quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 4:13-18 Ensinamento 6

 


Ensinamento 6

Leitura bíblica: I Tessalonicenses. 4:13-18


I Tes. 4:13. A esperança dos crentes. Ao contrário dos perdidos, incluindo os religiosos que não sabem o destino final de suas almas, o crente tem convicção plena de que ao partir estará com Cristo. Jo. 14:1-3. Dentro desse contexto, Paulo explica aos irmãos Tessalonicenses, a esperança que há nos salvos. Há diversos ensinamento errôneos sobre a morte da carne, alguns apregoam que alma após o óbito ficaria em um estado de sono, a doutrina do “sono da alma” Eles ensina que quando uma pessoa morre, sua alma vai dormir junto ao seu corpo na sepultura até o dia da ressurreição. A Bíblia não ensina isso O Livro Sagrado afirma que quanto aquele que estar em Cristo, morre a sua alma e seu espírito vão imediatamente para junto do Senhor. Fp. 1:23 e II Co. 5:8. A morte do salvo é tão inofensiva para quanto o sono. O nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus, afirmou que se realmente crêssemos nEle nunca morreríamos. Jo.11:25-26. O apóstolo simplesmente, explica que há uma grande diferença entre a morte de uma crente, comparando-se a do descrente. No funeral de um descrente a grande lamentação, tristeza e incerteza. Já no velório de um salvo ainda pode haver tristeza, mas é uma tristeza apenas porque a pessoa está com saudades.   Entretanto, sabemos que o ente querido estar com Cristo e isso é motivo de alegria e felicidade porque no exato momento em que deixa o corpo terreno o salvo verá a glória de Deus e verá o seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Atos 7:55-59.

I Tes. 4:14. Os que em Jesus dormem. A ideia contida nessa passagem, é que a morte física é apenas um estado temporário de separação entre o corpo, a alma e o espírito. Vale lembrar, que todos ressuscitarão salvos e perdidos. Dn. 12:2. ORA, sabemos que Cristo ressuscitou, então por cremos em Sua obra temos a plena certeza da nossa ressurreição. I Co. 15:16-20 e Ro. 4:25. A expressão “Em Jesus dormem” significa que, os crentes que estavam em Cristo quando morreram Deus trará de volta o espírito e alma para encontra com o corpo. Ou seja, você tem que estar em Cristo antes da morte física. As maravilhas de se Estar em Cristo. Livre da condenação: Ro. 8:1. E tem a vida escondida nEle: Cl. 3:3.

I Tes. 4:15-17 Os que dormem em Cristo serão retirados primeiro. Nesse fragmento, Paulo explica como ocorrerá a retirada dos salvos. Ele afirma que os que dormiram em Cristo ressuscitarão primeiro. Isto é, os crentes que dormem receberão o corpo glorificado antes daqueles que ainda estão vivos na carne. Os filhos de Deus (crentes que creram na obra de Cristo). Receberão um corpo semelhante ao corpo ressuscitado e glorificado de Jesus.. I Co. 15:49 e I Jo. 3:2. Quando um crente morre, seu espírito vai imediatamente para o céu para estar com o Senhor.   Se você é um crente e estiver vivo no dia da retirada, você sabe que vai está na presença do Senhor com um corpo transformado, isso é, o nosso espírito e nossa alma (que voltam com Deus) encontrarão o corpo mortal. O qual será revisto da imortalidade. I Co. 15:51-54 e Fp. 3:.20-21. E quando a trombeta soar aqueles que já morreram antes de nós receberão seus novos corpos ressurretos. Este é o evento que chamamos de Arrebatamento . Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que nos deu o penhor do Espírito. II Co. 5:3-5.

Detalhes sobre o arrebatamento.

Arrebatamento é o efeito ou ação de arrebatar, ou seja, retirar algo repentinamente de um lugar.

Os salvos vão ao encontro de Cristo nas nuvens. I Tes. 4:16-17.

Os filhos serão levados à casa do pai. Jo. 14:1-3 e Ro. 8:19.É iminente pode ocorrer a qualquer momento. I Tes. 1:10/ Tg. 5:7-8 e Ap. 22:20.

Não há sinais antecedendo. I Tes. 5:1-2.

Só os salvos irão ver. I Co. 15:52.


O arrebatamento antecede a tribulação que será uma época de ira, julgamento, indignação, trevas, destruição condenação e morte. Tanto Jesus Cristo quanto o apóstolo Paulo (sob a inspiração do Espírito Santo) mostraram aos crentes que eles foram salvos da “ira futura”. Rm. 5.9/ I Tes. 1.10 e I Tes 5.9

I Tes. 4:18. Consolo para todos os crentes. Quando estamos em Cristo, temos a esperança segura e sólida de um lugar ao lado dEle reservado no céu. O crente sabe que Cristo consumou a Sua obra. Jo. 19:30. Quando o Senhor afirmou “Está consumado”, Ele estava assegurando que pagou com sucesso por todo ato de rebelião passado, presente e futuro. Cl. 2:13-14. O que Cristo terminou na cruz foi o plano de Deus para resgatar todo aquele que crer no nome do unigênito filho de Deus. João 3:18-19. Se hoje você está em Cristo, fique certo de que Deus não vê mais suas imperfeições; Ele vê a justiça do Filho. Ef. 2:13 e Hb. 8:12. Diante de tão graciosa esperança, o crente deseja ser revestido do imortal, pois, sabe que o seu débito foi pago por Jesus Cristo, que nos deu o penhor do Espírito. II Co. 5:3-5.

  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário