Ensinamento
9.Leitura
bíblica: I
Tessalonicenses. 5:23-28.
I
Tes. 5:23.
Corpo, alma e espírito plenamente
conservados. Antes
de adentramos a um exame detalhado desta passagem é bom lembramos
que apesar de toda soberania pertence a Deus, não foi excluída do
crente a responsabilidade de viver dignamente e de forma que
glorifique a Deus. I
Co. 6:20.
Então,
para uma melhor compreensão do que foi exposto por
Paulo,
faz-se necessário uma análise contextual na qual o versículo está
inserido. Vejamos que, antes do apóstolo expor que a nossa
conservação é exclusiva em Deus, expôs também a
responsabilidade daqueles que foram alcançados pelo amor de Cristo.
Regozijai-vos
sempre; v16.
Orai
sem cessar; v17.
Em
tudo daí graça; v18.
Não
extingais o espírito; v19.
Não
desprezeis as profecias; v20.
Examinai
tudo e retende o bem; v21.
Abstende
de toda aparência
de mal; v22.
Para
iniciarmos o estudo devemos enfatizar que não
é o cumprimento cabal das determinações que foram enumeradas
anteriormente que levam o crente à santificação. O que santifica
o homem em tudo é o mesmo Deus de paz.
E
O MESMO DEUS DE PAZ. Quando
nascemos
em espírito, somos justificados, sendo esse o princípio norteador
da nossa paz com Deus. Ro.
5:1.
O Deus de paz, não destina o salvo para irá e sim para a salvação.
I
Tes. 5:9.
Essa segurança é traduzida em PAZ INTERIOR que
excede ao entendimento humano e nos mantém enraizados em Cristo.
Fp.
4:7.
VOS
SANTIFIQUE EM TUDO. A
Enganam-se
aqueles que pressupõem
que
a santificação é processo pelo qual o homem vai se achegando a
Deus.
O
mesmo Deus que destinou os cristãos à salvação por meio da morte
de Cristo, é quem santifica o homem em tudo através
da ação do Espírito Santo
II Ts. 2:13 e
I Pe. 1:2.
E
TODO O VOSSO ESPÍRITO ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS
IRREPREENSÍVEIS.
Quando
Paulo afirma que o crente é conservado de forma irrepreensível,
destacar que a ação de Deus alcança o
homem no seu todo
(espírito,
alma e corpo) e não por partes, como alguns consideram. Vejam bem,
o crente é conservado irrepreensível, não por mérito próprio e
sim por
mérito exclusivo do Senhor.
I
Co. 1:7-8 e Jd. 1:24.
Contrariando
a máxima religiosa como, por exemplo, não seguir os sacramentos da
igreja católica (Batismo,
Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Ordem e
Matrimônio)
ou não perseverar até fim, o famoso P,
do Tulip calvinista,
a qual afirma que o homem que não se preservar poderá perder a
salvação, a Bíblia proclama categoricamente que o crente é
CONSERVADO/PRESERVADO
(guardado,
poupado, resguardado), por Jesus Cristo. Judas
1:1 e
I Pe. 1:5.
REPITO
essa verdade não tira a responsabilidade do crente se
purificar da imundícia da carne e do espírito.
II Co. 7:1.
PARA
A VINDA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Tendo
a certeza que a sua totalidade está plenamente conservada em Cristo
o salvo aguardar a bem-aventurada esperança que é a volta do nosso
Deus e Salvador Jesus Cristo. Tt.
2:13.
Passamos
a ter a IRREPREENSIBILIDADE
(qualidade
ou caráter de irrepreensível) e
recebemos
também, uma herança incorruptível e incontaminável guardada em
segurança por Cristo Jesus.
I Pe. 1:3-5 e II Tm. 1:12. O
crente é santificado pela Palavra de Deus. Jo.
17:17.
I
Tes.5:24.
Fiel
é
Aquele que nos chama.
Quando
a Palavra de Deus afirma que o crente é plenamente conservado
irrepreensível, mostra que a fidelidade é dAquele que chama e não
daquele que é chamado. A fidelidade faz parte do caráter de Deus,
mesmo se o salvo for infiel o Senhor permanecerá fiel.
II Tm. 2:13 e
II Tes. 3:3.
Vejam
bem, Deus não pode ser infiel. É impossível Ele chama um pecador
a salvação e depois não preservá-lo até o fim. Fp.
1:6.
O Deus Santo, não mudar
e não tem variação em Sua vontade.
Tg. 1:18-18.
A
obra
da salvação é perfeita e exclusiva de Deus e foi consumada por
Cristo na cruz. Jo.
19:30.
Nela encontramos segurança eterna. Jo.
3:16 e Jo. 6:37-39.
Agora o nosso aperfeiçoamento só ocorrerá plenamente
no
dia do Senhor Jesus, já estamos salvos da condenação, mas ainda
não nos livramos ação do pecado em nossas vidas, fato que só
ocorrerá quando tivemos o nosso corpo transformado por Cristo. Fp.
3:21.
I
Tes. 5:25.
Pedido de oração.
A
ferramenta mais preciosa que o crente para se comunicar com o Pai é
a oração.
Para melhor compreendemos a essência da oração é fundamental
sabemos que Aquele nos ouve, só fala a verdade e não procede
impiamente Tt.
1:2 e Jó 34:12.
Ou seja, o Senhor nos garante que ao Seu tempo e segundo a Sua
vontade ouvirá os nossos pedidos. I
Jo. 5:14 e
Sl. 143:1.
Diante
dessa explanação, podemos entender o pedido de Paulo “orai por
nós”, toda a congregação deve ter prazer e alegria em orar uns
pelos outros. A membresia que ama o seu pastor, deve dedicar um tempo
das suas orações, voltada para aquele que é responsável pela
obra. Rogando a Deus que Ele supra as necessidades do pastor
(materiais e espirituais). Ef.
6:18-20 e
II Tes. 3:1.
I
Tes. 5:
26-28.
Saudações finais e um pedido especial. Era
comum o apóstolo encerrar suas epístolas de modo afetuoso e amoroso
para com os irmãos, como a comunhão presencial era algo raríssimo
de ocorrer Paulo adicionava saudações como
uma forma breve de mostrar amor e preocupação entre os irmãos. No
versículo 27
o apóstolo manda que a epístola seja lida por todos. Uma
vez que foram destinadas a um público específico (crentes),
as cartas do Novo Testamento não apresentam uma mensagem
evangelística de ‘per si’, antes, foram escritas para trazer à
lembrança dos destinatários alguns aspectos da doutrina e
do evangelho
de Cristo. I
Co. 15:1-3 e II Co. 11:4.
Isto
porque, os destinatários das cartas do Novo Testamento eram
conhecedores do evangelho, e a função precípua das cartas era
trazer à lembrança dos cristãos o que conheciam.
II
Co
1:13.
Referência
Bíblica: ACF.
Pr.
Walter Costa.Estudo
aplicado na IBBF Esperança-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário