quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 5:23-28 Ensinamento 9

 


Ensinamento 9.
Leitura bíblica: I Tessalonicenses. 5:23-28.


I Tes. 5:23. Corpo, alma e espírito plenamente conservados. Antes de adentramos a um exame detalhado desta passagem é bom lembramos que apesar de toda soberania pertence a Deus, não foi excluída do crente a responsabilidade de viver dignamente e de forma que glorifique a Deus. I Co. 6:20. Então, para uma melhor compreensão do que foi exposto por Paulo, faz-se necessário uma análise contextual na qual o versículo está inserido. Vejamos que, antes do apóstolo expor que a nossa conservação é exclusiva em Deus, expôs também a responsabilidade daqueles que foram alcançados pelo amor de Cristo.
Regozijai-vos sempre; v16.
Orai sem cessar; v17.
Em tudo daí graça; v18.
Não extingais o espírito; v19.
Não desprezeis as profecias; v20.
Examinai tudo e retende o bem; v21.
Abstende de toda aparência de mal; v22.

Para iniciarmos o estudo devemos enfatizar que não é o cumprimento cabal das determinações que foram enumeradas anteriormente que levam o crente à santificação. O que santifica o homem em tudo é o mesmo Deus de paz.

E O MESMO DEUS DE PAZ. Quando nascemos em espírito, somos justificados, sendo esse o princípio norteador da nossa paz com Deus. Ro. 5:1. O Deus de paz, não destina o salvo para irá e sim para a salvação. I Tes. 5:9. Essa segurança é traduzida em PAZ INTERIOR que excede ao entendimento humano e nos mantém enraizados em Cristo. Fp. 4:7.

VOS SANTIFIQUE EM TUDO. A Enganam-se aqueles que pressupõem que a santificação é processo pelo qual o homem vai se achegando a Deus. O mesmo Deus que destinou os cristãos à salvação por meio da morte de Cristo, é quem santifica o homem em tudo através da ação do Espírito Santo II Ts. 2:13 e I Pe. 1:2.

E TODO O VOSSO ESPÍRITO ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS.

Quando Paulo afirma que o crente é conservado de forma irrepreensível, destacar que a ação de Deus alcança o homem no seu todo (espírito, alma e corpo) e não por partes, como alguns consideram. Vejam bem, o crente é conservado irrepreensível, não por mérito próprio e sim por mérito exclusivo do Senhor. I Co. 1:7-8 e Jd. 1:24.

Contrariando a máxima religiosa como, por exemplo, não seguir os sacramentos da igreja católica (Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio) ou não perseverar até fim, o famoso P, do Tulip calvinista, a qual afirma que o homem que não se preservar poderá perder a salvação, a Bíblia proclama categoricamente que o crente é CONSERVADO/PRESERVADO (guardado, poupado, resguardado), por Jesus Cristo. Judas 1:1 e I Pe. 1:5.

REPITO essa verdade não tira a responsabilidade do crente se purificar da imundícia da carne e do espírito. II Co. 7:1.

PARA A VINDA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Tendo a certeza que a sua totalidade está plenamente conservada em Cristo o salvo aguardar a bem-aventurada esperança que é a volta do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Tt. 2:13. Passamos a ter a IRREPREENSIBILIDADE (qualidade ou caráter de irrepreensível) e recebemos também, uma herança incorruptível e incontaminável guardada em segurança por Cristo Jesus. I Pe. 1:3-5 e II Tm. 1:12. O crente é santificado pela Palavra de Deus. Jo. 17:17.

I Tes.5:24. Fiel é Aquele que nos chama. Quando a Palavra de Deus afirma que o crente é plenamente conservado irrepreensível, mostra que a fidelidade é dAquele que chama e não daquele que é chamado. A fidelidade faz parte do caráter de Deus, mesmo se o salvo for infiel o Senhor permanecerá fiel. II Tm. 2:13 e II Tes. 3:3. Vejam bem, Deus não pode ser infiel. É impossível Ele chama um pecador a salvação e depois não preservá-lo até o fim. Fp. 1:6. O Deus Santo, não mudar e não tem variação em Sua vontade. Tg. 1:18-18. A obra da salvação é perfeita e exclusiva de Deus e foi consumada por Cristo na cruz. Jo. 19:30. Nela encontramos segurança eterna. Jo. 3:16 e Jo. 6:37-39. Agora o nosso aperfeiçoamento só ocorrerá plenamente no dia do Senhor Jesus, já estamos salvos da condenação, mas ainda não nos livramos ação do pecado em nossas vidas, fato que só ocorrerá quando tivemos o nosso corpo transformado por Cristo. Fp. 3:21.

I Tes. 5:25. Pedido de oração. A ferramenta mais preciosa que o crente para se comunicar com o Pai é a oração. Para melhor compreendemos a essência da oração é fundamental sabemos que Aquele nos ouve, só fala a verdade e não procede impiamente Tt. 1:2 e Jó 34:12. Ou seja, o Senhor nos garante que ao Seu tempo e segundo a Sua vontade ouvirá os nossos pedidos. I Jo. 5:14 e Sl. 143:1. Diante dessa explanação, podemos entender o pedido de Paulo “orai por nós”, toda a congregação deve ter prazer e alegria em orar uns pelos outros. A membresia que ama o seu pastor, deve dedicar um tempo das suas orações, voltada para aquele que é responsável pela obra. Rogando a Deus que Ele supra as necessidades do pastor (materiais e espirituais). Ef. 6:18-20 e II Tes. 3:1.

I Tes. 5: 26-28. Saudações finais e um pedido especial. Era comum o apóstolo encerrar suas epístolas de modo afetuoso e amoroso para com os irmãos, como a comunhão presencial era algo raríssimo de ocorrer Paulo adicionava saudações como uma forma breve de mostrar amor e preocupação entre os irmãos. No versículo 27 o apóstolo manda que a epístola seja lida por todos. Uma vez que foram destinadas a um público específico (crentes), as cartas do Novo Testamento não apresentam uma mensagem evangelística de ‘per si’, antes, foram escritas para trazer à lembrança dos destinatários alguns aspectos da doutrina e do evangelho de Cristo. I Co. 15:1-3 e II Co. 11:4. Isto porque, os destinatários das cartas do Novo Testamento eram conhecedores do evangelho, e a função precípua das cartas era trazer à lembrança dos cristãos o que conheciam. II Co 1:13.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.
Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário