quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 2:19-30 Ensinamento 6

 


Ensinamento 6

Leitura Bíblica: Filipenses 2:19-30.


Filipenses 2:19-20. Paulo espera mandar Timóteo até Filipos. Temos aqui, um exemplo de como o crente deve se comportar no tocante as coisas futuras. Observe que Paulo não está certo de tudo e reconhece que está sujeito à vontade de Deus, como indica a frase: "Espero no Senhor Jesus" Essa também deve ser a atitude do salvo, sempre colocar a vontade do Senhor acima dos nossos desejos ou vontades e nunca presumir po dia de amanhã. Tg. 4:13-15 e Pv. 27:1. A esperança do apóstolo era enviar o quanto antes, Timóteo até os irmãos de Filipos. Havia em Paulo uma preocupação com cada igreja. II Co. 12:28. Justamente por isso, pretendia enviar Timóteo que tinha um atributo Bíblico que é de suma importância para o crente o amor pela igreja de Cristo. Outra característica, típica de Timóteo era a sua dedicação a obra e serviço do Senhor, fazendo tudo de ânimo pronto e com alegria. Js. 1:8-9.

Filipenses 2:21. Devemos buscar primeiro o que é de Cristo. A natureza carnal, exerce uma grande influência em todo e qualquer ser humano. Inclusive numa grande maioria dos crentes. Porém, esse não é o ensinamento escriturístico que nos exorta a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e em segundo lugar o proveito dos outros. Mt. 6:33 e I Co. 10:24. Nessa passagem em particular, talvez o apóstolo esteja referindo-se aos que pregavam Cristo por contenção e inveja. Fp. 1:15-16. Como vimos no ensinamento 2, aqueles que anunciam Cristo através de contendas, estão em busca das coisas temporais como fama, notoriedade, respeito, honra, autoridade e dinheiro. II Pe. 2:1-3. Lembre-se, que a nossa responsabilidade é pregar Cristo, e não buscar o nosso proveito. I Co. 10:33.

Filipenses 2:22-23. O serviço de Timóteo. Paulo tinha por Timóteo um grande amor, comparável ao de um pai para com um filho. I Co. 4:17 e II Tm. 1:2. Notamos, que Timóteo não era um empregado de uma organização e sim um servo fiel a Deus, servindo de modo voluntário e devotado ao Senhor, que manejava bem a Palavra da verdade. II Tm. 2:15. Não há uma explicação escriturística sobre quais seriam os negócios de Paulo a serem resolvidos antes do envio de Timóteo (V.23). Talvez, houvesse a esperança da libertação de Paulo, como veremos no versículo 24.


Filipenses 2:24. Paulo esperava em breve ver os irmãos. O apóstolo tinha em seu espírito o desejo de rever os irmãos de igreja de Cristo localizada em Filipos. Ele mantinha a esperança de ser libertado, embora não tivesse a certeza, de que esse fato realmente aconteceria. Novamente Paulo entrega a sua vontade aos desígnios do Senhor. Sl. 37:4-5.


.Filipenses 2:25. A ida de Epafrodito. Antes de enviar Timóteo a Filipos, Paulo julgou necessário que a ida de Epafrodito seria oportuna para ele e para os irmãos. Lembrando que Epafrodito foi o escolhido pela igreja de Filipos com o responsável para levar a oferta dos Filipenses, que supririam as necessidades do apóstolo. Fp. 4:18. Nessa passagem, Paulo lista algumas características de Epafrodito: Irmão; cooperador e companheiro de batalhas. Epafrodito demonstrou que estava sempre pronto para servir e sofrer em decorrência das tribulações e pelejas que um bom soldado de Cristo passará. II Tm. 2:3.


Filipenses 2:26-28. A doença de Epafrodito. Aquele que fora enviado pela igreja de Filipos para suprir as necessidades de Paulo, adoeceu tão gravemente que esteve quase à morte. A Bíblia não diz qual era a doença, então não nos cabe adivinhar. O fato a ser exaltado é o cuidado e a misericórdia de Deus para com Epafrodito, com o próprio Paulo e para com todos. Lm. 3:22-23 e 32. Nos momentos de fraqueza e de sofrimento intenso, o crente deve se apegar a graças de Deus, isto por si só já é o suficiente. II Co. 12:7-9. Tenha sempre em sua mente que todo aquele que deseja viver em Cristo padecerá perseguições. Mas, a Palavra de Deus deve permanecer intacta, passada como nos foi ensinada. II Tm. 3:12-14.


Filipenses 2:29-30. O exemplo de serventia de Epafrodito. Paulo pede a igreja de Cristo que estava na cidade de Filipos que recebessem Epafrodito com honras, pois o mesmo, em prol da obra do Senhor não fez conta da sua vida. Não importa a situação em que o salvo encontra-se, ele tem a obrigação de servir a Deus e anunciar o Evangelho de Cristo. II Tm. 2:9. O nosso sofrimento, grande ou pequeno, pode ser usado para trazer frutos para a obra de Deus, melhor nos é padecermos fazendo o bem do que o mal. I Pe. 3:17. Mesmo nos momentos mais delicados devemos servir, pois Aquele no qual nós cremos é poderoso para nos guardar, lembrando sempre de conservar as sãs palavras. II Tm. 1:12-13. Lembre-se que o nosso Deus nos livrará das perseguições e aflições. II Tm. 3:11, mesmo quando todos nos abandonam o Senhor nos protege e fortalece. II Tm. 4:16-17.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário