Ensinamento 5.
I Tes. 4:6. Não oprima ou engane o irmão. Essa exortação diz respeito ao engano, somos sabedores que o crente deve evitar qualquer tipo de ação que possa trazer a desaprovação de Deus. Ef. 5:10-11. Porém, nessa passagem em particular refere-se aa pecar contra um irmão por meio da imoralidade sexual. A palavra original implica uma desonestidade voraz, da qual é culpada qualquer pessoa que dê rédea solta às suas luxúrias, especialmente a fornicação através do adultério. Ef. 5:3 e Cl. 3:5. Isso deve ser evitado a qualquer custo e para com todos
I Tes. 4:7-8. Quem despreza a santificação, despreza a Deus. O crente não capaz de se santificar, entretanto de acordo com a Bíblia o filho de Deus tem a obrigação de aperfeiçoar a santificação que recebeu. II Co. 7:1. Quando um crente deseja a presença de Deus em sua vida, ele deve enche-se da influência do Espírito Santo. Ef. 5:18. Quando esse fato ocorre, o Espírito Santo passa a orientá-lo e guiá-lo, então o salvo entende que seguir ao Senhor é a melhor vida que ele pode ter. Assim, o crente aprende o ABC da vida cristã e se graduam com o tempo para um relacionamento espiritual mais elevado com o Senhor. Podemos afirmar que, o crente quando extinguir (endurecer o coração, resistir a liderança) a ação do Espírito. I Tes.5:19. Está desprezando a Deus e com certeza, terá que suportar a correção divina. Hb. 12:4-6.
I Tes. 4:9-10. Exortação ao amor fraternal. Não será amor se for fingido. Ro. 12:9-10. Mesmo as mais belas palavras ditas em fingimento são como beijos dos inimigos. Pv. 27:6. Quando há o amor fraternal entre os irmãos, podemos afirmar que, haverá cuidado, dedicação e interesse genuíno e sem hipocrisia, gerando um sentimento positivo e construtivo, que levará o crente a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo. Cl. 3:14 e I Pe. 4:8. Expondo de forma bíblica é impossível você amar a Deus, sem amar ao irmão. I Jo. 4:20-21. É nesse sentido que o apóstolo elogia e exorta aos irmãos de Tessalônica que aumentem cada vez mais em amor. Hb. 13:1.
I Tes. 4:11-12. Procurando viver quietos e honestamente. O viver dos salvos deve ser quieto e sem grandes agitações ou contendas, resplandecendo a sua luz no meio de uma geração má e corrupta. Fp. 2:14-15. O andar do salvo deve ter um único intuito: Agradar ao Senhor. Ou seja, devemos nos portar no sentido não darmos a menor margem a repreensão ou censura. Nos tempos tidos modernos, os crentes recebem milhares de informações voltadas para as coisas terrenas e temporárias, que nos atraem em direções contrárias a vontade de Deus. Então, para evitarmos de perdemos o foco precisamos colocar como prioridade o servir ao Senhor, agradando-Lhe em todo. Cl.1:9-11 De fato, nosso foco principal em tudo o que fazemos deve ter como norte honrar e glorificar a Deus. Cl. 3:17. A atual geração está corrompida e cheia de perversidade, os homens são amantes de si mesmos, mais amigos dos deleites do que de Deus. II Tm. 3:2-4. O crente não deve viver ocioso e sim buscar de forma honesta a manutenção das suas necessidades. Tt. 2:12 e I Pe. 2:12..
Referência Bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa.
Estudo aplicado na IBBF
Esperança-PB. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário