sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 1:12-20 Ensinamento 2

 


Ensinamento II

Leitura Bíblica: I Timóteo. 1:12-20  1:12-20.


I Tm. 1:12-13. Agradecimento de Paulo a Cristo. As credenciais de Paulo não são muito boas, para dizer o mínimo. Ele era um blasfemador, perseguidor e injuriador do Caminho. Paulo não era apenas um oponente intelectual da igreja de Cristo, muito pelo contrário, era um feroz perseguidor de todo e qualquer ajuntamento Bíblico que proclamasse o Evangelho sagrado de Cristo. Gl. 1:13. A ida de Paulo a Damasco tinha um único objetivo assolar a igreja do Senhor. Atos 8:3 e Atos 9:1-2. Vemos aqui, a grande soberania de Deus na vida de Paulo, aquele que outrora era PERSEGUIDOR Das igrejas que estavam em Cristo. Fp. 3:6. Passou a anunciar o Caminho que ele tentou destruir. Gl. 1:22-23. Por esse motivo, o apóstolo dar graças ao nosso Senhor, pois Ele o teve por fiel para o Seu ministério. I Co. 4:1.

I Tm. 1:14. Superabundou a graça de nosso Senhor. Nos versículos 12-13 Paulo testemunha sobre a sua conduta antes de encontra com Cristo. Como alguém passa de perseguidor a proclamador do caminho? A resposta para essa pergunta é simples a graça e misericórdia de Deus. No versus 14 encontramos os dois elementos cruciais da salvação: GRAÇA E FÉ. Onde o pecado abundou, superabundou a graça de Cristo. Ro. 5:20. O Verbo se fez carne e nos apresentou a Sua graça e verdade. Jo. 1:14-17. O entendimento dos salvos devem estar povoado com a certeza que a graça nos dada é um favor imerecido. Ef. 2:8-9.

I Tm. 1:15. Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. Quando Paulo afirma que a sua fala é fiel e digna de toda a aceitação, ele simplesmente apresenta uma declaração de grande importância para nosso destino eterno, na qual devemos crer. Ef. 1:13. Através de um homem Adão entrou o pecado no mundo, com isso, todos pecaram. Ro. 3:23. O pecado trouxe junto consigo a morte. Por um ato de JUSTIÇA do nosso salvador Jesus Cristo, recebemos algum que não merecemos: a vida eterna Ro. 5:17-19. Não existe nenhuma possibilidade do HOMEM conquistar a salvação com base em obras, a única forma de o pecador arrependido ser resgatado é Jesus Cristo, não salvação fora dEle Atos 4:10-12. O astuto inimigo usando os seus ministros, incutiu na mente dos perdidos que a condenação é decorrente dos pecados cometidos e que no dia do juízo final, haveria um batimento de contas. Ledo engano, quando nascemos recebemos a herança condenatória proveniente de Adão. Ro. 512. . A palavra de Deus, que é a verdade eterna, nos mostra que a vinda de Cristo ao mundo tem um finalidade, e essa finalidade e salvar e não condenar. Jo. 3:17-18 e Jo. 3:36. Outra gloriosa verdade, que encontramos nessa passagem é que a salvação é oferecida a todos. O no Livro Sagrado, afirma forma contundente que Deus que salvar todos os homens e para que isto ocorra Ele providenciou o Mediador. I Tm. 2:4-5. O crescimento espiritual de Paulo, é demonstrado na frase “eu sou principal”. A medida que o crente vai amadurecendo espiritualmente, mais ele ver a completa necessidade da excelente graça de Deus. I Co. 15:10.

I Tm. 1:16. A misericórdia de Cristo. Podemos definir misericórdia como, um termo Bíblico que refere-se a: benignidade; perdão; bondade; proteção de Deus para com todos e especialmente para os crentes. Sl. 25:6-7.Antes estávamos sem Cristo e sem esperança, porém, a misericórdia de Deus, nos revelou o grande ministério que esteve oculto, que é Cristo em nós a esperança da nossa glória. CL. 1:26-27. Ou seja, Deus através de Sua longanimidade e benignidade propôs segundo o beneplácito de Sua vontade, um plano para conduzir o pecador ao arrependimento. Ro. 2:4.

I Tm. 1:17. Glória eternamente ao Rei dos Séculos. Essa passagem, Refere-se a existência de apenas um Deus absoluto, único, imortal, O qual devemos (só a Ele) dá glória e honra. Deus é o Criador, Mantedor de todas as coisas, tudo foi criado por Ele e para Ele. Cl. 1:16 e I Co. 8:6. O crente deve agradecer sempre por todas as dádivas recebidas Sabendo que toda honra e toda glória só deve ser dada ao Rei dos Século. II Tm. 4:18. E como Deus sábio, mostra que a sabedoria e conhecimento do Senhor é insondável ao homem. Ele é o único que merece glória eternamente. Ro. 11:33-36. Deus é eterno não teve início nem terá fim, então a imortalidade que somente Deus tem é algo inato de Deus, um atributo que é somente seu, enquanto anjos e humanos tem uma imortalidade doada por Deus, Deus sempre foi imortal, Ele não passou a ser Ele sempre foi. I Tm. 6:15-16.

I Tm. 1:18. Militando a boa milícia. Na segunda carta escrita a Timóteo, o apóstolo, faz referência a fé não fingida e ao conhecimento das Escrituras daquele jovem. II Tm. 1:5 e II Tm. 3:15. A ideia aqui é justamente exorta a Timóteo a batalha pela a fé uma vez entregue aos santos. Jd. 1:3. A Bíblia apresenta características básicas daqueles que batalharão pela fé entregue aos santos. O soldado do exército do Senhor, necessariamente é chamado, santificado e conservado em Jesus Cristo. Qualquer que batalhe sem tais atributos está guerreando em vão. A batalha do Crente não é contra a carne ou sangue e sim contra as hostes do maligno. Ef. 6:11-12.

I Tm. 1:19-20. Rejeitaram a fé se tornaram náufragos na fé. Este versículo continua a exortação de Paulo a Timóteo do versículo anterior. Ele alerta para o perigo de não conservar a fé.  Quando o crente não conserva ou rejeita a fé torna-se náufrago, não perderá a salvação, porém, passará pelas tormentas do naufrágio. I Co. 5:5 e I Jo. 5:16-17. O apóstolo fez citação nominal de dois homens que naufragaram na fé. Eles não apenas se afastaram da fé, mas fizeram uma escolha proposital de rejeitar e a fé de forma consciente, e o resultado foi a destruição de suas vidas espirituais e o que pior perverteram a fé daqueles que os ouvia. II Tm. 2:17-18. 


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF


Nenhum comentário:

Postar um comentário