sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 4:6-16 Ensinamento 8

 


Ensinamento VIII
Leitura Bíblica: I Timóteo 4:6-16

I Tm. 4:6-8. Um bom ministro de Cristo. Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. II Co. 13:8. O conhecer e o aplicar da Sã Doutrina é o norte a ser buscado por todos os crentes, principalmente por aqueles que estão em posição de liderança. I Co. 4:1. Ao ministro de Cristo não é cabível andar com astúcia e falsificação da santa Palavra e sim manifestar a verdade. II Co. 4:2 e II Co. 2:17. Os espíritos enganadores têm como função primaria a propagação de doutrina de demônios. I Tm. 4:1. Cabe ao ministro de Cristo combater esse ensinamento e apresentar aos crentes a verdadeira doutrina. A palavra de Deus é pura e não deve ser modificada, nem interpretada a bel prazer do interlocutor. II Pe. 1:20-21. O bom ministro exercita a piedade. O termo “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, e esta é a junção de duas palavras: “eu” que significa “bom ou correto”, e “sebomaie” que significa “adorar”. Portanto, piedade é adorar bem ou corretamente. Ou seja, o servo deve servir com reverência e piedade. Hb. 12:28. Portanto exercita a piedade, nada tem a ver com os ritos religiosos de se solidarizar com o sofrimento alheio, aqueles que acham que lucrarão com a piedade, são corruptos de entendimento. I Tm. 6:5. Estes possuem a aparência da piedade, porém negam a sua eficácia dos tais o crente deve está afastado. II Tm. 3:5. A piedade é de crucial relevância, para que o crente tem a perfeita percepção da verdade bíblica. Tt. 1:1.

I Tm. 4:9. Palavra digna de toda a aceitação. Nos versos de 6 a 8, Paulo encorajou ao jovem Timóteo a se exercita espiritualmente. O que serve de exortação para todos os crentes. O crescimento espiritual é de suma importância para todo e qualquer crente, que através da prática adquire discernimento. Hb. 5:14. Portanto, o exercício da piedade deve ser reconhecido e aceito plenamente por todos os crentes. Ef. 4:13.

I Tm. 4:10-11. A esperança no Deus vivo. Vimos nos versículos de 1 a 5 de I Timóteo que falsos professores que abandonaram a fé estavam deliberadamente desviando homens e mulheres do verdadeiro evangelho de Cristo, induzindo muitos ao erro. Então, Paulo reforça a necessidade das lideranças da igreja de se concentrar em conhecer e defender a Sã Doutrina. Tt. 2:1. Esse é o trabalho dos mordomos do Senhor, mesmo que seja injuriado e perseguido, não deve desvia-se da Palavra da Verdade. Outro ensinamento, claro nessa passagem é que o ministro de Cristo tem a obrigação de esperar tão somente no Deus vivo e jamais achar que tem capacidade por si mesmo. II Co. 3:5 e I Co. 15:10. Quando a Bíblia afirma que Deus é o Salvador de todos os homens, não está ensinando a doutrina do universalismo (que afirma que toda a humanamente será salvar). Mas, ensinando que Deus é o Redentor potencial e que a graça do Senhor é manifesta a todos os homens, contudo só será salvo aquele que realmente creem na obra vicária de Cristo. Tt. 2:11 / Atos 16:30-31 e I Jo. 2:2. Mandar e ensinar. Primordialmente, o ministro do Senhor (quando é fiel as Escrituras) é uma autoridade constituída pelo próprio Deus,sendo que uma das funções básicas do ministro é ensinar os santos. Ef. 4:11-13.

I Tm. 4:12. Exemplo para os fiéis. A relação entre Paulo e Timóteo, era como de pai para filho. I Tm. 1:2 e I Tm. 1:18. Então, o apóstolo delega que Timóteo advertisse aqueles que queriam ensina doutrina estranha as Sagradas Escrituras. I Tm. 1:3. Como ele era relativamente jovem Paulo temia que por esse motivo, as pessoas desprezassem à advertência. Para contrariar isso, a influência de um jovem líder deve vir por meio de seu exemplo. Neste contexto particular, o "exemplo" é dado a outros crentes, não aos incrédulos. A Bíblia lista seis áreas específicas nas quais o jovem Timóteo deveria servir de exemplo: palavra; trato; amor; espírito; fé e pureza


I Tm. 4:13. Persistindo em ler, exortar e ensinar. Para ser um bom ministro de Cristo faz-se necessário a persistência em em ler, exortar e ensinar a santa Palavra de Deus. Quando isso ocorre rotineiramente, o ministro está fortalecido, sendo capaz de manejar bem a Palavra. II Tm. 2:15. Apesar de ser uma carta pastoral, todos os crentes devem seguir tal exemplo. Fp. 3:17. Claramente, temos uma ordem vinda de Cristo para exploramos, averiguarmos, esquadrinharmos as Sagradas Escrituras. Jo. 5:39. Agindo dessa forma, entenderemos o significado da perfeição da obra de Cristo, que é traduzida em vida eterna para todo aquele que nele crer. Devemos agir iguais aos irmãos de Bereia, que receberam com prontidão de mente e examinaram as Escrituras. Atos 17:10-11. Quando manejamos a Palavra de Deus de forma correta aumentamos o nosso conhecimento e nossa utilidade na obra do Nosso Senhor, sabendo explicar com segurança a razão da esperança que há em nós (I Pe. 3:15).

I Tm. 4:14-15. Não despreze o dom que recebestes. Dentro do contexto da própria passagem, analisando os versículos anteriores o posterior, podemos aferir que Timóteo recebeu o dom de liderar e ensinar nas assembleias do Senhor. A capacidade daqueles que ministram a Palavra, não é advinda de qualquer conhecimento ou aprendizado humano e sim um dom de Deus. Nesse sentido, Paulo exorta a Timóteo a não desprezar o dom que recebeu e administrá-lo como um verdadeiro mordomo da graça de Deus, jamais se engrandecendo ou pensando que os méritos são seus. O propósito final é que Deus seja glorificado. Ro. 12:6-8 e I Pe. 4:10-11.


I Tm. 4:16. Cuida de ti e da doutrina. A lição que podemos usufruir deste ensinamento é que devemos manter nosso olhar firme no percurso, não nos permitindo o erro pessoal, muito menos o doutrinário, prosseguindo para o alvo da soberana vocação. Fp. 3:13-14. Cuidar da Doutrina tira do homem a possibilidade de modificar a comunicação feita por Deus. Nosso dever é entregar a mensagem, não mudá-la. Esse é o dever de todos os santos. Jd. 1:3. O cuidar de Doutrina é importante porque, através dela apresentamos a verdade e desmascaramos os falsos profetas. I Jo. 4:1. A Sã Doutrina tira os lobos do esconderijo. Mt.7:15 e Atos 20:29. A afirmação salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”, não está tratando da salvação eterna. Pois, a salvação é unicamente pela graça. Ef. 2:8-9. Refere-se ao fato do ministro que persevera na doutrina, salva a sua vida e daqueles que o ouvem de caírem nos ensinamentos do evangelho anátema. Gl. 1:6-9.


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário