quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 4:1-12 Ensinamento 5

 


Ensinamento 5

Leitura bíblica: I Tessalonicenses. 4:1-12


I Tes. 4:1. Andando e agradando a Deus. O andar do crente deve ter um norte: agradar a Deus. Nesse sentindo, o salvo, eternamente salvo, que deposita toda fé e esperança na obra de Cristo, deve andar em sentindo contrário a realidade do mundo, sendo o diferencial pelo qual resplandeça a luz diante dos homens. Mt. 5:16. Isso, só ocorrerá se as escolhas as quais aprovamos, forem aquelas que agradam ao Senhor. Para aprovarmos o que é agradável a Deus, indispensável e obrigatoriamente necessitamos apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo ao nosso Senhor, não se conformando com a realidade exposta no mundo e sim sendo transformado pela renovação do entendimento. Ro. 12:1-2.

I Tes. 4:2. O mandamento dado pelo Senhor Jesus. O crente tem um Comandante Supremo e por essa qualificação, todas as Suas ordens são perfeitas e aqueles que O amam devem obedecê-las. Mt. 28:20. O salvo tem alegria perene em cumprir as ordens do seu Senhor, afinal os seus mandamentos não são pesados. I Jo. 5:2-3. O mandamento não é novo e está escrito para os filhos de Deus cumprirem, esse mandamento é a Sua Palavra. I Jo. 2:7-8. Só é possível para o crente cumprir o mandamento do Senhor dos Exércitos, se o mesmo crer verdadeiramente em Sua perfeita palavra. Jo. 12:48-50.

I Tes. 4:3-5. Possuindo o vaso em santificação e honra. Engana-se aquele que acredita que a santificação é processo pelo qual o homem vai se achegando a Deus. Somos santificados em Cristo. I Co. 1:2 I. A santificação é um ato do Espírito Santo. II Tes. 2:13 e I Pe. 1:2. Dito isso, ficou claro que a soberania e total e exclusiva de Deus, contudo nessa passagem de I tessalonicenses o Espírito Santo faz uma abordagem de como deve o andar do crente (V1). Nesse andar (movimento contínuo e permanente) o salvo, veja o bem, o salvo e não aquele que deseja ser salvo deve se abster da fornicação. I Co. 6:18 e Ro. 6:19. A obediência é uma característica norteadora daqueles que receberam o Senhor Jesus Cristo, como seu Único e Todo Suficiente Salvador. I Pe. 1:13-16. Devemos ter em mente que o nosso corpo e nosso espírito existem com uma função primaria e primordial, que glorificar a Deus, aqueles que vivem se prostituindo não estão glorificando a Deus. I Co. 6:19-20. O pecado sexual, não agradar a Deus e traz serias consequências aos que o praticam. Como deve ser então o nosso proceder? Mantenha-se afastado de tudo que possa despertar pensamentos e sentimentos sexuais, fazendo isso, a tentação não gerará o pecado. Tg. 1:13-16.

I Tes. 4:6. Não oprima ou engane o irmão. Essa exortação diz respeito ao engano, somos sabedores que o crente deve evitar qualquer tipo de ação que possa trazer a desaprovação de Deus. Ef. 5:10-11. Porém, nessa passagem em particular refere-se aa pecar contra um irmão por meio da imoralidade sexual. A palavra original implica uma desonestidade voraz, da qual é culpada qualquer pessoa que dê rédea solta às suas luxúrias, especialmente a fornicação através do adultério. Ef. 5:3 e Cl. 3:5. Isso deve ser evitado a qualquer custo e para com todos

I Tes. 4:7-8. Quem despreza a santificação, despreza a Deus. O crente não capaz de se santificar, entretanto de acordo com a Bíblia o filho de Deus tem a obrigação de aperfeiçoar a santificação que recebeu. II Co. 7:1. Quando um crente deseja a presença de Deus em sua vida, ele deve enche-se da influência do Espírito Santo. Ef. 5:18. Quando esse fato ocorre, o Espírito Santo passa a orientá-lo e guiá-lo, então o salvo entende que seguir ao Senhor é a melhor vida que ele pode ter. Assim, o crente aprende o ABC da vida cristã e se graduam com o tempo para um relacionamento espiritual mais elevado com o Senhor. Podemos afirmar que, o crente quando extinguir (endurecer o coração, resistir a liderança) a ação do Espírito. I Tes.5:19. Está desprezando a Deus e com certeza, terá que suportar a correção divina. Hb. 12:4-6.

I Tes. 4:9-10. Exortação ao amor fraternal. Não será amor se for fingido. Ro. 12:9-10. Mesmo as mais belas palavras ditas em fingimento são como beijos dos inimigos. Pv. 27:6. Quando há o amor fraternal entre os irmãos, podemos afirmar que, haverá cuidado, dedicação e interesse genuíno e sem hipocrisia, gerando um sentimento positivo e construtivo, que levará o crente a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. Cl. 3:14 e I Pe. 4:8. Expondo de forma bíblica é impossível você amar a Deus, sem amar ao irmão. I Jo. 4:20-21. É nesse sentido que o apóstolo elogia e exorta aos irmãos de Tessalônica que aumentem cada vez mais em amor. Hb. 13:1.


I Tes. 4:11-12. Procurando viver quietos e honestamente. O viver dos salvos deve ser quieto e sem grandes agitações ou contendas, resplandecendo a sua luz no meio de uma geração e corrupta. Fp. 2:14-15. O andar do salvo deve ter um único intuito: Agradar ao Senhor. Ou seja, devemos nos portar no sentido não darmos a menor margem a repreensão ou censura. Nos tempos tidos modernos, os crentes recebem milhares de informações voltadas para as coisas terrenas e temporárias, que nos atraem em direções contrárias a vontade de Deus. Então, para evitarmos de perdemos o foco precisamos colocar como prioridade o servir ao Senhor, agradando-Lhe em todo. Cl.1:9-11 De fato, nosso foco principal em tudo o que fazemos deve ter como norte honrar e glorificar a Deus. Cl. 3:17. A atual geração está corrompida e cheia de perversidade, os homens são amantes de si mesmos, mais amigos dos deleites do que de Deus. II Tm. 3:2-4. O crente não deve viver ocioso e sim buscar de forma honesta a manutenção das suas necessidades. Tt. 2:12 e I Pe. 2:12..


  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário