quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 1:1-8 Ensinamento 1

 


Ensinamento 1. Leitura bíblica: Colossenses 1:1-8.

Colossenses 1:1. Apóstolo pela vontade de Deus. Paulo não escolheu o apostolado, mas foi escolhido por Deus para desempenhar tal função. Notadamente, Paulo não estava entre os 12 escolhidos inicialmente por Cristo. Lc. 6:13. Entretanto, ele faz uma afirmação a qual mostra a fonte de sua autoridade espiritual. Ro. 1:1 e Gl. 1:13-15. O propósito no coração de Paulo quando saiu a Damasco, era totalmente destinto dos fatos ocorridos, o seu intuito era destruir a igreja de Deus. At. 9:1-2. Porém, o conselho do Senhor sempre prevalecerá. At. 9:15-16. Timóteo era o fiel escudeiro e companheiro de batalhas de Paulo.

Colossenses 1:2. Destinatários da carta.  Os destinatários desta carta eram os santos e irmãos de Colossenses. Esta igreja estava situada na cidade de Colossos, uma aldeia da Ásia Menor. A cidade de Colossos faz parte de um aglomerado de três cidades em um importante cruzamento na Turquia Antiga, ao lado de Hierápolis e Laodiceia. Os irmãos daquela igreja, não haviam recebido a visita de Paulo. Cl.1:4 e Cl. 2:1. Provavelmente o trabalho foi iniciado por Epafras. Cl. 1:7. Mas, quando Paulo estava preso em Roma, aconteceu também a prisão de Epafras. Cl. 4:12 e Fl. 1:23. Na ocasião, Epafras relatou ao apóstolo as condições da igreja dos Colossenses. Paulo aproveitou e escreveu a epístola com o intuito de encorajar aqueles irmãos.

Colossenses 1:3. Orando sempre pelos irmãos. Paulo, agradece a Deus pelos irmãos de Colossos e o modo usado para isso é a oração.  Embora, Paulo não tenha tido a oportunidade de visitar a igreja em Colossos, ele teve a iniciativa de orar por ela. Esse exemplo, é algo que todo crente deve receber como exortação e orar por todos os irmãos. Mesmo por aqueles que não conhecemos pessoalmente. Ef. 1:16.

Colossenses 1:4. A fé dos irmãos de Colossos. O apóstolo faz menção a fé e ao amor dos irmãos da igreja de Cristo em Colossos Quando alcançamos a fé verdadeira que é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hb. 11:1. Desejamos imensamente manter uma comunhão verdadeira com o Nosso Salvador e em consequência disso, amamos os nossos irmãos. I Jo. 4:20-21. Sabemos que as três principais virtudes de um crente, são a fé, a esperança e o amor. Sendo, o amor a maior virtude dos salvos. I Co.13:13.

Colossenses 1:5. A Esperança reservada aos salvos. No versículo anterior, Paulo menciona a fé e o amor dos Colossenses, na passagem atual ele complementa a terceira virtude mencionada em I Coríntios 13:13 que é a esperança. Ter esperança é crer e anelar por algo que acontecerá. Os salvos não enxergam a esperança, mas são convictos que ela é a causa da sua salvação. Ro. 8:24-25. Antes estávamos sem Cristo e sem esperança, porém a misericórdia de Deus, nos revelou o grande mistério que esteve oculto, que é Cristo em nós a esperança da nossa glória. CL. 1:26-27. Irmãos, quão grande e excelente glória nos será revelada. Ro. 8:18 e II Co. 4:17-18. Já somos salvos, entretanto aguardamos a bem-aventurada esperança, a qual podemos traduzir como vida eterna. Tt. 2:13. Quando recebemos e cremos no Evangelho Eterno. Ef. 1:13-14. Trocarmos o desejo por coisas temporárias por uma viva esperança, que podemos defini-la como uma herança incorruptível e incontaminável. I Pe. 1:3-5.

Colossenses 1:6. A graça de Deus em verdade. No momento em que o crente conhece a graça de Deus através da Sua perfeita Palavra, começa a frutificar, crescer e entender a doutrina do Senhor, devemos entender que a transformação pela qual o crente passa é decorrência da ação do Espírito Santo que renova o nosso entendimento. Ro. 12:2. A graça de Deus é suficiente para edificar e estimular a vida do crente. I Co. 15:10. Deus nos acrescenta a graça em todos os momentos e esta ação do Nosso Senhor é permanente na vida dos salvos, Ele usa-nos para transbordamos em toda boa obra. II Co.9:8.

Portanto a graça de Deus é:

  1. Gratuita. Ro.3:24.

  2. Excelente. II Co. 9:14.

  3. Superabundante. Ro. 5:20.

  4. Verdadeira. I Pe. 5:10-12.

Colossenses 1:7-8. Epafras um fiel ministro de DEUS. Epafras, aparentemente, era o líder ou pastor da igreja em Colossos. E Paulo o apresentou como nosso amado conservo. Notamos que o apóstolo faz um elogio ao irmão Epafras, que ensinou a verdade aos Colossenses. A igreja de Deus tem a obrigação de cuidar da doutrina que Cristo, nosso único Mediador, conduziu do céu até nós e é através deste ensinamento que testificamos se esta doutrina é de Deus ou de homens. João 7:16-17. Neste sentido, a igreja local (batista de função) é a responsável pela preservação e propagação da Sã Doutrina. Atos 2: 42 e I Co.11:2.. Sempre dentro do contexto Escriturístico, o ajuntamento bíblico tem a obrigação de preservar firme e fielmente a verdade, sempre conforme a sã doutrina, fazendo isso seremos capazes de convencer aqueles que são contrários ao ensinamento puro e verdadeiro. Tt. 1:9. Foi por meio de Epafras que Paulo aprendeu sobre os colossenses, sua fé, suas lutas e seu amor em Espírito para com Paulo.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário