Ensinamento 9.
Leitura Bíblica: Ef. 5:1-10.
Efésios 5:1-2. Imitadores do amor de Deus. As afirmações Bíblicas sempre demonstram os fatos ocorrendo de forma natural. Quando filhos amados imitam o Pai, eles procuram agir de acordo com a vontade do Pai. Em outras palavras, obediência. É justamente neste sentido, que devemos imitar o nosso Pai celestial. Diante desse fato, surgem alguns questionamentos. Como devemos andar? Quem deve ser o nosso modelo? Podemos responder essas perguntas da seguinte maneira: o amor de Deus nos constrange II Co. 5:14 e tendo o exemplo da obediência e do amor de Cristo que se entregou a Si mesmo por nós, fixado em nossas mentes. Hb. 9:26. Sabemos que devemos andar em amor, pois essa é a vontade dEle. Jo. 13:34. A verdadeira obediência a Deus é motivada pelo amor pelo reino de Cristo e de Deus.
Efésios 5:3-5. O andar conveniente dos crentes. Essa passagem se usada de forma isolada pode aparentar que o salvo pode perder a salvação. Mas, é justamente no sentido de exortar a separação que o apóstolo mostra o andar dos filhos das trevas. No capítulo 2 dessa epístola Paulo nos mostrou a nossa condição de perdido. Ef. 2:2-3. As obras da carne mencionadas aqui, são fatos corriqueiros no meio dos perdidos, portanto a exortação é que não existam no meio dos salvos. Mesmo existindo tais abominações, não há condição Bíblica para se perder a salvação. Caso esteja ocorrendo caso parecido na igreja a mesma deve expulsar o iníquo da comunhão e entregá-lo ao inimigo para destruição da CARNE. I Co. 5:1-5.
Efésios 5:6-7. Os filhos da desobediência. Incontestavelmente não há comunhão entre a luz e as trevas II Co. 6:14. Portanto, os crentes devem se afastar do convívio com os filhos da desobediência (lembre-se da sua condição passada). Cl. 3:5-7. Ora, os crentes são participantes da vocação celestial Hb. 3:1; participantes do Espírito Santo Hb. 6:4 e participantes de Cristo Hb. 3:14. Certamente não devemos nos deixar ser enganados, pois as más conversações corrompem os bons costumes. I Co. 15:33.
Efésios 5:8-9. Andando como filhos da luz. Antes eramos trevas e andávamos segundo a nossa natureza pecaminosa. Fato esse, que nos separava de Deus. Ef. 2:11-12. Entretanto, agora somos luz e Somos exortados a produzirmos o fruto do Espírito, pois, esse fruto reflete o nosso testemunho diante dos homens. Gl. 5:22 e Cl. 3:12. Quando deixamos o Espírito Santo nos guiar através da Palavra de Deus, não extinguimos a Sua ação em nossa vida de nos preenchemos do conhecimento e da sabedoria espiritual. Afinal nós não recebemos o espírito do mundo e sim o Espírito de Deus. I Co. 2:12-13.
Efésios 5:10. Aprovando o que é agradável a Deus. Para aprovarmos o que é agradável a Deus, indispensável e obrigatoriamente necessitamos apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo ao nosso Senhor, não se conformando com a realidade exposta no mundo e sim sendo transformado pela renovação do entendimento. Ro. 12:1-2. Ou seja, devemos expor a vista de todos a obra de Cristo em nossas vidas. Quando andamos longe da aprovação do que agradável ao Deus, deixamos de exibi-lo e passamos a desonrá-lo, então deixamos de ser a luz e passamos a ser trevas. Mt. 5:16. A Bíblia nos mostra como devemos proceder para aprovarmos o que agrada a Deus. Cl. 1:9-10.
Ser crente é ser guiado pelo Espírito Santo. Ro. 8:14. Seguindo os princípios da lógica, identidade e contradição, podemos concluir que o ser espiritual se identifica com as coisas concernentes ao espírito, com isso, contradiz as ações da carne, ou seja, desejamos buscar os frutos do Espírito e renunciamos os frutos da carne. Gl. 5:22. Quando recebemos Cristo Jesus, como nosso Único e Todo Suficiente Salvador, temos a vida transformada pela ação do Espírito Santo somos conduzidos, guiados, dirigidos a nos revestir do fruto do Espírito, o que nos leva a suportar uns aos outros e principalmente desenvolver o dom do perdão. Cl. 3:12-14.
Não esqueça de se perguntar:
O que minha vida expõe, agrada ou desagrada a Deus?
Estou demonstrando realmente uma vida transformada pelo Espírito Santo? Ou apenas, vivo na aparência?
O que minhas ações e atitudes mostram para os outros? II C. 13:5-7. Tenha cauterizado em sua mente que o crente é a vitrine e está exposto em lugar de destaque. Resumindo, o que você faz será visto por todos, veja, se o que você está aprovando em sua vida agrada a Deus.
Estudo Aplicado na IBBF Esperança -PB
Referências Bíblicas ACF
Pr. Walter Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário