Ensinamento
7. Leitura
bíblica: I
Tessalonicenses. 5:1-11
I
Tes. 5:1-3.
O
dia do Senhor. Na
segunda parte do capítulo 4, o apóstolo faz uma explanação do
arrebatamento, geral incluindo os mortos, que ressuscitarão
primeiro e os vivos procederão a estes. Agora Paulo, mostra o
advento da vinda de Cristo para
o rapto dos Seus santos,
na ótica daqueles que estarão vivos na volta do Senhor. O Espírito
Santo usando as mão do apóstolo apresenta duas ilustrações, para
demonstrar que
a retirada será
repentina e iminente. Na
primeira repete
o ensinamento do próprio Cristo. Mt.
24:43-44.
Já a segunda
faz uma analogia com um parto natural, onde a mãe espera a chegado
do filho, mas, não tem certeza do momento exato que o mesmo virá
ao mundo.
Podemos
definir
a
vinda do Senhor para
arrebatar os salvos da
seguinte forma: Não
terá aviso ou sinal “virá como um ladrão” e apenas os salvos
poderão ver esse evento. Jamais
devemos confundir a vinda do Senhor para
arrebatar os salvos
com a Sua segunda vinda, pois são duas passagens distintas. Na
primeira todos serão surpreendidos, já na segunda não será
supressa para ninguém. Pois todo olho verá a
Sua chegada. Mt.
24:27-30.
Na
primeira os salvos encontrarão o Senhor nos ares.. I
Tes. 4:17.
Na segunda
vinda, os
salvos veem a terra para reinarem
com Cristo.
Zc.
14:4/ Ap.
20:6 e Mt. 25:34.
Será
um tempo
de julgamento
e ira. Depois
disso, virá o milênio. Ap.
19:11-15 e Ap. 14:20.
I
Tes.5:4-5.
Os filhos da Luz não serão surpreendidos. O
crente
não está em trevas, pois Cristo pagou um alto preço
para nos redimir
e
nos
libertar
da ira e da penalidade do pecado e nos reconciliar de volta a Deus
foi o custo do "Sangue" que foi derramado pelo próprio
Filho de Deus, Jesus Cristo no Calvário, enquanto ainda éramos
pecadores e
separados
de Deus por causa de nossos pecados. Hb.
9: 12-14. O
crente por ser luz, deve rejeitar as obras das trevas, o fato de ser
livre, não é prerrogativa para o mesmo viver nas obras das trevas.
I
Co. 10:23.
I
Tes. 5:6-7.
Vigilância e sobriedade. O
sono no contexto dessa passagem é associado a escuridão da noite
(trevas). Na
Bíblia, a luz e as trevas são usadas como metáforas contrastantes
para santidade e pecado, bem e mal; Conhecimento e ignorância,
bem como verdade e falsidade. Então
é tempo de despertamos do sono e pomos em prática a doutrina que
aprendemos e despertarmos para obra do Senhor, afinal, a vida na
carne e breve e podemos perdê-la a qualquer momento. Sl.
103:15 e Tg. 4:14.
Ora,
se o
crente é a luz do mundo, o mínimo que se espera é que ele exerça
uma boa influência, sobre aqueles que não conhecem Cristo como
Salvador pessoal. O testemunho do Crente deve glorificar a Deus
Mt.
5:16. Devemos
ser
vigilantes,
firmes e fortalecidos.
I
Co.16:13.
I
Tes. 5:8.
A vestimenta da crente.
A
couraça (peitoral)
é um meio primário de identificação: essa é uma das maneiras
mais claras de os soldados se reconhecerem na batalha. Ef.
6:14.
Da
mesma forma, o comportamento de um cristão visa identificá-los ao
mundo, e a outros crentes, como seguidor das
pisadas de
Cristo.
I
Pe. 2:21.Satanás
é incapaz
de levar um Cristão a muitos pecados grosseiros que são comuns no
mundo, então ele ataca por meio de outras linhas. Muitas vezes, ele
intenciona lançar uma nuvem de tristeza sobre a alma, ou produzir
ansiedade sobre o futuro. Por isso, devemos vestir o capacete da
salvação, estando seguros quanto as coisas que esperamos.
Ef.
6:17 e Tt.
2:13-14.
I
Tes. 5:9.
Deus não destinou os filhos para a ira.
Não
existe nenhuma condição do crente participar do
lagar da ira de Deus.
Se
houvesse alguma possibilidade dos crentes
enfrentarem
aqueles dias sombrios, com
certeza haveria uma
orientação na
|Bíblia,
mas há é absolutamente nenhum. Alegramo-nos por saber que
'Deus não nos designou para a ira, mas para obter a salvação por
nosso Senhor Jesus Cristo. Ro.
5:9
e
I Tes. 1:10.
A ira a que Paulo se refere é um termo descritivo para a
tribulação, e o apóstolo nos diz que seremos salvos 'dela', ou
seja, longe dela. O destino dos Salvos é o reino de Luz
de
Cristo. Cl.
1:12-13. A
obra de Cristo
livrou
todo aquele que nEle cer da condenação
eterna. Um
fato claro na Sagrada Escritura é a condenação do homem. Quando
Adão pecou veio o juízo para a condenação, a ofensa Adâmica fez
reinar a morte entre os homens, porém o ato de justificação de
Cristo, fez com que muitos se tornassem justos Ro.5:16-19.
Todo
aquele que nasceu em Espírito e tornou-se filho de Deus está livre
da condenação. Ro.
8:1 e Jo. 5:24.
I
Tes. 5:10-11.
Guardados
por Cristo. Nosso
estado eterno, não depende de quão bem vigiamos, mas da obra e
interseção de Cristo.
Hb. 7:25.
Isso significa que o estamos totalmente seguros. Deus nos garante que
temos vida eterna em Seu Filho. I
Jo. 5:11-13.
A
morte causa um enorme pavor aos homens, que na grande maioria vivem a
incerteza do destino final de sua alma. A bíblia ensina que ao homem
está ordenado morrer uma vez de depois ocorrerá o juízo Hb.
9:27. O
crente sabe que não deve se perturbar com relação a eternidade,
pois sabemos que, o Senhor voltará e nos levará pra Ele.
Jo.
14:3.
Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do
imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que
nos deu o penhor do Espírito.
II Co. 5:3-5.
Referência Bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa.
Estudo aplicado na IBBF
Esperança-PB. 2021.
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