quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 4:1-9 Ensinamento 10

 


Ensinamento 10 

Leitura Bíblica: Filipenses 4:1-9.


Filipenses 4:1. Exortação a firmeza. A FIRMEZA faz parte da vida dos batistas bíblicos fundamentalista, este fato exige a total separação do erro doutrinário, não podemos ter comunhão com as igrejas universalistas (aquelas que pregam uma igreja local e outra universal) ou com qualquer outra que prega o outro evangelho. Gl.1:6-8. Não podemos cair na grande cilada de Satanás que é o ecumenismo, doutrina satânica que prega a união de todas as crenças, que todos são irmãos, que todos os caminhos levam a Deus, isto é uma grande mentira, só irão a Deus aqueles que seguem o verdadeiro Caminho. Jo. 14:6. Quando nos aprofundamos no conhecimento da sã doutrina, através da leitura, meditação e obediência às Sagradas Escrituras ficamos firmes e evitamos o tropeço. II Pe. 1:10. Todo cuidado é pouco, quando se trata das armadilhas que o inimigo prepara para os santos, nem tudo que tem aparência de luz é luz, exatamente ao contrário, o outro evangelho aparenta ser obra de Deus, mas, é enganoso, mentiroso e maldito, nós devemos está firmados na verdade. Jo. 17:17. A alegria e coroa do apóstolo é justamente a firmeza dos irmãos de Filipos. Fp. 2:16.

Filipenses 4:2-3. Paulo roga por Evódia e Síntique. Quem são Evódia e Síntique? Podemos afirmar que eram duas mulheres crentes membradas a igreja de Deus que estava em Filipos. Aparentemente o problema existente, era a falta de firmeza das duas. No versículo 1 temos uma ordem no imperativo “estai firmes”, no verso 2 Paulo rogo que ambas “sintam o mesmo”. Sentir o mesmo, quer dizer a necessidade de todos os crentes membrados a uma igreja local, bíblica e independente de forma diligente defenderem a doutrina, dendo entre si o mesmo parecer. I Co. 1:10. Um dos pilares da fé fundamentalista é honrar e glorificar somente a Deus. Renunciamos a nós mesmos com alegria. Mt. 16:24 e Fp. 1:21. A salvação é um ato, porém a edificação é um processo com diversas fases, dentro deste contexto, podemos comparar o salvo a uma árvore na qual Cristo é a raiz principal. Os crentes como raízes secundárias, só estarão firmes se estiverem arraigados nEle, quando estamos em Cristo temos segurança, pois sabemos que da raiz principal é que brota a vida, o alimento, a produtividade, a graça e contentamento. Neste sentido, quando mais enraizado estiver o crente, mais útil será para a obra do Senhor. Cl. 2:5-7.

Filipenses 4:4-5. Regozijo e equidade características os filhos de Deus.

A alegria deve ser um estado permanente e natural nos crentes. A nossa alegria está intimamente ligada a nossa salvação e ao nosso relacionamento para com Deus. Sl. 40:16 e Sl. 28:7. Esse fato, não que dizer que não tenhamos tristeza em alguns momentos de nossas vidas, às vezes por culpa do pecado. Sl. 51:12. Outras vezes, por perdas ou problemas com pessoas que amamos. Fp. 2:27. Ora, se esperarmos em Cristo apenas nessa vida, seremos os mais miseráveis de todos homens. I Co. 15:19. A equidade diz respeito ao modo de agir do crente, que deve ser imparcial justo e honesto. Tt. 2:12.

Filipenses 4:6. Não estejais inquietos por coisa alguma. A inquietude não deve fazer parte do cotidiano do crente. Devemos expor as nossas necessidades a Deus em orações e suplicas, temos por natureza o extinto de pedir, porém o nosso pedido deve ser acompanhado do agradecimento. Segundo a vontade dEle seremos atendido, o fato de estarmos em oração constante, não significa que nosso pleito será atendido. O crente sabe que a vontade soberana de Deus é perfeita e prevalecerá sobre a dele, este fato não nos impede de confiarmos e de O buscarmos em oração. I Jo. 5:14. Independentemente da situação em que se encontra o salvo tem a obrigação de agradecer sempre ao Salvador Cristo Jesus. Por temos a velha natureza pecaminosa, que ainda habita em nós, por diversas vezes não nos contentamos com a vontade de Deus em nossas vidas e esquecemos de agradecer. Cl. 3:15.

Filipenses 4:7. A paz de Deus excede ao entendimento. O crente tem a grandiosa promessa que a sua paz está em Cristo. Esse fato consolo e tranquilidade para os filhos de Deus, mesmo nos momentos de aflições. Jo. 16:33. Buscar paz em qualquer outro lugar é uma armadilha. Outros métodos de encontrar paz ou segurança só levam à ansiedade. A paz que encontramos em Cristo é eterna e resistirá a quaisquer circunstâncias. Independente da situação ou circunstância o crente sempre terá paz, confiança e conforto. Jo. 14:27. A nossa paz com Deus é fruto da nossa justificação, então o nosso pensar e o nosso coração estão em Cristo, afinal, Ele é a nossa paz. Ro. 5:1.

Filipenses 4:8. Tudo que honesto e verdadeiro. O viver do crente não pode ser igual ao viver do incrédulo. I Tes. 5:22 e I Pe. 2:12. Então com esta verdade adentrada em nossos corações, devemos engrandecer ao Senhor seja pela vida ou seja pela morte. I Pe. 4:15-16 e Fp. 1:20 O fator primordial que devemos receber como aplicação na passagem em estudo, é que o salvo não deve buscar, nem pensar nas coisas terrenas e sim nas celestes. Cl. 3:1-3.

Filipenses 4:9. Pondo em prática os ensinamentos. Não adianta ter conhecimento doutrinário, sem pô-lo em prática. Nesse contexto, Paulo exorta aos irmãos de Filipos a serem seus imitadores, pois ele imitava Cristo e a melhor forma de imitarmos a Paulo e consequentemente a Cristo é reter e guardar os ensinamentos do mesmo modo que recebemos. I Tes. 1:6 e I Co. 11:1-2. Sabendo que a nossa obediência é a causa da boa comunhão com o nosso Pai, que não nos deixará e não nos abandonará. Hb. 13:5-6.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário