quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 2:16-23 Ensinamento 7

 



Ensinamento 7. Leitura bíblica: Colossenses 2:16- 23.


Colossenses 2:16-17. Vultos das coisas futuras. Portanto é um operador argumentativo, que indica o início de um novo assunto, baseado nas declarações anteriores. Nos versos passados o apóstolo explicou que a nossa filiação para com Deus é unicamente e exclusivamente por meio de Cristo. Ou seja, salvação que nos é dada por meio de Cristo é completa e total. Não apenas remove a penalidade do pecado, nos livra da condenação eterna e restaura nosso relacionamento com Deus. Cl. 2: 13-15. Paulo refere-se aos requisitos da Lei judaica do Antigo Testamento, chamando-os de “sombras das coisas futuras” A Lei era apenas um esboço; é uma sombra ou um indício do que estava por vir. Cristo é a substância real. Cristo cumpriu a Lei, sem contradizer um vírgula da mesma. Mt. 5:17-18.

Colossenses 2:18. Cuidado para não ser dominado. O astuto e traiçoeiro inimigo, prepara o seu exército de forma sorrateira, onde os seus ministros, transfiguram-se em anjos de luz. II Co. 11:14-15. Esses ministros enganam com suaves palavras os corações dos simples. Ro 16:18. Esses homens, ensinam adoração na carne, através de uma falsa humildade, ensinando mentiras que conduzem os mesmos e os que os ouvem para a perdição. Mt. 23:15. Somos exortados a imitarmos aqueles que andam nas pisadas do Senhor. I Pe. 2:21. Logicamente, devemos nos afastar daqueles que são inimigos da Cruz. Sem a menor sombra de dúvidas, o grande inimigo da cruz de Cristo, é o sistema religioso, que através de falsos profetas introduzem em seus templos as heresias de perdição, por meio do ensino da negação da obra de Cristo, condicionando a salvação por obras, que blasfemam o Caminho. II Pe. 2:1-2. Os inimigos da cruz expõem o Filho ao vitupério (palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta, insulto). Hb. 6:4-6. Outra característica básica dos inimigos da Cruz de Cristo é que eles aniquilam a graça de Deus. Gl. 2:21. . Fp. 3:18-19..
Colossenses 2:19. Cristo não é o cabeça. Ora, se eles são ministros de: Satanás, logicamente, criaram uma organização onde Cristo não é o cabeça. As assembleias (igrejas) vistas no NT, são essencialmente organismos individuais e vivos, cada uma é uma criação e um milagre de Deus. Veja a definição adaptada do irmão Hélio de Menezes para assembleia local (organismo) e as demais igrejas (organização). “A igreja é viva, é livre e independente, só é submissa a Deus e a Sua palavra (Bíblia), sendo a sua existência e operação voltada para glorificar a Deus e edificar os santos, onde Cristo é o cabeça. Ef. 1:22-23 e Ef. 3:21.O crente tem a obrigação Bíblica de evitar os ventos doutrinários e manter o corpo de Cristo bem ajustado. Ef. 4:14-16. Convenção, associação, concílio, união, sínodo, presbitério, megaigreja etc. São organizações artificiais: a organização em si é mecânica, artificial criada por um homem, dirigida por homens, cada igreja lhe é subalterna. Não há exemplos dessas entidades no NT, aparentemente são fortes, mas são asfixiantes, com ênfase no funcionamento da máquina em detrimento dos indivíduos”. Esses homens aprendem sempre e nunca chegarão ao conhecimento da verdade. II Tm. 3:7.
Colossenses 2:20. O crente está morto com Cristo. O Livro Sagrado afirma, que o velho homem foi crucificado com Cristo e que o pecado não lhe será mais imputado, cremos e pregamos como está escrito. Cl. 2:13-14. Deus nos tornou idôneos (aptos, capazes) para sermos participantes do Seu reino. O entendimento foi dado aos santos, para que eles compreendam a perfeição do ato de Jesus no calvário, onde, o viver ou morrer não tem diferença. Fp. 1:21-23. O crente em sua essência deve servir a Deus em inteireza de coração, buscando e pensando nas coisas celestes, esse é o sentimento deve nortear a vida dos santos. Cl. 3:1-3.
Colossenses 2:21-22. Perecem segundo preceitos e doutrinas dos homens. O Espírito Santo alerta os salvos, sobre o engano dos ensinamentos dos homens. Cl. 2:8. O sistema religioso em sua esmagadora maioria, baseiam-se em sabedoria e filosofias de homens, Cristo é excluído das pregações e ensinamentos. As ênfases dos “sistema gospel” são voltadas para, orações poderosas; virtudes humanas; declarações positivas; o falar línguas estranhas, dando ouvido a doutrina de demônio e a espíritos enganadores. I Tm. 4:1-2. Essas pessoas, não se satisfazem com Cristo e Sua doutrina e estão sempre tentando ser “melhores” ou melhorarem os ensinamentos de Jesus. Eles simplesmente erram por falta de conhecimento das Escrituras. Mt. 22:29.
Colossenses 2:23.Satisfazem apenas a carne. As organizações criam, ensinam e cobram obediência dos seus fiéis, a uma extensa lista de regras e preceitos de homens, que até tem uma aparência de devoção, mas, são de nenhum valor para Deus. Na realidade, essas pessoas não receberam o Espírito Santo e não sabem sobre as coisas de Deus. I Co. 2:11. Por este motivo, não experimentaram a transformação efetuada pela renovação do entendimento. O culto do crente é feito de forma racional e com ordem e decência. Ro. 12:1-2 e I Co. 14:40.

Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário