sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 2:9-15 Ensinamento 4

 


Ensinamento IV.
Leitura Bíblica: I Timóteo. 2:9-15.0.


I Tm. 2:9-10. As vestimentas das mulheres santas. Na segunda parte do capítulo 2 de I Timóteo, Paulo traz uma exortação específica às mulheres crentes. A primeira prerrogativa, diz respeito ao modo das mulheres se vestirem. A palavra grega usada para definir um traje honesto é “KATASTOLE” que em sua tradução literal significa: PEÇA DE VESTIR COMPRIDA E FROUXA. Então podemos aferir de modo Bíblico, que o Senhor não deseja que as mulheres exponham os seus contornos em público. Eles devem entender que as suas curvas são reservados para apreciação [somente] pelos olhos de seu esposo. As roupas coladas, que mostram os detalhes do corpo feminino é uma característica típica da aparência do mundo, que deve ser evitada pelas mulheres crentes, pois a aparência mundana passa. I Co. 7:31. A melhor definição para vestimenta mundana é: qualquer roupa que ao olharmos para a mulher não encontramos nada glorifique a Deus. É aquela que se destaca pela sensualidade; ou se apresenta contra o plano de Deus, não mostrando diferença entre o homem e a mulher. A crente deve ter em mente que pertence a Deus e que ela tem a obrigação de glorificá-Lo através do seu corpo. I Co. 6:19-20. O apóstolo exorta que a beleza da mulher crente não consistir em seu penteado, joias e roupas. Esse fato, não que dizer que a mulher salva está proibida de andar arrumada e de estar bonita. Sara era uma mulher bonita e formosa. Gn. 12:11-13. Ou problema consiste quando, os adornos usados chamam mais a atenção para a aparência externa da mulher, do que glorificam a Deus. A vestimenta Escriturística para as mulheres crentes é definida em I Pedro 3:3-5.

I Tm. 2:11-12. O modo Bíblico da mulher se comportar na igreja. Através de Paulo, o Espírito Santo proibiu a mulher de estar em posição onde usurpe de autoridade sobre o homem. Por favor, note que a questão é MULHERES DEVERIAM PREGAR? Não questiona se mulheres deveriam falar de Cristo a outras pessoas. Nem questiona se mulheres deveriam ensinar a outras mulheres. Está evidente que isto está perfeitamente em ordem com a vontade de Deus. Tt. 2:3-5. Uma mulher biblicamente sujeita ao seu marido não pode ser a pastora dele. I Pe. 3:1. O assunto tratado aqui é literalmente, o modo Bíblico comportamental das mulheres. Antes de ordenar que as mulheres não ensinassem, a Palavra de Deus já havia advertido sobre qual é o modelo Bíblico das mulheres se portarem. I Co. 14:34-35. Alguns tentam justificar o erro, afirmando que essa passagem de I Coríntios era um caso isolado daquela igreja. Mas, não foi um fato isolado o incidente em Coríntios que estava sob observação, pois Paulo pediu silêncio as mulheres nas igrejas (no plural), não apenas na igreja em Coríntio. As Escrituras deixam claro, que quando a mulher se faz negligente com a Palavra de Deus, ele está em desobediência. Um exemplo claro dessa desobediência, é visto na igreja de Tiatira. Tal ajuntamento recebeu um belo elogio por parte de Deus. O Senhor contemplou as obras daquela igreja, e as considerou que as mesmas eram melhores do que as primeiras. Porém, igreja de Tiatira foi SEVERAMENTE advertida, sendo exortada a se arrepender, sobre a pena de sofrer uma grande tribulação. Ap. 2:18-23..

I Tm. 2:13. A proeminência de Adão. A ênfase dessa passagem, está no critério usado pelo Espírito Santo, sobre como homens e mulheres devem se portarem no assembleia. A liderança do serviço no ensino e na oração deve ser feita por homens. I Tm. 2:8 e I Tm 3:1-2. As mulheres podem desempenhar essas duas funções, porém jamais em um culto misto. A mulher ora e ensina nos estudos voltados para as mulheres. Paulo, usa Adão e Eva como sobra (vulto) para explicar a proeminência (que se eleva acima do que o rodeia) de Adão. Sabemos que Deus primeiramente criou Adão do pó da terra. Gn. 2:7. Depois disso, o colocou no jardim do Éden para lavrar e guarda-lo. Gn. 2:15. Depois disso, o Senhor formou Eva. Gn. 21:23. Ou seja, a razão para a autoridade do homem na igreja e no lar é a ordem de criação.

I Tm. 2:14. A mulher foi enganada. A transgressão de Eva ocorreu devido a mesma ter cedido ao engano do pecado. O maligno enganou a Eva e a transgressão e a maldição vieram depois do engano. Podemos aferir de modo escriturístico que Adão não foi enganado e que o pecado ocorreu literalmente pela desobediência. Vejam bem, tanto Adão como Eva ,pecaram no Jardim do Éden. Porém, a Bíblia não coloca sobre Eva a culpa da queda da raça humana. Ro. 5:12 e 19. Então, devemos questionar por qual motivo Adão é o culpado, se Eva pecou primeiro? Adão recebeu a culpa porque havia uma diferença de autoridade.  Deus ordenou a Adão para que não comer da fruto do conhecimento. Gn. 2:16-17. Esse fato é preponderante, para entendemos a liderança do homem sobre a mulher. Adão tinha uma autoridade que Eva não tinha; portanto, ele também tinha uma responsabilidade que ela não tinha. A exortação que fica para todos nós, é não nos deixarmos enganar pela astucia da serpente. II Co. 11:3.

I Tm. 2:15. A ação dos filhos na vida de uma mulher. Essa passagem refere-se a preservação da mulher do erro descrito nos versículos 11 e 12. As mulheres serão libertadas das tentações de Satanás, especificamente da tentação de transgredir o papel de professoras, mantendo seu papel adequado nas responsabilidades familiares. Lembrando que essa exortação, são para as mulheres crentes, que ao serem mães e em submissão ao Espírito Santo, ficam satisfeitas com o zelar pela família e não almejam ensinar ou exercer autoridade sobre o marido e nem mesmo sobre outros homens. Na tradução do Texto Tradicional e Literal, é usada a palavra “preservada” em lugar de salva-se à.

Será, porém, preservada através do dar à luz filhos, se permanecerem em fé, e amor- caridade, e santificação, com sobriedade- autocontrole”. I Tm. 2:15. Bíblia LTT


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF


Nenhum comentário:

Postar um comentário