quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 3:18-25 Ensinamento 10

 


Ensinamento 10. Leitura bíblica: Cl. 3:18-25.


Colossenses 3:18. Sujeição Bíblica da mulher. Para melhor entendermos essa sujeição é necessário que entendamos que o casamento não é uma instituição humana e sim uma criação de Divina. Quando a Bíblia faz uma afirmação no imperativo é certo que devemos tomá-la como uma ordem. Isso que dizer que a esposa deve de forma voluntária ser submissa ao esposo. I Pe. 3:6. Veja bem, não se trata do homem seja mais ou menos importante, e sim a função criada por Deus para o esposo é de posição superior no casamento, podemos comparar com a relação da igreja com Cristo. Ef. 5:22-25. Faz-se mister entendemos que a submissão não é humilhação e sim um ato de temor a Deus. Ef. 5:21.


Colossenses 3:19. Os deveres do esposo para com a esposa. o homem tem a obrigação de amar a sua esposa de forma sacrificial. A relação do marido para com a sua esposa deve ser sempre precedida do amor. Faremos uma breve análise do versículo 24 do capítulo 2 do livro de Gênesis.


Portanto (consequência natural) deixará (processo de transição) o homem (atingindo a maturidade) o seu pai e a sua mãe,(modelo bíblico criado por Deus para a família) e apegar-se-á (criação de um novo núcleo familiar) à sua mulher, (um complementa o outro) e serão (processo de aprendizado mútuo, onde são desenvolvidos os sentimentos de confiança, amizade e cumplicidade) ambos uma carne.(resultando uma profunda intimidade entre esposo e esposa).



Sendo a mulher o vaso mais fraco do casamento, deve o marido compreendê-la, amá-la e honrá-la. I Pe. 3:7. Devemos sempre nos colocar no lugar dela, para melhor entendê-la, nosso amor não deve ser apenas em palavras, mas sim, em obras e em verdade. I Jo. 3:18.


Colossenses 3:20. Os filhos devem obediência aos pais. Paulo de forma inspirada apresenta como deve ser o comportamento entre filhos e pais. A obediência dos filhos aos pais, não é uma mera formalidade e sim uma ordem do Senhor . Ou seja, a obediência a pai e mãe é o modo correto que os filhos crentes agradarem ao Criador. Ef. 6:1. Quando Deus criou o modelo da família Ele colocou o pai e a mãe em posição de autoridade sobre os filhos. O maior exemplo disso é a sujeição de Cristo a José e Maria. Lc. 2:51.


Colossenses 3:21. Deveres dos pais. A tarefa de criar filhos é uma dádiva que Deus nos dá, por isso mesmo devemos seguir as Suas orientações. Não existe um livro com regras específicas para se criar filhos, cada ser humano é único e os pais devem possuir sabedoria de tratar dos filhos com igualdade, mas respeitando as características de cada um. Ora, não existe literatura humana com regras de criação dos filhos, porém existe o modelo deixado por Deus para que os pais possam segui-lo.

A primeira regra do modelo é: NÃO provocar a ira dos filhos. Ef. 6:4. Vejam bem, essa fato não que dizer que não devamos corrigir nossos filhos, a correção é um dos atributos dado por Deus em prol da educação dos filhos. Pv. 29:17. Entretanto, não devemos corrigir com raiva e sim de forma amorosa e firme. Isso, não impede que os filhos tenham a sua própria raiva, por não aceitarem a correção. Hb. 12:11. A segunda regra do modelo dado por Deus é: Educar os filhos na doutrina e admoestação do Senhor. Pv. 22:6. Nossa obrigação é ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos. II Tm. 3:15-16. De forma resumida podemos afirmar que o mais importante na criação dos nossos filhos é que ao final eles reconheçam Cristo como seu Único e todo Suficiente Salvador.

Colossenses 3:22-23.Servindo com sinceridade. Para que possamos entender melhor este versículo, faz-se mister um breve comentário a respeito do período no qual foi escrito essa epístola. Na época em que o apóstolo escreveu esta carta, estimava-se que metade da população do Império Romano eram escravos e muitos deles eram cristãos. Hoje, na grande maioria das sociedades não existem mais pessoas escravizadas por outras pessoas. Na atualidade podemos receber a exortação de como deve ser o comportamento do crente, em relação ao seu trabalho. Como a luz do mundo o salvo deve brilhar entre os perdidos, sempre fazendo o seu melhor sem qualquer espécie de murmuração. Fp. 2:14-15. Quando fazemos o nosso de trabalho de forma correta honramos a Deus e não blasfemamos a Sua doutrina e o Seu nome. I Tm. 6:1.



Colossenses 3:24. A verdadeira herança. Como aprendemos nos versos 22 e 23, uma grande maioria eram servos (escravos) e por este motivo não possuíam direito a qualquer tipo de herança. Ou seja, no prisma material os servos não tinham muito a esperar. A exortação também é valida para todos os crentes, que têm a ordem de pensar e buscar as coisas que são de cima. Cl. 3:1-3. Podemos assim dizer, que a herança a ser recebida por todos os crentes é ser participante da glória eterna de Deus. Hb. 9:15, Ef. 1:18 e I Pe. 1:4.


Colossenses 3:25. Recebendo o galardão. Teremos que prestar conta ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ante o Seu tribunal. Neste juízo, pelo qual apenas os salvos passarão, o crente prestará contas ao Senhor que recompensará (galardão) aqueles que foram mais fiéis, firmes e constantes na utilização dos dons e talentos dados a cada um. Hb. 6:10. Após passar pelo Tribunal de Cristo, o crente fiel receberá coroas incorruptíveis (I Co. 9:25). Estas coroas ao contrário da nossa salvação, poderemos perdê-las. Ap. 3:11 e II Jo. 1:8. Somos galardoados por que Deus em Sua imensa graça e o seu interminável amor, decidiu recompensar os filhos que exerceram com zelo os dons a eles confiados. I Co. 12:31.

Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário