quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 1:9-14 Ensinamento 2

 



Ensinamento 2. Leitura bíblica: Colossenses 1:9-14.


Colossenses 1:9. Cheios do conhecimento da vontade de Deus. Tenhamos certeza que a vontade de Deus é e será sempre a melhor para nós. Para que isso possa ocorrer, faz-se necessário que o crente seja submisso ao modelo doutrinário das Sagradas Escrituras, obedecendo de coração a doutrina que recebeu. Ro. 6:17. Quando nos desviamos do modelo escriturístico, simplesmente, nos rebelamos contra a perfeita vontade de Deus, esse fato, nos trará sérias consequência no desenvolvimento espiritual. Hb. 5:12. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento. Pv. 1:7. O mundo despreza o conhecimento de Deus, porém todo aquele que nasce em Cristo Jesus, aqueles regenerados pela ação do Santo Espírito do Senhor, possuem um sentimento de profundo respeito e obediência, buscando com isso o enriquecimento de toda a palavra de Deus. Pv. 2:6 e I Co. 1:5.

Colossenses 1:10. Andando dignamente. O andar, por ser uma ação contínua, requer uma atenção permanente e uma busca incessante para estarmos cheios do Espírito. Ef. 5:18. Não podemos andar de modo digno e agradar ao nosso Deus se a estrada do nosso caminhar for pavimentada com as obras da carne. Gl. 5:16. A inclinação carnal do homem é traduzida em morte e inimizade contra Deus. Mesmo o crente quando inclina-se para as obras da carne, está em inimizade contra o Senhor. Ro. 8:6-9. O crescimento na graça e conhecimento de Cristo, é algo a ser anelado pelo salvo. A graça é um favor imerecido, porém o crescimento nela é algo que deve ser buscado com a prática diária do exercício da fé, esperança, amor e conhecimento espiritual, ou seja, crescer em Cristo é renunciar os seus desejos, para fazer vontade de Deus. Fazendo isso, não descairemos da nossa firmeza. II Pe. 3:17-18 e Cl. 2:5

Colossenses 1:11. Fortalecidos no poder de Deus. Quando o apóstolo afirma que os crentes de Colossos estavam “fortalecidos em todo o poder”, não está afirmado que eles são super crentes, que possuem poderes inimagináveis. Na realidade Paulo mostra que é do glorioso poder de Cristo que os crentes são fortalecidos. Ef. 1:19. Cristo nos dá resistência física e mental e principalmente, nos capacita espiritualmente para o enfrentamento das batalhas contra as hostes infernais do maligno. Ef. 6:10-12. Quando nos revestimos de Cristo, o nosso frutificar torna-se visível para todos, que enxergam o fruto do Espírito nos crentes. At. 16:25 e Mt. 5:16.

Colossenses 1:12. Feitos idôneos. O crente verdadeiro sabe que, por mérito próprio jamais adentraria ao reino celestial. Ele é imensamente grato a Deus, pelo fato dEle o ter feito IDÔNEO (adequado, próprio, que convém perfeitamente) para ser participante da herança dos santos. I Pe. 1:3-5. Deus faz resplandecer luz em meio das trevas. O astuto inimigo cegou a compreensão dos perdidos, que andam segundo o curso do mundo, fazendo a vontade de carne e dos pensamentos Ef. 2:2-3. Diante da escuridão espiritual do homem, o Evangelho eterno evidencia-se e através da palavra da verdade e ilumina os olhos do entendimento para enxergar a verdadeira luz. Ef. 1:13 e Ef. 1:18.

Colossenses 1:13. Transportados para o reino do Filho. Antes do encontro pessoal com Cristo, o crente estava literalmente em trevas. Mt. 4:16. Quando através da obra perfeita de Cristo, um pecador é salvo da condenação eterna, de modo automático e instantâneo Deus confere a essa pessoa a aptidão para adentrar ao reino do Filho. Nossa vida está escondida em Cristo. Cl. 3:1-3. Ele se fez pecado por nós. II Co. 5:21.

Colossenses 1:14. Redimidos pelo sangue de Cristo. Nele temos a redenção. Não há a menor hipótese de encontrarmos a redenção fora de Jesus e Seu sangue redentor. Ef. 1:7 e Ap. 1:5. Essa redenção é gratuita, com a única condição de se crer na obra de Cristo. Ro. 3:24 e Jo. 6:29. Uma grande maioria, apregoa que não é sábio aos pecadores exporem que são salvos. Inclusive, chegam a afirmar que é um grande pecado falar que tem a vida eterna. Mas, a Bíblia diz o contrário, Deus nos deu sabedoria e amor e graça de Deus. Tt. 3:4-7.O salvo tem certeza que a sua dívida já foi paga e por este motivo glorifica a Deus na carne e no espírito. I Co. 6:20.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário