quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 1:1-11 Ensinamento 1

 


Ensinamento 1. 

Leitura Bíblica: Filipenses 1:1-11.


Filipenses 1:1 identifica o apóstolo Paulo como o seu autor, provavelmente com a ajuda de Timóteo.

Quando foi escrito: O livro de Filipenses foi escrito em aproximadamente 61 dC.

Propósito: Os crentes filipenses eram pobres, mas generosos. Mais de uma vez, eles enviaram algo para suprir as necessidades de Paulo. (Fp. 4:14-17). A carta era muito mais do que uma nota de agradecimento. Fornecia também encorajamento, expressava amor e dava conselhos. Filipenses pode ser chamado de "Recursos através do sofrimento". Paulo era um prisioneiro de Nero, mas a Epístola transborda com mensagens de triunfo. As palavras "alegria", "gozo" e "regozijo" aparecem com frequência (Fp. 1:4, 18, 25, 26, 2:2, 28, Fp. 3:1, 4:1, 4,10).

Filipenses 1:1-2. Saudações iniciais. Paulo usa basicamente o mesmo modelo de saudação das epístolas anteriores. Veja que a carta é endereçada a toda igreja, incluindo bispos e diáconos. Não há dúvidas de que o autor da carta é o apóstolo, porém ele inclui Timóteo como sendo remetente da mesma. Um detalhe a ser observado é que Paulo não se identifica com apóstolo e sim como servo. Tem sempre cauterizado em sua mente que você não pertence mais a você e que és propriedade do Senhor Jesus. I Co. 6:19-20.

Filipenses 1:3-4. Agradecimento e oração de Paulo. A igreja de Cristo em Filipos era muito amada por Paulo e ele sempre agradecia a Deus todas as vezes que o Espírito Santo trazia os irmãos Filipenses em sua memória. Todo crente deve ter o espírito voltado para a oração. Ef. 6:18.Rogando e agradecendo a Deus com alegria pelos irmãos e pelas igrejas irmãs que compartilham a mesma doutrina. Tt. 1:9 e Tt. 2:1.

Filipenses 1:5. Cooperação com o Evangelho. Essa era a principal razão pela qual Paulo era grato a Deus pelos irmãos em Filipos. Os Filipenses demonstraram um grande compromisso com a propagação inicial do Evangelho. Fato é que, havia uma parceria no sentido de receber e dar tanto as bençãos temporais, como as espirituais. Fp. 4:15 e Ro. 15:26-27.

Filipenses 1:6. O Senhor começou e concluirá a Sua obra nos crentes. Essa passagem, podemos dizer que é um tiro no pé dos calvinistas, que afirmam que os santos perseveram até o fim. Contrariando totalmente as Sagradas Escrituras que afirmam que o crente e conservado (preservado) em Cristo. Jd. 1:1. Abra da salvação é perfeita e exclusiva de Deus e foi consumada por Cristo na cruz. Jo. 19:30. Nela encontramos segurança eterna. Jo. 3:16 e Jo. 6:37-39. Agora o nosso aperfeiçoamento só ocorrerá plenamente no dia do Senhor Jesus, já estamos salvos da condenação, mas ainda não nos livramos ação do pecado em nossas vidas, fato que só ocorrerá quando tivemos o nosso corpo transformado por Cristo. Fp. 3:21.

Filipenses 1:7. Defesa e confirmação do Evangelho. Vejam bem, temos aqui uma grande expressão do amor Bíblico, os santos que estavam em Filipos compartilharam do ministério de Paulo em duas nuances distintas: Sofrimento (prisões) e comunhão (defesa do Evangelho). Todo crente biblicamente batizado e em comunhão com o corpo de Cristo, tem a obrigação de defende e confirmar o Evangelho. I Co. 9:16. Era justamente neste sentido que Paulo trazia os Filipenses retidos em seu coração, pois eles foram parceiros na proclamação e também na confirmação da Palavra de Deus. A base para a pregação e defesa do Evangelho é a verdade. II Co. 4:1-2 e I Co. 11:2.

Filipenses 1:8. Entranhável afeição em Cristo Jesus. Quando o apóstolo fala em entranhável afeição, está dizendo que tem um profundo amor por cada irmão. Afeto, amor, cuidado devem ser algo presente na vida dos crentes, a ordem é suportar uns aos outros e nos revestirmos do amor, que é o vínculo da perfeição. Cl. 3:12-14 e Fp. 2:1-2.

Filipenses 1:9. Crescendo em todo o conhecimento. Paulo de forma amorosa faz um pedido: o crescimento do amor, entre os santos da igreja de Filipos. Mas, esse pedido vem acompanhado do modelo a ser seguido que é crescer no conhecimento e discernimento.

E oro (a Deus) suplicando isto: que o vosso amor ainda mais e mais superabunde em pleno- conhecimento e em todo o discernimento” Fp. 1:9. Bíblia LTT. Ou seja, o amor é importante, mas deve vir acompanhado do conhecimento para que os crentes possam admoestar uns aos outros. Ro. 15:14 e I Co. 1:5. Devemos ter o discernimento que o amor não opcional ao crente, ele faz parte da natureza espiritual do novo homem, não há como amar a Deus e não amar ao irmão. I Jo.4:16-21.

Filipenses 1:10. O crente deve se manter longe dos escândalos. Quando estamos cheios do conhecimento da perfeita vontade de Deus andamos dignamente e agradamos o Senhor. Cl. 1:9-10. Ou seja, devemos manter uma vida sincera e irrepreensível diante tanto de Deus como dos homens. Atos. 24:16. A Palavra de Deus avisa que aquele que provoca escândalo, sofrerá o dano. Mt. 18:7. A ordem dada para os salvos é viver longe dos escândalos, tornando-nos recomendáveis em tudo. II Co. 6:3-4.

Filipenses 1:11. Cheios dos frutos de justiça. A salvação transforma malditos pecadores em filhos de Deus, transferindo-os do reino das trevas para o reino de amor do Seu Filho. Cl. 1:12-13. Como vimos no versículo anterior o crente deve ter uma vida justa, sóbria. Tt. 2:12. Quando cremos, recebemos a Justiça de Deus através de Cristo. Fp. 3:9. Entretanto, só poderemos está cheios do fruto de justiça se permitirmos que o Espírito nos conduza e guie em tudo o que fazemos. Gl. 5:22-25. Ou seja, a capacidade de produzir, não é advinda de nós e sim de Deus. Por devemos sempre louvar ao nosso Salvador. Hb. 15:13


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário