sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 6:11-21 Ensinamento 12

 


Ensinamento XII

Leitura Bíblica: I Timóteo 6:11-21.

I Tm.6:11. Fugir e seguir. Para o soldado de Cristo exercer com firmeza a sua obrigação é de fundamental importância que ele entenda, o fato de não está militando segundo a carne e que a sua luta não é contra a carne e sim contra um exército da maldade. II Co. 10:3-4 e Ef. 6:12. Entendendo isso, tudo ficará em ordem e você passa a estar sempre atento aos desafios. Veja que, Paulo exorta a Timóteo a fugir e ao mesmo tempo seguir. Para compreendemos o contexto dessa Escritura devemos colocar cada termo em sua ordem. Embora Timóteo seja o sujeito desses versículos, a passagem pode se aplicar a qualquer homem que proclama a Palavra de Deus. Portanto, é de suma importância que o crente entenda que o Espírito Santo ordena ao SOLDADO a fugir do amor ao dinheiro. I Tm. 6:9-10 (pois é o princípio dos males, o buscar do material tira a concentração do servir a Deus) e dos contrários a Sã Doutrina. I Tm. 6:3-5 (não podemos combater usado a falsa doutrina) e a seguirmos o frutificar do Espírito. Gl. 5:22.

I Tm.6:12. Milita a boa milícia. Os crentes possuem um adversário cheio de artimanhas. Significado de artimanhas: procedimento para levar alguém ao engano; estratagema, ardil, artifício.

Satanás é o acusador do crente diante de Deus. Ap. 12:10. O nosso adversário anda ao derredor, buscando desencorajar os filhos de Deus para pô-los em situações que desonrem ao Pai, devemos resistir firmes contra suas ciladas. I Pe.5:8-9 e Ef. 6:11. Para se combater um tão algoz inimigo, o crente tem que conhecer as estratégias do mesmo e transbordar abundantemente no servir ao Senhor. I Co. 15:58. Ou seja, fugir de um é perseguir outro.  Ro. 13:12. Só aqueles que possuem a vida eterna podem alistassem no exército do Senhor. I Jo. 5:13.

I Tm.6:13-14. Ordem de guardar o mandamento. Recebemos do próprio Cristo, que é a Fiel testemunha. Ap. 1:5. A ordem de guardarmos todas coisas do mesmo modo em que recebemos. Mt. 28:20. A missão é guardar a doutrina que Deus enviou. Jo. 7:16-17. Sem qualquer espécia de alteração ou adulteração. A ordem “sem mácula” diz respeito a conservar a Sãs Palavras de qualquer nódoa. II Tm. 1:13 e Tt. 1:9. Por quanto tempo devemos permanecer nessa batalha? Duas são as opções dos salvos para cessar o combater:

Opção 1. Quando acaba a nossa vida na carne. II Tm. 4:7-8. Opção 2. Até a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Fp. 3:20.

I Tm.6:15-16. A divindade de Cristo. Todo é qualquer ensinamento contrário às Sagradas Escrituras é terreno, animal e diabólico. Tg. 3:15. Diante dessa constatação, não existe ensino mais satânico do que aquele que nega a dividade de Cristo. O crente neotestamentário, que segue a hermenêutica Bíblica sabe que a primeira menção de um assunto, define as demais notificações desse assunto nas Escrituras, em João 1:1-3 nos mostra que Cristo e Deus são a mesma Pessoa. Nesta passagem em particular, o apóstolo apenas confirma o que todo crente na Bíblia tem plena convicção. Tt. 2:13 e Cl. 1:15-17

Deus trino. Por "Deus Trino" não queremos dizer que acreditamos em três deuses, pois a Bíblia mostra que há somente um Deus. Is. 43:10 e Ef. 4:6. Em lugar disso, afirmamos que na Divindade há três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Precisamos fazer distinção entre o termo “pessoa” e “natureza”. As pessoas em Deus são três, mas uma só é a natureza, que consiste na onipotência, onisciência, onipresença. Ex. Triângulo equilátero,que é indivisível, assim como Deus (simbolizado por toda a figura). Assim, tomando a analogia, o Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito Santo e vice e versa; porém, eles constituem o mesmo Deus. A individualidade pessoal é mantida, bem como a unidade. Assim, Deus não é somente o Pai, nem somente o Filho, e nem tampouco somente o Espírito Santo, Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo

O único imortal. Deus é eterno não teve início nem terá fim, então a imortalidade que somente Deus tem é algo inato de Deus, um atributo que é somente seu, enquanto anjos e humanos tem uma imortalidade doada por Deus, Deus sempre foi imortal, Ele não passou a ser Ele sempre foi.

I Tm.6:17-19. Recado aos ricos deste mundo. A Bíblia não proíbe as riquezas e sim manter a sua esperança nelas. Nesse trecho o apóstolo Paulo, exorta aos crentes ricos a não serem altivos (soberbos, arrogantes, orgulhos, pedantes) e não colocarem a sua expectativa na incerteza das riquezas e sim no Deus vivo. I Tm. 4:10 e Is. 40:31.. Os bens temporais não são algo ruim na vida dos salvos e sim um dom dado por Deus para que deles desfrutarmos. Ec. 5:19. A ordem das Escrituras é fazer o bem e repartir de boa mente. Quando um crente ama em demasiado os bens temporais, esse fato, atrapalhar de sobremaneira o seu relacionamento para com Deus. I Tm. 6:10. Então, o melhor uso dos bens matérias disponíveis é quando, você usa os recursos dado por Deus para ajudar na obra do Senhor. Isso, independente de ser rico ou não. II Co. 8:1-4 e II Co. 9:6-9.

I Tm.6:20-21. Guardando o depósito. Paulo exorta ao jovem Timóteo a guardar o depósito (conservarguardarprotegerrecolher). Ou seja, Timóteo no período no qual foi escrito a epístola e os crentes da atual dispensação possuem a obrigação de guardar a Sã Doutrina, não permitindo alterações e adulterações. Mt. 28:20. Guardar o depósito tira do homem a possibilidade de modificar a comunicação feita por Deus. Nosso dever é entregar a mensagem, não mudá-la. Esse é o dever dos santos. Jd. 1:3 e Fp. 1:27. Seguir a Sã Doutrina inclui o fato de não permitir adições ou subtrações na Palavra de Deus. Ap. 22:18-19. Não devemos alterar as palavras que recebemos e sim conservá-las. II Tm. 1:13. O crente bíblico fundamentalista (batista de função), conservado por Cristo, deve ser capaz de defender os ensinamentos contidos nas Sagradas Palavras de Deus, demonstrando a sua crença inabalável aos que estão de fora. Esse fato, o capacita para demolir argumentos e toda pretensão que se opõe ao conhecimento de Deus. II Co. 10:4-6. O apóstolo exorta a Timóteo a evitar argumentos superficiais (clamores vãos) e os falsos ensinamentos (a falsamente chamada ciência). Ou seja, Timóteo deveria ter horror a tal tipo de ensinamento. 

Referências Bíblica: Bíblia ACF

Pr. Walter Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário