quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Efésios Ensinamento 8 Efésios 4:17-32.

 


Ensinamento 8.


Leitura Bíblica: Ef. 4:17-32.



Efésios 4:17-19. Não andeis na vaidade da mente. No início deste capítulo, Paulo exorta os crentes a andarem em conformidade com a vocação a qual fomos chamados. Ef. 4:1. Na atual Passagem o apóstolo, lista diversas características que são próprias daqueles que vivem na vontade da carne e do pensamento. Ef. 2:2-3. Ora, se já nascemos de novo e a nossa vida está escondida em Cristo, devemos andar na contramão do modelo estabelecido pelo mundo. Ro. 12:1-2. O buscar e o pensar do crente deve ser nas coisas celestiais e não nas terrenas. Cl. 3:1-3.


Efésios 4:20-24. Revestindo-se de Cristo. O crente deve DEIXAR o trato passado, onde as decisões eram tomadas através da escuridão das trevas, sem nenhuma orientação do Espírito que agora habita em nós e TORNAR-SE NOVO, demonstrando através do bom testemunho que hoje você vive em novidade da vida. Ro. 6:4. ENCHENDO-SE de conhecimento, sabedoria e inteligência espiritual. Cl. 1:9-10. Ou seja, devemos nos depir do velho homem e buscarmos viver verdadeiramente como um novo ser, deixando as coisas velhas para trás. II Co. 5:17. A melhor maneira para nos revestirmos de Cristo é melhorar diurturnamente a nossa alimentação espiritual, para que o nosso crescimento seja com o leite racional. I Pe. 2:2. Posteriormente, o alimento deve ser continuo e sólido, ou seja, necessitamos estudar e principalmente, pôr em prática o aprendizado para discernimos tanto o bem como o mal. Hb.5:13-14.


Efésios 4:25. Deixai a mentira. A mentira faz parte do cotidiano dos que vivem no que chamamos de mundo. Sabemos que o pai da mentira é o Diabo. Jo. 8:44. Quando um crente abre sua boca para proferir qualquer espécie de mentira, ele está alegrando e fazendo a vontade do inimigo. Neste sentido temos a exortação de deixamos a mentira e falamos somente a verdade. Na realidade o crente por sua nova natureza tem a obrigação de se vestir do novo e não viver na prática que era tão comum a velha criatura. Ou seja, em vez de mentir e enganar, devemos falar a verdade ao nosso próximo.  Cl. 3:9 e Zc. 8:16.

Efésios 4:26-27 Não ponha o sol sobre a sua ira. Em primeiro lugar, devemos entender que a raiva é um sentimento advindo do nosso sistema emocional e que dificilmente conseguimos realmente controlar. O segredo não está exatamente no fato de temos o sentimento de raiva e sim em sabemos controlar a nossa ira. Sl. 4:4. A orientação do Espírito é no sentido de não permitirmos que a raiva torne-se um pecado. Quando não controlamos a nossa ira, nos enchemos de sentimentos que não devem encontra lugar no coração e mente de um crente, como por exemplo: vingança, cólera, amargura (que literalmente é um veneno para o nosso espírito). O crente deve buscar a longanimidade (virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem; magnanimidade, generosidade). Não devemos, deixar o sentimento de hostilidade entre em erupção e sim esperar no Senhor, pois a vingança pertence a Ele. Ro. 12:19 e Pv. 20:22. Orientações a cerca de não permitir que o sol se ponha sobre a vossa ira.


1. Se depender de você tenha paz com todos. Ro. 12:18.

2. Tente responder aos outros com brandura. Pv. 15:1.


Se estiver em vós faça o possível para que no final do dia tudo esteja em paz. Lembre-se perdoe, não podemos ser perdoados se não perdoarmos. Quando permitimos que a noite cai sobre a nossa ira, estamos simplesmente dando espaço ao diabo e as suas astutas ciladas. Ef. 6:11. Ele vive em derredor buscando a quem tragar, mas temos a ordem de resisti-lo. I Pe. 5:8-9.


Efésios 4:28-29. O viver honestamente. Existem diversas maneiras de roubos e não apenas o roubo de coisa específica. Rouba-se inclusive o tempo que deveria ser disponível a Deus. No sentido material o crente tem a obrigação de trabalhar honestamente e usar os recursos advindos do seu trabalho para auxiliar na obra do Senhor. I Tes. 4:11. Além de trabalhar de forma honesta o salvo tem que controlar as palavras ditas pela sua boca. Cl. 3:8.


Efésios 4:30. Não entristeçais o Espírito Santo. Quando cremos na obra de Cristo através do Evangelho, recebemos o selo do Espírito Santo. Ef. 1:13-14. Sendo Bíblico afirmar que, esse selo é inviolável e inquebrável, portanto o Espírito Santo não sairá mais do crente. Entretanto, podemos entristecê-Lo, enciumá-Lo e extinguir a Sua ação em nossas vidas.

Entristecendo o Espírito Santo. O crente entristecer o Espírito Santo quando não O permitir ser o guia do seu viver. Quando deixarmos de ter uma vida espiritual pura e participamos das imundícias do espírito. II Co. 7:1 e Gl. 5:16.

O Espírito Santo tem Ciúmes. Ora se somos templo e morada do Espírito Santo é lógico que ao fazermos a nossa vontade e nos alegramos com os deleites do mundo, Ele não tem o menor prazer em nós, muito pelo contrário fica enciumado, no sentido de fazermos o que é errado em detrimento do correto. Tg. 4:4-5.

Extinguindo o Espírito. Endurecer o coração, desprezar a Palavra, resistir a liderança do Espírito Santo em nossas vidas. I Tes. 5:19.


Efésios 4:31-32. Exortação ao perdão. Nesta passagem o apóstolo nos exorta a deixarmos todo e qualquer sentimento da carne. Para que isso ocorra é necessário remir o tempo e entender a vontade do Senhor. Ef. 5:15-17. Nada pode ser mais agradável ao Senhor do que o perdoar entre irmãos. Somos biblicamente orientados a agirmos em conformidade com as pisadas de Cristo. I Pe. 2:21. Então, o crente deve estar revestido de entranhas de misericórdia, suportando e perdoando uns aos outros. Cl. 3:12-14.


Estudo Aplicado na IBBF Esperança -PB

Referências Bíblicas ACF

Pr. Walter Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário