quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 2:8-15 Ensinamento 6

 


Ensinamento 6. 

Leitura bíblica: Colossenses 2:8-15.

Colossenses 2:8. Cuidado para não se prender as vãs filosofias. Paulo intensifica o assunto iniciado no versículo 4: o cuidado para não deixar que as filosofias e tradições dos homens afastem o crente de Deus. O inimigo anda em derredor buscando a quem possa tragar. I Pe. 5:8. Por que tal preocupação? Na época de Paulo existiam e nos dias atuais existem crentes que realmente, foram iluminados e receberam a graça de Deus verdadeiramente e escolhem viver por regramentos dos homens. Gl. 4:9. Não podemos negligenciar o ensinamento Escriturístico. Hb. 5:11 e Is. 8:20. Quando o crente segue qualquer ensino que não for de acordo com a doutrina de Cristo, ele está prevaricando contra a sã doutrina. Na verdade, o que está dito é que todo aquele que não persevera na doutrina que Cristo trouxe é um prevaricador da Palavra de Deus. Jo. 7: 16-18. Neste caso a prevaricação é seguir doutrinas estranhas daquelas ensinadas por Cristo e posteriormente pelos apóstolos. Atos 2:42. Não caia nos falsos ensinos de homens. A ordem é reter o ensinamento da forma em que recebemos e não colocar outro fundamento. Tito 1:9/ I Co. 11:2 e I Co. 3:11.

Colossenses 2: 9. A plenitude da divindade. A Bíblia é clara, perfeita e não deixa a menor dúvida sobre a divindade de Cristo. Veja bem, Jesus é Deus encarnado; portanto, ser levado cativo por outra filosofia é, de fato, "engano vazio". Qualquer ponto fora da curva, no que diz respeito a divindade de Cristo, faz parte do engano filosófico das doutrinas humanas. I Tm. 3:16. Cristo é a manifestação visível do Deus invisível. Hb. 1:3.

Colossenses 2:10-11. Perfeitos em Cristo. Aos olhos de Deus, o espírito de todos os seus santos são perfeitos, porque eles colocaram sua fé no Senhor Jesus Cristo para a salvação. Jesus derramou seu sangue sem pecado para pagar pelos nossos pecados. I Pe. 3:18. Ele pagou pelos nossos pecados e que agora podemos descansar em Sua obra consumada, porque os nossos pecados se foram! Nosso espírito (não nossa carne) foi aperfeiçoado por meio da Expiação de sangue concluída do Senhor Jesus Cristo. Hb. 8:12. O fato da perfeição da obra exclusivíssima de Cristo, não exclui a nossa responsabilidade. I Jo. 2:3-6. Quando a Bíblia afirma que Cristo é o cabeça de todo principado e potestades, quer dizer que o Seu nome é sobre todos. Ou seja, o nome de Cristo hoje está sobre todo principado, poder, potestade e domínio, fato é que na eternidade o nome do nosso Senhor e Salvador também estará acima de qualquer outro nome. O mundanismo (apesar de tentar) jamais terá um nome maior do que o de Cristo. Podemos afirmar que, a posição de Jesus no céu O coloca "muito acima de todo governo, autoridade, poder e domínio".Ef. 1:21.

Colossenses 2:12.Ressuscitado pela fé. Nós entendemos e acreditamos que o batismo não é um "sacramento" que dá a graça salvadora, mas uma ordenança. Nós não somos salvos pelo batismo, mas pela fé em Jesus Cristo e no Seu sangue. Ap. 1:5. O batismo é o símbolo exterior do que já tem acontecido no coração daquele que confiou no Senhor Jesus Cristo para a salvação completa. I Co. 12:13.

Colossenses 2:13. Vivificados em Cristo.   Uma pessoa que está espiritualmente morta está separada de Deus, estando sujeita ao poder demoníaco do príncipe das potestades do ar. Ou seja, a vontade do perdido está condicionada ao “deus” desse século. II Co. 4:4 e Lc. 4:5-6. Na incircuncisão de sua carne, significa que o homem natural não rejeita a velha natureza carnal. Ou seja, àqueles que estão na carne são inimigos de Deus. A inclinação da carne e morte, já a inclinação do Espírito é vida. Ro. 8:5-8. No momento em que Deus Pai ressuscitou a Cristo é a certeza de que todo aquele que estiver nEle (Cristo) deixa a condenação advinda da carne e ressuscita para uma nova e eterna vida. I Pe. 3:18 e Ro.8:11. Além de receber essa nova vida, o salvo sabe que tem um lugar no reino celestial de Cristo. Claro que, o assentar nos lugares celestiais, só ocorrerá após o retorno do nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus, então poderemos compreender esta gloriosa promessa que nos será manifestada. Cl. 3:3-4 e Fp. 3:20-21. A salvação, literalmente significa uma mudança na nossa condição espiritual diante de Deus.
Por meio da obra de Cristo: termos os nossos pecados perdoados e sairmos da posição de condenados e filhos do Diabo, para salvos e filhos de Deus.

Colossenses 2:14-15. Riscou a cédula que nos era contrária. O fato do perdão do pecado é sacramentado nessa passagem, onde as Escrituras afirmam que naquele madeiro (maldito), Cristo se fez maldição por nós. Gl. 3:13. E levou sobre Si todas as nossas ofensas e riscou de uma vez por todas, a cédula (Escrito particular em que se reconhece promessa ou obrigação), que nos era contraria. A última palavra que o nosso Salvador expressou enquanto Deus encarnado, foi “Está consumado” Jo. 19:30. A palavra grega traduzida como "está consumado" é tetelestai , um termo contábil que significa "pago integralmente". Quando Jesus proferiu estas palavras, Ele simplesmente declarou que havia cumprido totalmente a obra que Pai havia Lhe dado para ser feita. Jo. 17:4. A morte vicaria (do latim vicarius, "substituto") de Cristo efetuou uma eterna redenção para todos quem creem em Sua obra. No madeiro Cristo pagou o preço da penalidade e imputação do pecado. Sabemos que o pecado tem um justo pagamento a ser efetuado: a morte eterna. No caso dos crentes Cristo pagou este preço no lugar deles. Is. 53:4-5 e Ro. 6:23.

Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário