sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 3:8-16 Ensinamento 6

 


Ensinamento VI
Leitura Bíblica: I Timóteo 3:8-16


I Tm. 3:8-9. Qualificações Escriturística para o diácono. Os Diáconos, são servos a serviço da igreja, todos os homens de uma igreja batista são por natureza diáconos. Atos 6:1-4. Podemos definir da seguinte maneira, o pastor é o responsável pela parte espiritual das ovelhas de Cristo. Já o diácono, fica com a responsabilidade material da igreja. As qualificações bíblicas para um diácono, focam principalmente o caráter e os relacionamentos dentro da igreja, família e comunidade.  Os diáconos devem ser pessoas de caráter impecável e profunda fé no Espírito Santo, cheios dos frutos de justiça e conservando uma boa consciência. Fp. 1:11 e I Tm. 1:19. Distintivos Batistas Relacionados a Pastores e Diáconos, a Bíblia é a autoridade final de fé e prática na assembleia.  Cada congregação é responsável pela seleção de seu pastor e diáconos. O governo está nas mãos da igreja como um todo, não do pastor ou dos diáconos. Atos 14:23.

I Tm. 3:10. Os diáconos sejam provados, antes de servir. Essa “provação” feita aos diáconos é feita ao longo do tempo pelo qual o crente é membrado a igreja. Nas igrejas batistas Bíblicas fundamentalista, o homem convertido é visto como um potencial diácono e tem suas características interna e externas examinadas. Não implicando em um exame formal, mas uma observação do seu comportamento dentro e fora da igreja. II Tm. 2:2. ´Podemos disse que, a IRREPREENSIBILIDADE (qualidade ou caráter de irrepreensível) é o resultado prova feita aos possível diácono. I Pe. 1:7.

I Tm. 3:11-12. O comportamento da esposa do diácono. Faz parte do exame do diácono (e também do pastor) o modo comportamental da esposa. A bíblia mostra algumas qualidades das esposas daqueles que estão em posição de liderança (e deve ser de toda mulher crente). Alguns enxergam nessa passagem, que Paulo está referindo-se não as esposas dos diáconos e sim a função de “diaconisa”. Entretanto, o versículo 11 nada diz sobre diaconisa, pelas seguintes razões:

1. A Bíblia não faz referência nenhuma sobre o assunto.

2. Em Filipenses Paulo faz referência a apenas pastores e diáconos. Fp. 1:1.

3. O versículo 12 mostra que o diácono (assim como o pastor) deve ser casado com uma mulher. Portanto não há o que fala sobre diaconisa. Assim como o pastor o diácno deve fidelidade a sua esposa. Tt. 1:6-A. Um comportamento adequado no falar, no vestir, uma boa relação com os demais (fundada na honestidade, essas características refletirão em honra e boa reputação para os maridos. Pv. 31:23 e 28.

I Tm. 3:13-14. O servir bem. Paulo, após mostrar as qualificações básicas para a função do diácono, agora ele trata do resultado final daqueles que serviram bem ao Senhor. Ro. 12:11. É bom ter em mente, que a “boa posição” é perante Deus e não perante os homens. Atos 5:29.Um servo fiel pode ir ousadamente perante o Senhor em oração, sabendo que está fazendo a vontade de DeusHb. 4:16. A confiança do servo fiel é justamente a fidelidade de Deus. Hb. 6:10.

I Tm. 3:15. Como convém andar na igreja de Deus. Apesar de Paulo estar falando do comportamento daqueles que exercem alguma liderança na igreja. Essa passagem, deve ser absolvida para todos os crentes. Devemos sempre nos questionar: Como estar sendo o meu compromisso com a casa do Deus vivo? O salvo deve glorificar a Deus no corpo e no espírito. I Co. 6:19-20 e I Co. 10:31. Não pertencemos a nós mesmos, e sim, somos propriedade particular de Deus. Do mesmo modo, que recebemos tão grande benção de sermos feitos filhos de Deus. I Jo. 3:2, recebemos o compromisso de glorificar a Deus, tanto no corpo, como no espírito. O vestir, o falar, o comportamento, tudo deve ser feito para honra e glória do Nosso Deus. O crente deve apresentar o corpo em culto racional a Deus. Ro. 12:1-2.. A apresentar o nosso corpo em sacrifício vivo, nada mais é, do que ser transformado, aceitando a vontade de Deus e não se conformando com as concupiscências do mundo, aprovando o que a Ele é agradável. Ef. 5:10. Deus é a coluna da firmeza e verdade e a Sua igreja é a plenitude de Cristo na terra. Ef. 1:22-23. O andar conveniente para com a plenitude de Cristo (igreja), requer determinados atributos que se manifestam através do caminhar do crente, devemos marchar dignamente diante do Senhor; frutificar e crescer no conhecimento de Deus. (Cl. 1:10). Nosso interesse principal, deve ser as coisas de cima (Cl. 3:1-2).


I Tm. 3:16.O mistério da piedade. Neste versículo o Espírito Santo, desmonta toda e qualquer doutrina contrária a divindade de Cristo. No princípio era o VERBO e o verbo se manifestou na Carne. Jo. 1:1 e Jo. 1:14. Algumas seitas propagadoras de doutrinas de demônios, negam a dividade de Cristo, tratando-O como um Deus ou um espírito. Esse ensinamento não encontra respaldo nas Escrituras, que mostram Cristo como sendo o Deus verdadeiro. I Jo. 5:20. O próprio Cristo quando esteve em Seu ministério terreno, nos mostra claramente, que Ele e o Pai são a mesma pessoa. Jo.14:8-9 e Jo. 10:30. A Bíblia mostra clara e objetivamente, que Cristo é literalmente a expressa imagem de Deus. Hb. 1:3. O apóstolo mostra-nos que Jesus não era apenas Deus, mas sim Deus encarnado. Fp. 2:6-8. Ou seja, Jesus tornou-se homem, mas esse fato, não fez com Ele deixasse de ser Deus. Nesse caso, fica claro que Jesus é o Senhor em todas as esferas da vida de um crente (no plano espiritual e no plano carnal), qualquer outra afirmação contrária estaríamos NEGANDO-O. Jd. 1:4.


As adulterações do Texto Crítico. As bíblias falsas que são traduzidas com base no TC-Texto Crítico, adulteram a palavra Deus, a substituindo por “aquele”. O grande intuito dos falsificadores da Palavra de Deus é desonrar e desqualificar a obra e divindade de Cristo. Nesse texto em particular os falsificadores do Tc tentam destruir uma prova Escriturística que confirma que Cristo É DEUS. Mt. 1:23.


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF


Nenhum comentário:

Postar um comentário