quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 2:12-18 Ensinamento 5

 


Ensinamento 5. 

Leitura Bíblica: Filipenses 2:12-18.

Filipenses 2:12. Operando a salvação. Para iniciarmos o estudo faz-se necessário que compreendamos de forma Bíblica essa passagem. Nela o apóstolo não está dizendo que a nossa salvação é conquistada através da obediência e sim que a obediência é uma característica norteadora dos salvos. Ro. 6:17 e Tg. 1:25. Os falsificadores da Palavra interpretam o versículo 12 como se as pessoas pudessem através da obediência melhorar ou até mesmo conquistar a sua salvação. Esse entendimento é totalmente estranho à Bíblia. Veja bem, para se operar algo é mister que já o possuamos. O é dito aqui é que os crentes devem atentar de forma obediente aos ensinamentos contidos nas Sagradas Escrituras e fazer as suas obrigações com fé e temor. Afinal, é isso que o Senhor espera dos salvos. Hb. 6:9-10. Quando você reconhece que o poder de Deus é soberano e nega-se a si mesmo, está glorificando a Deus em tremor e temor. Lc. 9:23.

Filipenses 2:13. Deus é quem opera no crente o querer e o efetuar. No verso anterior vimos que devemos exercer a nossa responsabilidade para com a obra do Senhor. Agora veremos que o fator primordial que nos leva a servir ao nosso Salvador é a Sua vontade. I Co. 15:10. Deus opera nos salvos a vontade de realizar a Sua obra e capacita os mesmos para executá-la. II Co. 3:5 e Ef. 2:10. Esse fato, a capacitação ou aperfeiçoamento dos santos é literalmente uma obra do Senhor, que opera em nós através da ação do Espírito Santo para realizarmos aquilo que lhe apraz. Hb. 13:20-21. Para concluir, podemos afirmar que a soberania de Deus (V13) não é causa excludente de exercitarmos a nossa responsabilidade (V12). Ro. 12:6-8.


Filipenses 2:14. Sem murmurações ou contendas. O murmurar atualmente, tem se constituído na principal característica da humanidade. Fato esse, que não deve ser seguido pelos crentes, pois, sabemos que tudo o que ocorre no plano terreno é temporal. Os salvos devem deixar a murmuração e buscar o alimento racional, pelo qual tera crescimento espiritual. I Pe. 2:1-2. Invés de viver reclamando o crente tem que agradecer a Deus.


1) Pelo fato dEle te fortalecer para servi-Lo. Fp. 4:13.
2) Por Ele ter nos salvado. Jo. 5:24 e Ro. 5:8.
3) Por Ele ter nos dado a Sua Palavra. Sl. 68:11


Além do fato de evitar a murmuração o crente também deve fugir das contendas. Pois, ao servo do Senhor não é conveniente ter contendas de palavras, nosso agir deve justamente no sentido de evitá-las. II Tm. 2:14/ II Tm. 2: 23-24 e Tt. 3:2. O sentimento contencioso não advém do alto, portanto é terreno, animal e diabólico. Tg. 3:14-16.

Filipenses 2:15. Irrepreensíveis e sinceros. O andar do salvo deve ter um único intuito: Agradar ao Senhor. Ou seja, devemos nos portar no sentido não darmos a menor margem a repreensão ou censura. Nos tempos tidos modernos, os crentes recebem milhares de informações voltadas para as coisas terrenas e temporárias, que nos atraem em direções contrárias a vontade de Deus. Então, para evitarmos de perdemos o foco precisamos colocar como prioridade o servir ao Senhor, agradando-Lhe em todo. Cl.1:9-11 De fato, nosso foco principal em tudo o que fazemos deve ter como norte honrar e glorificar a Deus. Cl. 3:17. A atual geração está corrompida e cheia de perversidade, os homens são amantes de si mesmos, mais amigos dos deleites do que de Deus. II Tm. 3:2-4. O crente, salvo, eternamente salvo, que deposita toda fé e esperança na obra de Cristo, deve andar em sentindo contrário a esta realidade, sendo o diferencial pelo qual resplandeça a luz diante dos homens. Mt. 5:16. I


Filipenses 2:16. Reter firme a palavra de Deus. O salvo tem uma ordem bíblica para não se deixar levar por doutrinas estranhas. Hb. 13:9 e reter a fiel Palavra. Tt. 1:9. Entretanto o inimigo introduziu de forma ativa e perspicaz doutrinas que são preceitos de homens. Mt. 15:9 e I Tm.6:3-5. Paulo preocupava-se em não ter corrido em vão (Que os ensinamentos não tivessem sido absolvidos pelos imrãos de Filipos). Neste sentido, se não retemos de modo Bíblico as sãs Palavra o nosso trabalho para o Senhor terá sido vã. II Tm. 1:13. A glória de Paulo baseava-se no fato do irmãos retivessem os preceitos do mesmo modo de como houvera recebido. I Co. 11:2.


Filipenses 2:17-18. Paulo oferece-se por libação. Libação é o ato de derramar um líquido sobre o altar como parte de uma oferta ou sacrifício. Essa era uma prática comum do Antigo Testamento de derramar uma oferta de bebida na adoração . Depois que um sacerdote sacrificava um cordeiro, carneiro ou touro, ele derramava vinho ao lado do altar. Isso simbolizava a dedicação de uma pessoa em adoração a Deus. A primeira referência encontra-se no livro de Gênesis, quando Deus trocou o nome de Jacó para Israel. Jacó, depois de receber o novo nome, levantou uma coluna de pedra e fez oferta de bebidas, derramando toda a oferta no local onde teve contato com Deus. Gn. 35:12-14. É justamente nesse sentido, que o apóstolo afirma que a sua vida foi derramada (oferecida por libação) como em sacrifício em favor dos irmãos da igreja de Cristo (batista de função) em Filipos.. Mesmo que sua prisão terminasse em morte, ele poderia ter alegria em relação a sua vida que havia sido derramada a serviço de Deus. II Tm. 4: 6-8. Então, cabe a seguinte pergunta: Será que nós estamos derramando nossa vida em sacrifício ao Senhor? Ro. 12:1.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário