Faremos uma análise (exame minucioso) bíblico da maior declaração de amor, a qual só único e verdadeiro Deus poderia expressar.
A maior explicação (porque). Mesmo sendo Senhor de todo, Deus fez questão de explicar o porquê dEle ter amado o mundo. Todo ser humano sem Cristo está condenado. Jo. 3:18 e Jo. 36. Então o Senhor explica que Sua irá é dolorosa e assustadora e por este motivo Ele nos amou com o maior amor do mundo. Ro. 5:8-10.
O maior Ser (Deus). As Escrituras mostram Deus como o Criador de todo e todos. Is. 40:26. Quando a Bíblia refere- se a Deus como Grande é uma designação de tão amplo pensamento e supremacia total que ultrapassa nosso entendimento humano de realização ou habilidade. Sl. 145:3-5.
O maior mandamento (amou). Deus nos amou desde a eternidade passada e por toda a eternidade. Ele nos criou à Sua imagem porque, como um Deus trino, permitiu que o amor habitasse nEle como parte de sua própria natureza. O amor está na essência de quem Deus é. Nós só retribuímos parte do Seu amor. I Jo. 4:10 e I Jo.4:19.
O maior alvo e intensidade (o mundo de tal maneira). Vejam bem, Deus amou o mundo e não apenas um determinado grupo de pessoas. Existe uma enorme confusão no que diz respeito ao termo predestinação, principalmente no sistema religioso denominado Calvinista, que apregoa que algumas pessoas foram predestinadas para salvação e outras para a condenação. Teoria totalmente contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras, que afirma que Deus amou (no passado) o mundo e entregou o Seu filho unigênito para salvar todo aquele que nEle crer. Sabemos que Deus não tem prazer na morte do ímpio. Ez. 33:11. O Livro Sagrado, afirma de forma contundente que Deus que salvar todos os homens e para que isto ocorra Ele providenciou o Mediador. I Tm. 2:3-5.
Maior dádiva (que deu). A situação do homem natural sem Cristo é algo terrível e assustador. Ro. 3:23 e Ro. 6:23. Por esse motivo era necessário o sacrifício expiatório. Então Deus em Sua infinita bondade escolheu dar o Seu Filho amado para resgatar os pecadores da condenação eterna com o Seu próprio sangue. I Pe. 1:18-19. Cristo levou sobre Si o castigo que era para ser aplicado a nós. Is. 53:5. Portanto o único CAMINHO que resta ao pecador é a morte de um substituto e não poderá ser qualquer substituto e sim aquele aprovado por Deus. Jo.1:29.
O livramento (não pereça). Também devemos enfatizar, que a obra da graça é perfeita, não necessita de complemento e não poderá ser desfeita. Jesus recebe o pecador do Pai e de maneira nenhuma o lançará fora. Jo. 6:37. Temos garantia de vida eterna nas mãos de Deus. Jo.10:27-29. Esses versículos garante uma dupla segurança: as ovelhas estão tanto nas mãos de Cristo, como nas mãos de Deus. O Pai é maior que todos, nada neste mundo é maior que Deus. Não existe a menor possibilidade que seja de alguma criatura conseguir subtrair as ovelhas das mãos do Nosso Amado Deus. Todo aquele que nasceu em Espírito e tornou-se filho de Deus está livre da condenação. Ro. 8:1.
Segurança eterna (mas tenha a vida eterna). O pecador remido sabe que está indo para céu porque Deus já lhe deu vida eterna. Ele não está esperando receber a vida eterna, ele já a tem, a vida eterna como uma possessão presente. I Jo. 5:12-13. Temos a certeza de salvação por que Deus afirma que todo aquele que crer em Cristo TEM A VIDA ETERNA. É impossível que Deus minta Hb 6:18. Então retenhamos firme a confiança em Nosso Salvador, pois nada, mais nada mesmo nos separará do amor de Deus. Ro.8:38-39. Ele pagou pelos nossos pecados e que agora podemos descansar em Sua obra consumada, porque os nossos pecados se foram! Nosso espírito (não nossa carne) foi aperfeiçoado por meio da Expiação de sangue concluída do Senhor Jesus Cristo, e eu sei que estou indo para o Céu!. Jo. 17:3.
Citações Bíblica: Bíblia ACF- Almeida Corrigida e Fiel.
Pr. Walter Costa
Esperança-PB
Amém
ResponderExcluir