quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 5:1-11 Ensinamento 7

 


Ensinamento 7
Leitura bíblica: I Tessalonicenses. 5:1-11


I Tes. 5:1-3. O dia do Senhor. Na segunda parte do capítulo 4, o apóstolo faz uma explanação do arrebatamento, geral incluindo os mortos, que ressuscitarão primeiro e os vivos procederão a estes. Agora Paulo, mostra o advento da vinda de Cristo para o rapto dos Seus santos, na ótica daqueles que estarão vivos na volta do Senhor. O Espírito Santo usando as mão do apóstolo apresenta duas ilustrações, para demonstrar que a retirada será repentina e iminente. Na primeira repete o ensinamento do próprio Cristo. Mt. 24:43-44. Já a segunda faz uma analogia com um parto natural, onde a mãe espera a chegado do filho, mas, não tem certeza do momento exato que o mesmo virá ao mundo. Podemos definir a vinda do Senhor para arrebatar os salvos da seguinte forma: Não terá aviso ou sinal “virá como um ladrão” e apenas os salvos poderão ver esse evento. Jamais devemos confundir a vinda do Senhor para arrebatar os salvos com a Sua segunda vinda, pois são duas passagens distintas. Na primeira todos serão surpreendidos, já na segunda não será supressa para ninguém. Pois todo olho verá a Sua chegada. Mt. 24:27-30. Na primeira os salvos encontrarão o Senhor nos ares.. I Tes. 4:17. Na segunda vinda, os salvos veem a terra para reinarem com Cristo. Zc. 14:4/ Ap. 20:6 e Mt. 25:34. Será um tempo de julgamento e ira. Depois disso, virá o milênio. Ap. 19:11-15 e Ap. 14:20.

I Tes.5:4-5. Os filhos da Luz não serão surpreendidos. O crente não está em trevas, pois Cristo pagou um alto preço para nos redimir e nos libertar da ira e da penalidade do pecado e nos reconciliar de volta a Deus foi o custo do "Sangue" que foi derramado pelo próprio Filho de Deus, Jesus Cristo no Calvário, enquanto ainda éramos pecadores e separados de Deus por causa de nossos pecados. Hb. 9: 12-14. O crente por ser luz, deve rejeitar as obras das trevas, o fato de ser livre, não é prerrogativa para o mesmo viver nas obras das trevas. I Co. 10:23.

I Tes. 5:6-7. Vigilância e sobriedade. O sono no contexto dessa passagem é associado a escuridão da noite (trevas). Na Bíblia, a luz e as trevas são usadas como metáforas contrastantes para santidade e pecado, bem e mal; Conhecimento e ignorância, bem como verdade e falsidade. Então é tempo de despertamos do sono e pomos em prática a doutrina que aprendemos e despertarmos para obra do Senhor, afinal, a vida na carne e breve e podemos perdê-la a qualquer momento. Sl. 103:15 e Tg. 4:14. Ora, se o crente é a luz do mundo, o mínimo que se espera é que ele exerça uma boa influência, sobre aqueles que não conhecem Cristo como Salvador pessoal. O testemunho do Crente deve glorificar a Deus Mt. 5:16. Devemos ser vigilantes, firmes e fortalecidos. I Co.16:13.


I Tes. 5:8. A vestimenta da crente. A couraça (peitoral) é um meio primário de identificação: essa é uma das maneiras mais claras de os soldados se reconhecerem na batalha. Ef. 6:14. Da mesma forma, o comportamento de um cristão visa identificá-los ao mundo, e a outros crentes, como seguidor das pisadas de Cristo. I Pe. 2:21.Satanás é incapaz de levar um Cristão a muitos pecados grosseiros que são comuns no mundo, então ele ataca por meio de outras linhas. Muitas vezes, ele intenciona lançar uma nuvem de tristeza sobre a alma, ou produzir ansiedade sobre o futuro. Por isso, devemos vestir o capacete da salvação, estando seguros quanto as coisas que esperamos. Ef. 6:17 e Tt. 2:13-14.


I Tes. 5:9. Deus não destinou os filhos para a ira. Não existe nenhuma condição do crente participar do lagar da ira de Deus.  Se houvesse alguma possibilidade dos crentes enfrentarem aqueles dias sombrios, com certeza haveria uma orientação na |Bíblia, mas há é absolutamente nenhum. Alegramo-nos por saber que 'Deus não nos designou para a ira, mas para obter a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo. Ro. 5:9 e I Tes. 1:10.  A ira a que Paulo se refere é um termo descritivo para a tribulação, e o apóstolo nos diz que seremos salvos 'dela', ou seja, longe dela. O destino dos Salvos é o reino de Luz de Cristo. Cl. 1:12-13. A obra de Cristo livrou todo aquele que nEle cer da condenação eterna. Um fato claro na Sagrada Escritura é a condenação do homem. Quando Adão pecou veio o juízo para a condenação, a ofensa Adâmica fez reinar a morte entre os homens, porém o ato de justificação de Cristo, fez com que muitos se tornassem justos Ro.5:16-19. Todo aquele que nasceu em Espírito e tornou-se filho de Deus está livre da condenação. Ro. 8:1 e Jo. 5:24.


I Tes. 5:10-11. Guardados por Cristo. Nosso estado eterno, não depende de quão bem vigiamos, mas da obra e interseção de Cristo. Hb. 7:25. Isso significa que o estamos totalmente seguros. Deus nos garante que temos vida eterna em Seu Filho. I Jo. 5:11-13. A morte causa um enorme pavor aos homens, que na grande maioria vivem a incerteza do destino final de sua alma. A bíblia ensina que ao homem está ordenado morrer uma vez de depois ocorrerá o juízo Hb. 9:27. O crente sabe que não deve se perturbar com relação a eternidade, pois sabemos que, o Senhor voltará e nos levará pra Ele. Jo. 14:3. Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que nos deu o penhor do Espírito. II Co. 5:3-5.


  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário