quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 3:1-7 Ensinamento 8



Ensinamento 8. Leitura bíblica: Cl. 3:1-7.


Colossenses 3:1. Buscai as coisas de cima. O crente não deve desperdiçar o seu precioso tempo com coisas materiais como, por exemplo, estar inquieto com o que vestirá, o que comerá ou beberá. Mt. 6:33. Pois, o nosso Salvador suprirá todas as nossas necessidades. Fp. 4:19. Em seu ministério terreno Cristo nos exortou a não juntamos tesouros na terra. Mt. 6:19-21. Sabemos que o trabalhar é importante e necessário para o homem, mas não devemos empregar todo o nosso tempo, em busca da comida que perece. Jo. 6:27. Antes, em todas nossas ações sejam no trabalho; nos estudos; nos compromissos ou nos momentos de laser, devemos resgatar o tempo em prol do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A exortação é buscar como a principal prioridade o reino de Deus. Apesar de estarmos na carne e vivermos em um mundo recheado de oportunidades para desagradarmos a Deus. Devemos pensar na imagem celeste que receberemos, alimentando o espírito, uma vez que, a carne não nos conduzirá ao reino de Deus. I Co. 15:48-50.


Colossenses 3:2. Pensai nas coisas são de cima. Por estar em Cristo, o crente sabe que Ele se fez pecado por nós e nos reconciliou com Deus. Cl. 1:21-22. Sabemos também, que Cristo morreu por nós, na condição de pecadores. Ro. 5:8-10. Quem está em Cristo sabe que a verdadeira justiça vem dEle. Fp. 3:9. É justamente por este motivo que somos exortados a buscar e pensar nas coisas que são de cima. O fato de sermos gerados de novo, nos garante uma herança incorruptível e incontaminável, essa herança é tão grandiosa que nossos pensamentos devem está sempre nela. I Pe. 1:3-5. A melhor maneira de colocarmos o nosso pensamento nas coisas de cima é deixar a Palavra de Deus abundar em nosso viver. Cl. 3:16.


Colossenses 3:3. A vida escondida em Cristo. Nos versículos 1 e 2 Paulo nos exorta a manter o nosso buscar e nosso pensar nas coisas que são de cima. Agora, ele explica o motivo pelo qual devemos focar o nosso viver nas coisas celestes. O apóstolo explica que o velho homem já está morto para os rudimentos do mundo. Cl. 2:20. E que por esse motivo, o pecado não lhe será mais imputado, cremos e sabemos que Cristo nos vivificou juntamente com Ele. Cl. 2:12-14. Glória a Deus estarmos mortos e escondidos em Cristo.


Colossenses 3:4. Nos manifestaremos com Cristo. Diz respeito à redenção do nosso corpo mortal. Ro. 8:23. Quando recebemos Cristo automaticamente já estamos salvos. Agora aguardamos apenas, a manifestação de Cristo para nos tornamos semelhantes a Ele. I Jo. 3:1-3. Fomos comprados por um bom preço. I Co. 6:20. E por este motivo, recebemos o selo do Espirito Santo, que é a segurança (penhor) da possessão adquirida com sangue de Cristo. Ef. 1:13-14. Tendo a certeza que a sua totalidade (corpo, alma e espírito) está plenamente conservada em Cristo, o salvo, aguarda a bem-aventurada esperança que é a volta do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Tt. 2:13. A segurança que os salvos possuem é baseada e fortalecida na confiança que temos na Palavra de Deus e obra de Cristo. Deus nos preparou uma casa eterna, que não foi feita por mãos humanas. II Co. 5:1-5.

Colossenses 3:5. Mortificai vossos membros. Nessa passagem, o apóstolo, apresenta diversas características que são próprias daqueles que vivem na vontade da carne e do pensamento. Ef. 2:2-3. Ora, se já nascemos de novo e a nossa vida está escondida em Cristo, devemos andar na contramão do modelo estabelecido pelo mundo. Ro. 12:1-2. Sabemos que o crente possui duas naturezas a espiritual e carnal, estas estão em permanente conflito. Gl. 5:17.Lembre-se que aquela a quem você alimenta com mais frequência ganhará o combate. Isso não tem nada a ver com a condenação eterna e sim estarmos vivendo segundo a vontade de Deus. Ef. 5:15-17. Para andarmos segundo a vontade de Deus, devemos rejeitar as obras das trevas {carne} e nos revestirmos de Cristo. Ro. 13:12-14.

Observação sobre a fornicação. Em I tessalonicenses o Espírito Santo faz uma abordagem de como deve o andar do crente. I Tes. 4:3-5. Nesse andar (movimento contínuo e permanente) o salvo, veja o bem, o salvo e não aquele que deseja ser salvo deve se abster da fornicação. I Co. 6:18 e Ro. 6:19.


Observação sobre a afeição desordenada. Não é à toa que a Bíblia coloca a afeição desordenada como algo que deve ser mortificado nos  nossos membros Quando a comunhão entre os irmãos é demasiadamente intensa, estão sempre juntos, fazendo inclusive acepção daquele irmão em detrimento do outro, isso geralmente acaba em ódio e contenda. Pv. 25:17.


Observação sobre a avareza. A Bíblia nos mostra que a avareza é uma espécie de idolatria e que devemos nos acautelar dela. Lc. 12:15.

Observação sobre a fornicação. Em I tessalonicenses o Espírito Santo faz uma abordagem de como deve o andar do crente. I Tes. 4:3-5. Nesse andar (movimento contínuo e permanente) o salvo, veja o bem, o salvo e não aquele que deseja ser salvo deve se abster da fornicação. I Co. 6:18 e Ro. 6:19.


Colossenses 3:6-7. A ira de Deus sobre os filhos da desobediência. A pecaminosidade da humanidade é tamanha que, a Luz veio ao mundo e eles amaram mais as trevas do que a Luz. Jo. 3:19, por este motivo receberão a justa condenação. O homem natural, já nasce condenado e precisa ouvir e crer no Evangelho eterno. Ro. 10:17 e Jo. 5:24. Vejam bem, todo aquele que não nasceu do Espírito permanece sob a ira de Deus. Jo. 3:36. Cada ser humano que não recebeu de bom grado o Evangelho Eterno, padecerá o castigo eterno. II Tes. 1:8-9. Na cruz, Cristo efetuou o pagamento para nos resgatar da nossa vã maneira de viver, esse resgate não foi efetuado com ouro ou prata e sim pelo próprio sangue do Senhor. I Pe. 1:18-19 e Atos 20:28. Agora não devemos esquecer que um dia éramos iguais a eles, filhos da desobediência, separados de Deus e sob Sua justa condenação, praticando atos que hoje nos envergonhamos. Ro. 6:19-21.

Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário