quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 1:1-10 Ensinamento 1



Ensinamento I

Leitura bíblica: I Tessalonicenses 1:1-10


Autor: Ambas epístolas foram escrito pelo apóstolo Paulo. Quando foi escrito: O livro de I Tessalonicenses foi escrito em cerca de 50 a 52. dC.

Propósito: Tessalônica, cidade da Macedônia, foi visitada por Paulo na sua segunda viagem missionária. Atos 17:1-10. Por Três sábados seguidos, pregou o Evangelho na sinagoga local, judeus e gregos receberam de bom grado a palavra de Deus. Isso, causou inveja nos judeus desobedientes, que acompanhado de vadios alvoraçaram a cidade. Então, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia.

I Tes. 1:1. Saudações iniciais. Nesta epístola, Paulo, Silvano e Timóteo é que se dirigem à igreja dos Tessalonicenses visando levar-lhes uma palavra de esperança sobre a vinda de Jesus que estaria muito próxima. Quando Paulo faz referência a “ ekklesia (igreja) dos Tessalonicenses”. A palavra igreja foi transliterada do termo grego, "Ekklesia" vem de "ek" ("para fora") e "klesia" ("chamado"). Etimologicamente, significaria "assembleia de chamados para fora". O termo era usado para descrever "um corpo de cidadãos, cidadãos corporal e fisicamente reunidos, reunidos com a finalidade de discutir os assuntos da sua cidade" (este é o sentido em Atos 19:39, onde está traduzido por "assembleia").
I Tes. 1:2. Agradecendo a Deus pelos irmãos. Paulo, Silvano (também conhecido como Silas ) e Timóteo agradecem a Deus pelos irmãos de Tessalônica. Esse exemplo, é algo que todo crente deve receber como exortação e orar por todos os irmãos. Esse fato, não quer dizer longas orações, muitas vezes Paulo apenas fazia menção a uma certa igreja ou pessoa. Ro. 1:9 e Cl. 1:3.
I Tes. 1:3. Virtudes da igreja de Tessalônica. O apóstolo faz menção as virtudes do corpo de Cristo que está em Tessalônica. I Tes. 3:6. Ter fé, trabalha na obra de Deus com amor, ser paciente e esperançoso na Pessoa de Cristo são virtudes dignas a serem buscadas por todos os crentes. Ou seja, o crente estar em Cristo e justamente por este motivo deve viver neste século de forma sóbria, justa e piamente. Tt. 2:12. Aprovando as coisas excelentes, evitando escândalo e enchendo-se dos frutos de justiça, para glória de Deus. Fp. 1:10-11.

I Tes. 1:4. Amados e eleitos por Deus. O amor de Deus para como os crentes é tão grandioso, que não possível a sua mensuração ao olho humano. Ro. 5:8-9. A palavra grega que dá origem a eleição significa ser escolhido ou eleito por Deus para um propósito especial. No Velho Testamento o Senhor escolheu a Abraão para fazer uma aliança com Ele. Gn. 12:1-3. No Novo Testamento Deus escolhe pessoas para ser o Seu povo e para fazer a Sua obra. II Tes. 2:13 e Tt. 2:14.O soldado do exército do Senhor, necessariamente é chamado, santificado e conservado em Jesus Cristo. Qualquer que batalhe sem tais atributos está guerreando em vão. Jd. 1:1.

I Tes. 1:5. Demonstração do Evangelho. O Evangelho não é constituído por sublimidade (qualidade do que é sublime, excelência, perfeição) de palavras, filosofias complicadas, mas pela palavra simples das “Boas Novas” de que Deus, por Cristo, quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. I Tm. 2:4.O ser natural está em busca de sentir e não entender a obra do Salvador. Cristo abre o nosso entendimento, sendo esse fato, a causa de compreendemos as Escrituras. Lc. 24:44-45. Quando somos iluminados pela verdadeira Luz, entendemos qual é a herança eterna que o salvo recebe. At. 26:18 e I Pe. 1:3-5. A causa imediata de recebemos o entendimento é a certeza de estarmos firmados na verdade, o que se traduz em certeza de vida eterna. I Jo. 5:20.

I Tes. 1:6-7. Imitadores dos que imitam o Senhor. Não adianta ter conhecimento doutrinário, sem pô-lo em prática. Nesse contexto, Paulo elogia os irmãos de Tessalônica, pois os mesmos estavam pondo em prática o verdadeiro ensinamento Escriturístico. Mt. 28:20. A melhor forma de imitarmos a Paulo e consequentemente a Cristo é reter e guardar os ensinamentos do mesmo modo que recebemos. Fp. 4:9 e I Co. 11:1-2. Sabendo que a nossa obediência é a causa da boa comunhão com o nosso Pai, que não nos deixará e não nos abandonará. Hb. 13:5-6. O testemunho da igreja dos tessalonicenses foi um exemplo para todos da Macedônia.

I Tes. 1:8. A Palavra do Senhor foi manifesta através da Sua igreja. A igreja de Tessalônica desempenhou com grande ênfase a sua autoridade para o evangelismo. Sagrada Escritura mostrar clara e objetivamente que a nossa alma é imortal e que muitos padecerão no castigo eterno. II Tes. 1:8-9. Com esse quadro afixado na mente o crente tem a obrigação de anunciar ao evangelho a toda a criatura. Mc. 16:15-16. Não sabemos que são os escolhidos de Deus, mas temos uma linda missão de anunciar o Evangelho da paz, levando as boas novas. Ro. 10:15. Portanto é de suma importância o nosso amor e compromisso com as almas que estão a espera de ouvir a verdadeira Palavra de Deus, afinal a fé é pelo ouvir. Ro. 10:17.

I Tes. 1:9-10. Convertidos e esperando o Senhor. Os crentes tessalonicenses abandonaram a idolatria e verdadeiramente foram convertidos ao Deus vivo e verdadeiro. Temos a ordem clara nas Escrituras proibindo o homem de fazer qualquer espécie de imagem e se curvar a ela. Ex. 20:4-5. Ordem mantida no Novo Testamento. I Jo. 5:21. O salvo (aquele que crer biblicamente na obra de Cristo) está anelando o retorno a sua definitiva e verdadeira pátria, hoje ele vive a expectativa de está no novo céu e nova terra, pois, a atual será exterminada. II Pe. 3:12-13.Aqui somos peregrinos e forasteiros, sabemos que nossa cidade é celestial de onde esperamos a volta do nosso Salvador, que nos transformará. Fp. 3:20-21. Essa Santa cidade não foi preparada por mãos humanas e sim pelas mãos do próprio Senhor dos Exércitos. Hb.11:16. Lembre-se que cidade onde moraremos é a cidade do Deus vivo. Hb. 12:22-23.

  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário