saudação final aos irmãos da igreja em Laodiceia. O fato a ser destacado, diz respeito ao local da igreja “sua casa” a igreja primitiva geralmente se reunia nas casas dos crentes. Alguns comentaristas colocam Ninfas como sendo uma mulher. Entretanto, Ninfas no dicionário grego Strong significa Noivo (cristão rico e zeloso de Laodiceia). Na Bíblia LTT temos a seguinte tradução. “Saudai os irmãos (que estão) em Laodiceia, e (o irmão) Ninfas, e saudai a assembleia que está na casa dele” Cl. 4:15. LTT


Colossenses 4:16. Destino da epístola. Contextualmente a carta era destinada aos irmãos crentes da igreja de Cristo que estava em Colossos. Paulo de modo inspirado nos mostra que a carta deveria ser lida não apenas para os Colossenses. As cartas do Novo Testamento não apresentam uma mensagem evangelística de ‘per si’, antes, foram escritas para trazer à lembrança dos destinatários alguns aspectos da doutrina e do evangelho de Cristo. I Co. 15:1-3 e II Co. 11:4. Isto porque, os destinatários das cartas do Novo Testamento eram conhecedores do evangelho, e a função precípua das cartas era trazer à lembrança dos cristãos o que conheciam. II Co 1:13.


Colossenses 4:17. Aviso a Arquipo. Arquipo era companheiro de batalhas de Paulo. Fl. 1:2. O apóstolo foi um grande evangelista e implantador de igrejas e como tal, sempre encorajava aos líderes locais a desempenharem o ministério recebido, com dedicação e zelo. Exercendo com dignidade a mordomia lhes dada por Deus. I Co. 4:1-2 e I Pe. 4:10.

Colossenses 4:18. Saudação final. O apóstolo saúda os irmãos de próprio punho e faz um pedido que os mesmos lembrassem de suas prisões. É salutar lembramos que as prisões de Paulo encorajaram os irmãos na proclamação do Evangelho. O bom soldado de Cristo deve saber suportar as feridas da batalha, para que o nome de Cristo seja glorificado e o Seu Evangelho tenha livre curso. II Tes. 3:1. Foi justamente o caso do apóstolo Paulo que mesmo estando preso, seu testemunho serviu para que o Evangelho fosse divulgado de modo amplo. As perseguições aos santos em decorrência da obediência a Palavra de Deus, muitas vezes terminam sendo proveitosas para o Evangelho. II Tm. 1:8 e II Tm. 2:3.



  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário