quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 3:15-21 Ensinamento 9


 

Ensinamento 9 

Leitura Bíblica: Filipenses 3:15-21.


Filipenses 3:15-16. Perfeitos em um mesmo pensamento. O caminhar do crente, deve ser ladrilhado através da busca permanente do verdadeiro conhecimento. Crescendo na graça e conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus. II Pe. 3:18. É justamente nesse sentido, que o apóstolo volta a nos exortar sobre a necessidade da perfeição doutrinária. Hb. 5:14. A sã doutrina é o conjunto de ensinamentos puros e sem máculas, fundamentada unicamente nas Sagradas Escrituras, que torna o homem perfeito. II Tm. 3:16-17. Sempre dentro do contexto bíblico, o crente batista bíblico fundamentalista como atalaia (sentinela, vigia, guarda) da palavra de Deus, tem a obrigação de preservar firme e fielmente a verdade, sempre conforme a sã doutrina, fazendo isso seremos capazes de convencer aqueles que são contrários ao ensinamento puro e verdadeiro. Tt. 1:9.


Filipenses 3:17. Imitadores dos que imitam a Cristo. Ao lemos essa passagem, podemos até pensar que Paulo estaria sendo prepotente e orgulhoso. Porém, a admoestação é no sentido de imitarmos aqueles que imitam a Cristo. I Co. 11:2 e I Tes. 1:5-6.  Jesus também usou a ferramenta do exemplo pessoal ao ensinar Seus seguidores. Jo. 13:15.  Hebreus 11 oferece exemplos de outras pessoas as quais poderão ser usadas como inspiração aos crentes.


Filipenses 3:18. Inimigos da cruz. Ora, somos exortados a imitarmos aqueles que andam nas pisadas do Senhor. I Pe. 2:21. Logicamente, devemos nos afastar daqueles que são inimigos da Cruz. Sem a menor sombra de dúvidas, o grande inimigo da cruz de Cristo, é o sistema religioso, que através de falsos profetas introduzem em seus templos as heresias de perdição, por meio do ensino da negação da obra de Cristo, condicionando a salvação por obras, que blasfema o Caminho. II Pe. 2:1-2. Os inimigos da cruz expõem o Filho ao vitupério (palavra, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém; afronta, insulto). Hb. 6:4-6. Outra característica básica dos inimigos da Cruz de Cristo é que eles aniquilam a graça de Deus. Gl. 2:21.


Filipenses 3:19. O fim dos inimigos é a perdição. O sistema religioso em sua esmagadora maioria, baseiam-se em sabedoria e filosofias de homens. Cl. 2:8. Cristo é excluído das pregações e ensinamentos. As ênfases dos “sistema gospel” são voltadas para, orações poderosas; virtudes humanas; declarações positivas; o falar línguas estranhas, dando ouvido a doutrina de demônio e a espíritos enganadores. I Tm. 4:1-2. Essas pessoas, não se satisfazem com Cristo e Sua doutrina e estão sempre tentando ser “melhores” ou melhorarem os ensinamentos de Jesus. Esses homens terão um triste fim, pois, não servem ao Senhor e sim ao seu próprio ventre. Ro. 16:18. Amados irmãos, o fim desses homens é a negrura das trevas. Jd. 1:12-16.

Filipenses 3:20. A cidade dos crentes. O crente tem a sua esperança firmada em Cristo. Tt. 2:13. Sabemos que por intermédio da morte e ressurreição de Cristo, nos tornarmos membros da família de Deus e por este motivo, já não somos mais forasteiro e peregrinos e sim concidadãos dos santos. Ef. 2:19. Quando cremos verdadeira e biblicamente em Cristo escapamos da condenação e passamos da morte para vida. As palavras de Cristo em João 5:24 nos mostra nos três tempos verbais: presente (tem), futuro (entrará) e passado (passou) que todo aquele que crer em Deus tem a vida eterna e escapou da justa condenação. Com esse entendimento advindo do guiar do Espírito, o crente tem plena convicção, que terá uma nova cidade para morar. Ap. 21:10 e Ap. 21:23-27.

Filipenses 3:21. Receberemos um corpo transformado e incorruptível. Os salvos possuem a certeza bíblica que serão transformados. Cristo transformará o “corpo da nossa baixeza. “O Qual (o Cristo) transformará o corpo da nossa baixeza, para este passar a ser no mesmo perfil do corpo da glória dEle (o Cristo), segundo a eficácia do Seu poder, mesmo de sujeitar a Si mesmo todas as coisas”. Fp. 3:21 LTT. Corpo esse, contaminado pelo pecado e pela corrupção. O regozijo dos crentes é saber que serão transformados e o que mortal será revestido da imortalidade. I Co. 15:51-54. Quando cremos em Deus de acordo com as Escrituras, passamos a ter certeza que a nossa morada será junto do nosso Salvador, pois, Ele virá nos buscar. Jo. 14:2-3. A segurança que os salvos possuem é fundamentada e fortalecida na confiança que temos na palavra de Deus, a qual nos mostra que Ele, nos preparou uma casa eterna, que não foi feita por mãos humanas. II Co. 5:1-5.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário