quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 1:21-29 Ensinamento 4

 


Ensinamento 4. Leitura bíblica: Colossenses 1:21-29.


Colossenses 1:21. Inimigos no entendimento. A mente do crente deve está povoada de gratidão a Deus, pelo fato de ter recebido tão grande salvação. Anteriormente estávamos sem esperança e sem Deus no mundo, mortos em ofensas e pecados. Ef. 2:2-3. De forma literal, nos encontrávamos perdidos e condenados a perecer o castigo eterno longe da face do Senhor. II Tes. 1:9. Por isso, sempre devemos nos lembrar da benignidade de Deus. Ro. 2:4 e Tt. 3:4.

Colossenses 1:22. A morte de Cristo torna os filhos de Deus irrepreensíveis e inculpáveis.

Somos vistos por Deus como santificados e como justificados, não por méritos próprios, mas pela ação substituta de Cristo que levou os nossos pecados sobre Ele naquela maldita cruz, este sacrifício fez com quer morrêssemos para a punição do pecado. I Pe. 2:24. A expressãovos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis”, destaca que a ação de Deus alcança o homem no seu todo (espírito, alma e corpo) e não por partes, como alguns consideram. Vejam bem, o crente é conservado irrepreensível, não por mérito próprio e sim por mérito exclusivo do Senhor. I Co. 1:7-8 e Jd. 1:24. A Bíblia proclama categoricamente que o crente é CONSERVADO/PRESERVADO (guardado, poupado, resguardado), por Jesus Cristo. Judas 1:1 e I Pe. 1:5. Essa verdade não tira a responsabilidade do crente se purificar da imundícia da carne e do espírito. II Co. 7:1.

Colossenses 1:23. Não movendo-se da esperança do Evangelho.

A clareza da Escritura Sagrada é gritante, ao afirmar que devemos permanecer fundados na FÉ e não deixarmos a esperança do evangelho que foi pregado a todos. A fé dos santos não tem como base a justiça dos homens, mas é fundamentada sobre a rocha que é Cristo. Mt. 7:24-25. O verdadeiro Evangelho nos instiga a esperar unicamente na misericórdia e redenção que há em Jesus Cristo, feito isso, nossa alma sossega e permanece fundada e firme até a tão sonhada e esperada redenção. Lc. 21:27-28. Quando pensamos diferente disso (que podemos perder a salvação) estamos simplesmente crucificando Cristo novamente, e o que é pior estamos Lhe expondo ao vitupério (palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta, insulto), ou seja, estamos ofendendo a honra e a dignidade de Jesus. Hb. 6:6. Afirmando que o Seu sacrifício não fora suficiente para nos salvar. Hb. 10:12.

Colossenses 1:24-25. Cumprido o resto das aflições de Cristo. A Palavra de Deus deixa claro que Cristo foi posto acima de todas as demais coisas. Diante disso, afirmarmos que a igreja como sendo a plenitude de Cristo na terra é a responsável por ensinar e manter a Sua Doutrina. Ef. 1:22-23. Jesus Cristo comissionou a Sua igreja para pregar as boas novas e ensinar todas as coisas segundo o modelo que Ele Deixou. Mt. 28:18-20. Então, como bons soldados de Cristo devemos sofrer as aflições que nos são pertinentes. II Tm. 2:3. Para facilitar o nosso trabalho o Espírito Santo nos passou quatro instruções


1. Devemos vigiar cuidadosamente  Mc.13:33-37.


2. Devemos permanecer firmes. Ef. 6:13.


3. Devemos ter um comportamento que engrandeça a Cristo. Fp. 1:20-21.


4. Mesmo sendo fracos, devemos ser fortes. II Co. 12:9-10.


Colossenses 1:26-27. O mistério que esteve oculto. Aqui o apóstolo mostra a revelação do mistério, que nada mais é do que o fato dos gentios tornaram-se coerdeiros de Deus. Tornar-se filho é predominante para entender o mistério. O crente do Novo Testamento une-se à comunidade da aliança original e ao próprio Cristo, sendo um herdeiro das promessas do reino de Deus e propriedade de Cristo. Ro. 8:17 e I Co. 3: 21-23 Deus através da Sua misericórdia e bondade, revelou aos crentes através do Evangelho. O mistério que esteve oculto foi notificado pelas Escrituras. . Ro. 16:25-27 e I Co. 15:1-4.

Colossenses 1:28-29. Anunciando a Cristo. É através da proclamação do Evangelho que Deus tira o pecador do inferno, Não há salvação sem Evangelho. Ef. 1:12-14. Estar perfeito em Jesus, significa que o sangue de Cristo torna a nossa salvação inviolável, recebemos a MARCA do nosso Salvador, este fato nos torna propriedade de Deus. Gl. 6:17 e I C. 6:20. Não existindo, portanto a menor possibilidade de sermos lançados fora, essa é uma garantia dada pelo próprio Cristo. Jo. 6:37. As Escrituras ensinam os crentes a serem firmes na fé e não se permitindo ao engano daqueles que usam de astúcia para burlar a Sã Doutrina. Ef. 4:13-14. O crente constante em razão do costume consegue distinguir o certo do errado. Hb. 5:14. A bíblia tem tudo quanto é necessário para a edificação e aperfeiçoamento dos santos. Ef. 4:12 e II Tm. 3:16-17. Porém, para essa edificação ser perfeita temos que seguir, com extremo zelo o que nela está escrito. Jamais em hipótese alguma, a igreja deve deixar o que está escrito nas Sagradas Escrituras para seguir intuições, sentimentos e experiências milagrosas. I Co. 4:6. Tendo a certeza que a nossa capacidade vem de Deus. II Co 3:5 


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário