quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 3:8-17 Ensinamento 9

 


Ensinamento 9. Leitura bíblica: Cl. 3:8-17.


Colossenses 3:8. Despojando-se dos vícios da velha criatura. O crente deve DEIXAR o trato passado, onde as decisões eram tomadas através da escuridão das trevas, sem nenhuma orientação do Espírito que agora habita em nós e TORNAR-SE NOVO, demonstrando através do bom testemunho que hoje você vive em novidade da vida. Ro. 6:4. A exortação principal do versículo diz respeito ao nosso falar. Da boca dos filhos não devem proceder palavras torpes (aquela palavra de baixo calão, com sentidos e intenções imputadas, seja no sentido sexual, ou impuro em outro qualquer sentido maligno).Ef. 4:29. A Bíblia ensina que os crentes são o sal da terra. Mt. 5:13. A forma que os salvos demonstram que estão conservando os nutrientes que os tornam diferentes do mundo é tendo um testemunho correto diante de Deus e dos homens, fazendo isso, ele não torna o sal insípido, que não tem gosto; destituído de qualquer sabor ou que o tem insuficientemente. Mc. 9:50. O vosso falar seja sempre bem temperado, sim, sim ou não, não. Cl. 4:6 e Mt. 5:37.


Colossenses 3:9. Não mintais uns aos outros. A mentira deve aborrecer os justos. Pv. 13:5. Imaginem vocês, um crente praticante da mentira (característica peculiar dos ímpios), ele macularia o seu testemunho. A mentira faz parte do cotidiano dos que vivem no que chamamos de mundo. Sabemos que o pai da mentira é o Diabo. Jo. 8:44. Quando um crente abre sua boca para proferir qualquer espécie de mentira, ele está alegrando e fazendo a vontade do inimigo. Neste sentido temos a exortação de deixamos a mentira e falamos somente a verdade. Na realidade o crente por sua nova natureza tem a obrigação de se vestir do novo e não viver na prática que era tão comum a velha criatura. Ou seja, em vez de mentir e enganar, devemos falar a verdade ao nosso próximo. Ef. 4:25 e Zc. 8:16.


Colossenses 3:10. Revestido do novo. O crente deve despir-se do velho homem e buscar viver verdadeiramente como um novo ser, deixando as coisas velhas para trás. II Co. 5:17 e Ef. 4:22-23. A melhor maneira para se fazer isso é Revestindo do Senhor Jesus. Ro. 13:14. Não existe a menor possibilidade de se vencer as concupiscências dos homens se você não estiver revestido de Cristo. Revista-se da armadura de Deus. Ef. 6:11.


Colossenses 3:11. Cristo é tudo em todos. Quando cremos biblicamente na obra perfeita de Cristo, somos submersos e revestidos no Salvador. Gl. 3:27-28. Então, não mais nacionalidade e sim estar em Cristo, pois Ele é tudo em todos. Antes, andávamos sem Deus no mundo. Ef. 2:12. Porém, através da expiação perfeita de Cristo, somos retirados da família da irá e nos tornamos filhos de Deus. Não distinção entre os filhos de Deus, todos nós recebemos a graça de Deus, unicamente por Sua misericórdia. Não existe crente melhor ou mais importante do que o outro. Todos são filhos de Deus e coerdeiros de Cristo. Ro. 8: 16-17.

Colossenses 3:12-13. Como deve ser o comportamento do crente. Nesta passagem, Paulo nos exorta a deixarmos todo e qualquer sentimento da carne. Para que isso ocorra é necessário remir o tempo e entender a vontade do Senhor. Ef. 5:15-17. Nada pode ser mais agradável ao Senhor do que o perdoar entre irmãos. Somos biblicamente orientados a agirmos em conformidade com as pisadas de Cristo. I Pe. 2:21. revestido de entranhas de misericórdia, suportando e perdoando uns aos outros. Ef. 4:31-32.


Colossenses 3:14. Amor, o vínculo da perfeição. A Palavra de Deus nos ensina, que devemos amar os irmãos da mesma forma que Cristo nos amou. Jo. 13:34. Entretanto, esse amor deve vir acompanhado do discernimento, biblicamente falando para que o amor flua e a comunhão seja conforme a Palavra do Senhor é necessário que todos tenham um mesmo parecer (no tocante ao que está escrito nas Escrituras). I Co. 1:10. Afinal não há como ter comunhão com com os irmão se não estivermos em perfeita comunhão com o Pai e com o Filho. I Jo. 1:2-3. O amor entre irmãos em Cristo é fundamental para o crescimento e edificação espiritual dos membros de uma igreja, mas este amor tem que ser proveniente de Deus, sem cobranças e imposições de qualquer cunho. O amor bíblico, cobre uma multidão de pecados e poderá livrar um irmão da morte. I Pe. 4:8 e Tg. 5:20.


Colossenses 3:15. A paz de Deus domine os vossos corações. O crente tem a grandiosa promessa que a sua paz está em Cristo. Esse fato consolo e tranquilidade para os filhos de Deus, mesmo nos momentos de aflições. Jo. 16:33. Buscar a paz em qualquer outro lugar é uma armadilha. Outros métodos de encontrar paz ou segurança só levam à ansiedade. A paz que encontramos em Cristo é eterna e resistirá a quaisquer circunstâncias. Independente da situação ou circunstância o crente sempre terá paz, confiança e conforto. Jo. 14:27. A nossa paz com Deus é fruto da nossa justificação, então o nosso pensar e o nosso coração estão em Cristo, afinal, Ele é a nossa paz. Ro. 5:1. Independentemente da situação em que se encontra o salvo tem a obrigação de agradecer sempre ao Salvador Cristo Jesus, pois recebeu uma salvação impecável, sendo isso suficiente para a paz do senhor dominar o nosso coração, tudo isso reflete-se no agradecimento.

Colossenses 3:16-17. Preenchidos da Palavra de Cristo. A Palavra de Cristo não pode está abundante em nossa vida, se não estivermos cheios do Espírito Santo. Ef. 5:18. Só podemos fazer a vontade perfeita de Deus se estivermos completamente preenchidos do Espírito Santo. Vejam bem, o crente não pode está cheio do Espírito e Cheio das obras da Carne. Não pode está cheio do Espírito e resistir a Seu Guiar. Não pode está cheio do Espírito e viver na prática da imundícia espiritual. Ou seja, precisamos andar diariamente em dependência consciente do Senhor. II Pe. 3:17-18. Todo o nosso viver deve ser voltado para engrandecer o nome do Senhor Jesus. Fp.1:20.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário