quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Efésios Ensinamento 11 Efésios 5:22-33.

 


Ensinamento 11.


Leitura Bíblica: Ef. 5:22-33.


Efésios 5:22-25. Sujeição Bíblica da mulher. Para iniciarmos o estudo é necessário que entendamos que o casamento não é uma instituição humana e sim uma criação de Divina. Quando a Bíblia faz uma afirmação no imperativo é certo que devemos tomá-la como uma ordem. Isso que dizer que a esposa deve de forma voluntária ser submissa ao esposo. Cl. 3:18. Faz-se mister entendemos que a submissão não é humilhação e sim um ato de temor a Deus. Ef. 5:21.

Efésios 5:25 e 28-29 e 33. Os deveres do esposo para com a esposa. Ora se a esposa tem o dever ser submissa ao esposo. O homem tem a obrigação de ama a sua esposa de forma sacrificial. O apóstolo Paulo por 6 (SEIS) vezes nos mostra que a relação do marido para com a sua esposa deve ser sempre precedida do amor.

Deus criou um modelo, uma ordem que naturalmente deve ser seguida: DEUS- CRISTO- ESPOSO- ESPOSA- FILHOS. Qualquer inversão nesta ordem torna a família contrário à vontade de Deus.

1) A liderança do casal esta sob a liderança de Cristo (I Co. 11:3).

2) O Marido é a cabeça (O LÍDER) do casal e do lar (Ef. 5.22-23).

3) A Mulher é a vice-líder, a ajudadora idônea (Gn. 2.18).

4) Os filhos devem obedecer aos pais (Ef. 6:1).

O casamento é uma obra literal de Deus, não é uma invenção humana para que possamos destruí-lo através do nosso egoísmo. Mt.19:6.

Apos essa breve explanação sobre os deveres dos cônjuges, adentraremos a um ponto de suma importância no estudo da segunda parte de Efésios capítulo 5. Que é o uso dessa passagem para tentar justificar a famigerada e antibíblica doutrina da igreja noiva. Para isso, usaremos o capítulo 10 do livro:

A Esposa de Cristo, ou A Noiva de Cristo: Quem é? De Robert A. Elam. Capítulo 10. O Problema de Efésios 5:22-33

Examinando Efésios cuidadosamente podemos notar que, antes de qualquer coisa, a carta dos Efésios foi escrita para a igreja [independente e] local da cidade de Éfeso e não para uma igreja lá nos céus, nem para uma igreja espalhada sobre toda a terra. O contexto da carta é para uma igreja local localizada numa cidade. Tal cidade é a cidade de Éfeso. Não podemos mudar o sentido da palavra sabendo que o sentido da carta é para a igreja local. Não podemos aplicar nem interpretar a carta como instruindo a Igreja Universal Visível ou Invisível, nem a Igreja Teórica, Geral, Genérica, Ideal, Dispersa, ou Denominacional. No capítulo 5 vimos que Paulo estava ensinando o povo sobre casamento e os deveres do homem crente e da mulher crente. Para ilustrar o seu ensino Paulo usava a Igreja e Cristo.

Mas devemos perguntar algumas coisas antes de entrar neste capítulo.


1) O que é o casamento? O que é casamento? A palavra casar quer dizer ajuntar [Hélio acrescentaria: ajuntar sob solene promessa (ante a sociedade e sua justiça) de persistente responsabilidade [marido-esposa, e com os filhos]; sem isso, o ajuntamento foi fornicação, adultério, ou prostituição] duas coisas como fosse uma só peça. Um homem ajuntando com uma mulher nos olhos de Deus está casado. I Cor 6:13-18. Se um homem ajuntar com mais do que uma mulher, ele está adulterando, e assim sendo traidor da sua esposa. Um homem que não quer receber a responsabilidade de legalizar a família que cria é um fornicário. A razão de casar não é de gozar o corpo da outra pessoa, mas para criar uma família, com crianças sendo geradas para dar continuação ao nome do pai.

2) Um homem pode casar com o seu próprio corpo? Um homem somente pode casar com uma mulher para completar o seu propósito de criar uma família. Um homem não pode criar filhos por meio de autoprocriação. Se fosse assim o significado de casamento teria de ser vazio e não haveria razão para se casar. Dois homens não podem casar-se! Pois não podem gerar filhos assim. Duas mulheres não podem casar-se! A razão não é para ter sexo, nem para gozar do corpo do outro. Casamento não é para viver juntado, e ajuntar os bens. A razão da família é unicamente para [complementação mútua e para] gerar (e criar) filhos. Mas temos também que a mulher é a completação do homem. Ela é o ajudante do homem. O homem sem mulher é incompleto e a mesma coisa quanto à mulher sem homem.

3) Quem é que faz (declara, torna lícito) o casamento, e como é que ele faz o casamento? O que faz um casamento é uma atitude de responsabilidade do homem perante a mulher, perante a família, e perante Deus, sem deixar de mencionar, perante a igreja local. Tal responsabilidade vai ser vista pelo mundo, pelos familiares, vizinhos, e membros da igreja. Mas quem faz o casamento é o homem e a mulher que ajuntam para fazer a família. Casamento é uma coisa que ninguém pode forçar sobre o outro. Muitas mulheres acham que pode pegar o homem na cama, mas a cama é uma coisa que pode destruir a esperança de casamento. [Casamento] é uma determinação a se cumprir o que Deus mandou. Uma determinação de cumprir o que Deus criou. Uma determinação de chegar ao fim da vida em pé ajuntado com a mulher que escolheu. Casamento não é uma experiência que se pode abandonar quando as coisas estão indo para trás, mas com uma atitude dupla. [Casamento é] um [solene] resolução [contrato] entre o homem, o seu Deus e a mulher que ele escolheu. Não depende de 50 % do homem e 50% da mulher. Para que o casamento funcione corretamente, o homem deve entregar 100% dos seus esforços e a mulher deve entregar 100% dos seus esforços, ou vai ser um fracasso.

4) O que faz (declara, torna lícito) o noivado? E como se faz para chegar ao noivado? O que é noivado? Quando o homem acha aquela mulher que ele quer, e ela também quer criar uma família com ele, e ele decide pedir à mulher para casar-se com ele, e ela concorda em fazer isso, o noivado está selado por meio de um anel de ouro. E daí o casal está noivado. Ele deve abandonar todas as outras mulheres e deve gozar a presença somente dela e ela deve abandonar todos os homens com a exceção de homem que ela escolheu. Não é tempo de ficarem sozinhos ou de passarem horas de tempo se beijando na escuridão da casa, nem fora da vista dos outros. Noivado é um tempo que vem antes de casar para ver se o homem é realmente o que ele apresenta-se ser, para a mulher, e que a mulher é exatamente o que ela apresenta-se ser, para o homem. Os dois não têm direito de usar e abusar dos corpos, quer dizer, não é o tempo de experimentarem sexo. Também não podem trair um ao outro com os outros. Então o noivado está selado por meio de (a) o pedido – Você quer casar comigo? E a resposta – Sim. E o anel de noivado.

5) O casamento dum homem com a sua mulher é a base comparativa em Efésios 5:22-33? Sim ou não? Se não, qual é a base comparativa? O problema é que muitos pastores querem usar o casamento como a base comparativa de Cristo e a Igreja Universal Invisível. Mas não podem. Pois a base comparativa é Cristo e a sua relação com a igreja local. Quando olharmos cuidadosamente para os versículos, poderemos ver que Paulo estava falando com os maridos e com as esposas. A relação não é o que faz um casamento funcionar, mas como as pessoas devem sujeitar-se a quem está na posição familiar superior. O marido deve considerar a sua esposa e cuidar dela, não para casar com ela, nem para continuar casada com ela, mas porque ela já é o corpo dele. E agora, porque ela é o corpo dele, o homem deve cuidar dela e tratá-la com carinho e amor (ágape – amor sacrifical). Não temos nenhuma indicação Bíblica de que Cristo está noivando com a Igreja, com as igrejas, nem com qualquer igreja. A igreja local já é o corpo de Jesus Cristo e como o corpo saudável necessita obedecer à sua cabeça, assim a igreja deve obedecer a Jesus Cristo, pois Ele é a cabeça da igreja.

E assim como a igreja local deve procurar a vontade e os desejos da sua própria cabeça, assim a mulher (não uma mulher genérica, ideal, universal invisível, nem teórica, mas a mulher “local” – Noel Smith) deve obedecer a sua cabeça, por procurar o que é a vontade dele. O problema é que muitas mulheres querem que os seus maridos as amem, mas não estão querendo fazer o seu lado – honrar o marido como cabeça. Quando olharmos o que os grandes sábios estão querendo dizer, torna-se uma coisa absurda. Como é que podemos fazer uma comparação entre a família: pai, mãe e filhos relacionando um com os outros, e a Igreja Universal Invisível e Cristo. Se pudéssemos comparar a Igreja Universal Invisível com a esposa, o que teríamos? Teríamos uma esposa invisível, morta, conformada, sem energia, repousada, desobediente em todo aspecto da palavra. Ela não tem a mínima interesse em fazer o que a Cabeça fala. Ela é incapaz de apresentar o plano de salvação para uma só alma. Ela é incapaz de levar a mensagem a uma só alma, nem pode tratar em ensinar uma só pessoa. Então, como base de comparação, podemos dizer que uma base invisível é igual a nada. Por isso podemos dizer que tal comparação é absurda; e não vale se pensar sobre uma comparação entre uma fantasia imaginária do homem e Cristo: ou << uma Igreja que ninguém pode ver e que não pode obedecer a Cristo, que ninguém pode tocar, nem pode participar nos seus cultos>>, como pode isso ter nenhuma comparação com a família? Paulo falou que os casais devem se comportar [no relacionamento marido- esposa] semelhantemente ao modo como Cristo e a igreja local se relacionam: as mulheres devem obedecer aos seus maridos como a igreja local obedece a Cristo, e os homens devem amar as suas esposas como Cristo ama a igreja local e deu-se em sacrifício. Quando estamos na luz certa podemos ver muito mais. Jesus amou a igreja e deu se em sacrifício para salvá-la. Devemos perguntar: Qual igreja foi essa? Para os grandes eruditos e sábios, deve ser a Igreja Universal. Para os Católicos é a Igreja Católica (universal e visível), para os reformados (como os Presbiterianos, Luteranos, Anglicanos, Metodistas, Pentecostais): é a Igreja Universal Invisível. Para os Batistas [membros da igreja de Éfeso], é a igreja que Jesus comprou com o seu sangue, é igreja “Batista” de Éfeso. Mas devemos acertar mais uma coisa, pois a igreja é uma assembleia dos membros que são salvos e que estão querendo fazer a vontade de Deus. Quer dizer, Jesus não morreu por um edifício, nem por uma denominação. Jesus não comprou uma ideia, nem sangrou para salvar uma teoria, mas pecadores. Não encontramos (na Bíblia) onde Jesus casou com a Igreja, igrejas ou até qualquer igreja. Mas vimos que sem casamento a Igreja de Corinto é já declarada como o Corpo de Cristo. Sem casamento a Igreja de Éfeso já está declarada como o Corpo de Cristo. Sem casamento a Igreja de Roma [a do livro aos Romanos] já está declarada como o Corpo de Cristo. Igualmente podemos ver que a Igreja de Colossos também foi declarada o Corpo de Cristo. E a conclusão [dos católicos e reformados e dos batistas por eles influenciados], então, é que o “Corpo de Cristo” é composto de todas as igrejas locais; e isso é a Igreja Universal! Não. Mas se fosse assim, teríamos uma fração do Corpo de Cristo em cada igreja local. A linguagem é clara. Paulo escreveu para cada igreja que ela é “o Corpo de Cristo”, mas não falou sobre “o casamento” de Jesus com a Igreja, nem com as igrejas, nem com qualquer igreja. Vamos notar o que Paulo escreveu para os Romanos. Em Romanos 12:3-8 Rm 12:3-8.

Podemos ver que Paulo não falou sobre a Igreja Universal, mas sobre a igreja local de Roma. Cada membro tem o seu lugar e a sua obra dentro da igreja local para cumprir. Em I Coríntios 12:11-22 podemos ver quase a mesma coisa sendo dito para a igreja de Coríntios.

Podemos ver a mesma coisa sendo dito para a igreja de Éfeso em 1:20-23.

Devemos fazer a perguntar: Qual igreja é essa? Jesus é a “Cabeça da Igreja”, mas qual igreja? Como é que Jesus é a cabeça? Ele é “A Cabeça” ou “O Cabeça”? Ser o [artigo masculino] Cabeça da igreja quer dizer que Jesus torna-se o seu presidente, o seu líder. Quando o artigo é feminino, não é uma função que está fazendo, ocupando ou liderando. Jesus é a [artigo feminino] Cabeça da igreja. Ele é o crânio... e o corpo não funciona sem ele. Nem por um minuto. Toda função do corpo é dirigida por Jesus, é administrada e controlada por Jesus. Nada pode acontecer sem Jesus. Ninguém pode se tornar membro do corpo sem ser nascido espiritualmente. É por isso que muitos sábios consideram Jesus como a cabeça da igreja lá nos céus, mas no mesmo momento eles não explicam as próprias palavras de Jesus... em Mateus 18:20 – “Onde estão reunidos dois ou três em meu nome, eu estou no meio deles.” Se fosse somente lá nos céus, nada seria feito aqui na terra, pois devem concordar sobre o que está fazendo e, esse deve ser feito com a vontade de Jesus, do Pai e do Espírito Santo. A obra que Jesus deixou com a igreja foi grande demais... Evangelizar o mundo. Tal obra não foi dada para a Igreja lá nos céus. Não somente podemos declarar que não foi dado para os discípulos, mas também, que não foi dado para a Igreja Universal Invisível. Nem para a Igreja Celeste podemos dizer que Jesus ordenou a obra. Para quem foi dada esta obra? A obra foi dada para o único corpo que poderia fazer a obra, para a igreja local, composta de membros vivos, dedicados, amando Deus, salvos por meio de graça, voluntariamente querendo fazer o que Deus quer. Jesus não é o cabeça da família no sentido em que o marido é o cabeça da família, quer dizer da Igreja Universal Invisível. Jesus é a cabeça do seu corpo aqui na terra. Não é o corpo com uma mão em São Paulo e pé em Paris. Não é um corpo espalhado neste mundo, mas o corpo que obedece e fica controlado pela mente divina, fazendo a vontade do Pai. Não é o casamento que deve servir de modelo a ser seguido pela igreja na sua relação com Cristo, mas é a relação da igreja local com o seu Mestre, a Cabeça, que deve servir de modelo a ser seguido pelo casamento local, quer dizer o homem local e a mulhecaDr. Noel Smith escreveu anos passados no jornal, The Baptist Bible Tribune: que não existia e não existe um homem que queira uma mulher teórica ou institucionalizada. O homem que é homem quer uma mulher localizada nos seus braços, que ele pode cheirar e beijar. O mundo não quer uma igreja institucionalizada, nem uma igreja teórica. O mundo não necessita de uma Igreja Universal Invisível, uma igreja tão pura e separada que ninguém pode tocá-la. O que o mundo necessita é uma igreja tocável, uma igreja neste mundo, pronta a ouvir e transmitir a mensagem de Cristo. O mundo necessita duma igreja onde pecadores podem chegar, sentar, ouvir e achar as respostas das perguntas dos seus corações dentro das mensagens de Cristo dirigidas às suas almas. O mundo perdido necessita ouvir a mensagem de salvação. A relação entre Cristo e a sua igreja deve ser analisada com muito cuidado. Pois não é a de marido e esposa. É a de cabeça e corpo. É a relação de mente com o pé, com a mão e com o braço, com a perna e com o coração. Não é a relação de promessa, de voto, de concerto entre duas pessoas adultas, mas é a relação de nascimento, de ligação por nascer. A mão não está casada com o corpo, mas é nascida como parte do corpo. A ligação não é de fazer compromisso para ajuntar, mas de nascer. A igreja local é o corpo de Jesus Cristo no local, não por casamento, mas por nascimento. Ele é a cabeça e os membros funcionam como os seus membros: quer dizer pé, mão, coração, pulmões, voz, etc


Estudo Aplicado na IBBF Esperança -PB

Referências Bíblicas ACF

Pr. Walter Costa

Bíbliografia:

A Esposa de Cristo, ou A Noiva de Cristo: Quem é? De Robert A. Elam. Capítulo 10.

https://www.gotquestions.org/Portugues/honrar-pai-mae.html.

LTT – Bíblia Literal do Texto Tradicional, 2020Hélio de Menezes.

A Armadura Do Cristão Por A. W. Pink


Nenhum comentário:

Postar um comentário