domingo, 16 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de II Timóteo 1:1-9 Ensinamento 1

 


Ensinamento
I

Leitura Bíblica: II Timóteo 1:1-9.


  • II  Tm.1:1-2. Explicações, destinatário da carta e saudações. Paulo inicia a sua segunda epístola ao jovem pastor Timóteo, explicando que ele não se ofereceu para o apostolado, mas, foi escolhido por Deus para desempenhar tal função. Gl. 1:15 e II Co. 1:1. O apóstolo, também revela qual e sua verdadeira esperança e em qual pessoa está essa esperança. Tt. 1:2 e I Jo. 5:11-12. A carta é direcionada a Timóteo, o qual Paulo refere-se como um amado filho. Ele saudou Timóteo com uma saudação que expressa literalmente o amor de Deus para com os seus filhos. Graça, misericórdia e paz.

  • II Tm.1:3-4. Interseção de Paulo por Timóteo em oração. Nessa passagem, Paulo agradece a Deus e enfatiza que O serve de consciência limpa. Novamente o apóstolo traz a memória a importância da oração por aqueles que amamos e pela obra missionária. Timóteo estava na lista de oração de Paulo. Era uma prática regular do apóstolo orar por aqueles que eram preciosos para ele. Exemplo que, todo crente deve receber como exortação e orar por todos os irmãos. Ef. 1:16. A importância de estarmos em oração pela firmeza dos irmãos é algo sublime e que agrada a Deus. Tenha sempre em mente, que quanto mais firme o crente está, mais determinado Satanás estará em atrapalhar. Por isso mesmo, devemos estar vigilantes nas orações pelos santos. Ef.6:18.

  • II Tm.1:5. Lembrando a fé não fingida. No versículo 3 Paulo, faz uma menção honrosa aos seus antepassados que serviu a Deus. Agora, o apóstolo traz a tona a firmeza da fé não fingida de Timóteo. Então, ele reporta-se ao fiel testemunho de Lóide (avó) e Eunice (mãe) enfatizando que a fé verdadeira (não fingida) habitou primeiramente nelas. No modelo criado por Deus a incumbência de instruir os filhos nos caminhos do Senhor (desde cedo) pertence a família (pai e mãe). Sendo que o pai é o cabeça da família, cabendo as mães (na ausência dos pais) no modelo Bíblico pois, passavam a maior parte do tempo com os filhos, já que o esposo, saía para suprir as necessidades materiais da família, ensinar desde a meninice às Sagradas Escrituras II Tm. 3.15. Loide e Eunice, representam nesse fragmento o padrão bíblico das mulheres crentes como ajudadoras idôneas, devem se comportar. Jamais devemos esquecer da importância das mulheres com mais maduridade na fé. Tt. 2:3-5. Não existe cuidado maior de uma mãe para com o filho, do que zelar pelo seu aprendizado espiritual. I Tm. 5:8. não fingida é aquela dada por Deus aos santos. Jd. 1:3.

  • II  Tm. 1:6. O Despertar do dom. No estudo da primeira epístola de Paulo a Timóteo em especial no versículo 22 do capítulo 5, aprendemos que Impor as mãos, refere-se a escolha da liderança da igreja. Vimos também que Timóteo recebeu o dom de liderar e ensinar nas assembleias do Senhor através da imposição das mãos. I Tm. 4:14. Não apenas a liderança da igreja deve acalorar o desejo de estar pronto para servir. A nossa vida na carne é breve e pode ser ceifada a qualquer momento. Sl. 103:15-16. Por isso, devemos sair do “modus operandis” do sono para despertar para a obra do Senhor. Ro. 13:11.

  • II Tm.1:7. Deus não nos deu espírito de temor. Temos aqui a continuação do exposto do versículo 6. No contexto Paulo explica a Timóteo que ele não deve temer o servir ao Senhor, pois, o próprio Deus irá capacitá-lo para o serviço. II Co. 3:5 e I Co. 15:10. O crente tem convicção plena que a graça de Deus é suficiente. II Co. 12:9. Quando recebemos Cristo como nosso único e todo suficiente Salvador, passamos de servo do pecado a templo do Espirito Santo. I Co. 3:16 e Ef. 2:22. Ora se o crente recebe Cristo, logicamente também recebe o Espírito do Senhor, sendo justamente o Espírito que nos tira o temor e nos dá fortaleza, amor e moderação. I Co. 2:12-13. O objetivo da vida e morte de um crente é engradecer a Cristo. Fp. 1:20.

  • II  Tm.1:8. Não devemos nos envergonhar do testemunho de Cristo. A ordem ou alerta foi dado a Timóteo, todavia todos os crentes devem recebê-la e pô-la em prática. A exortação é não se envergonhar do “testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo” e do glorioso evangelho da salvação pela graça por meio de nossa fé em Jesus. Ap. 1:1-3 e Ro. 1:16. O verdadeiro Evangelho prega, a obra de Cristo como a única saída para salvar o pecador do inferno. I Co. 15:1-4. As boas novas “Cristo morreu pelos nossos pecados” II Co. 5:21. Para os judeus era um escândalo, para os gregos era loucura, já para o crente é literalmente o poder de Deus. I Co. 1:23-24. Os salvos não devem ser apáticos ou dispersos na obra do Senhor, mas, firmes, contantes e abundantes. I Co. 15:58. Sob a autoridade do Espírito Santo, devemos estar ativamente engajados na obra que Deus nos deu para fazer - porque somos capacitados e fortalecidos por Ele para enfrentarmos as perseguições advinda do nosso viver em Cristo. II Tm. 3:12 e I Pe. 5:10

  • II Tm.1:9. Cristo nos salvou e nos chamou. A obra vicaria de Cristo salvou tudo aquele que nEle crer da penalidade do pecador. Cl. 2:13-14. Devemos entender que a salvação é uma demonstração da vontade de Deus, para com os pecadores. Ef. 1:5. Já o plano de salvação religioso, é um amontoado de rituais e preceitos. Cl. 2:20-23. Através queda de Adão entrou o pecado e a morte para todos. Ro. 5:12. Então todos pecaram e estão condenados. Ro. 3:23 e Ec. 7:20. Então receberemos a justa recompensa. Ro. 6:23 e a separação eterna de Deus. Ap. 20:11-15.Sem o plano de salvação de Deus, a morte eterna é o destino de todo ser humano. Deus através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Deus tornou-se carne e viveu entre nos. Jo. 1:1 e 14.Não conheceu o pecado e se fez pecado por nós. Hb. 4:15 e II Co. 5:21. Notadamente, os nossos pecados são a causa da morte de Cristo. I Co. 15:-1-3 e Is. 53:4-5. A salvação é condicionada a fé e o arrependimento. At. 16:31 e Lc.13:3. O único requisito para a salvação é crer. Jo. 5:24 e Ef. 2:8-9. Ao recebemos Cristo, nos tornarmos filhos. Jo. 1:12-13 e jamais seremos lançados fora. Jo. 6:37.

Referência Bíblica: Bíblia ACF.

Pr. Walter Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário