sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 5:17-25 Ensinamento 10

 


Ensinamento X
Leitura Bíblica: I Timóteo 5:17-25


I Tm. 5:17-18. Responsabilidade da igreja com os pastores. Já estudamos no capítulo 3 de I Timóteo quais são os atributos e responsabilidades dos pastores para com a igreja. Nessa passagem, veremos a responsabilidade do ajuntamento para com o pastor. Devemos observar que, a primeira responsabilidade daqueles que governam a igreja do Deus vivo e com o próprio Senhor dos Exércitos. Atos 20:28. Por esse motivo eles devem governar bem. O presbítero (pastor, ancião, bispo) quando segue o modelo Escriturístico deve ser reconhecido e honrado pela igreja. A melhor forma de honrar um ministro do Senhor é recebendo os ensinamentos como se fora do próprio Deus. I Tes.5:12-13 e Hb. 13:7. No verso 18, o apóstolo mostra que a igreja deve ter responsabilidade material para como o pastor. Ele cita uma passagem do VT, na qual ensina que impedindo o boi de comer enquanto trabalhava, poderia até economizar alguma plantação, contudo, o animal poderia não recuperar as forças. Dt. 25:4. Ou seja, Paulo demonstra que não há nada de errada a igreja sustentar de modo honesto um pastor. Mt. 10:10 e I Co. 9:14..

I Tm. 5:19. A igreja não deve aceitar acusação contra o pastor se não houve testemunhas. A Bíblia ordena que a igreja não deve receber acusações contra o pastor, sem a devida comprovação. Motivo pelo qual o Espírito Santo, impõe essa ordem é simples: Se o lobo atacar o pastor, com certeza todo o rebanho fugirá. Isso ocorreu com o verdadeiro Pastor. Mt. 26:31. O inimigo não é tolo, pelo contrário é bem astuto. A maneira mais rápida de atacar a igreja de Jesus Cristo é atacar a liderança. Ez. 34:5. Fica claro que, a igreja tem obrigação de proteger o pastor exceto quanto o mesmo estiver errado. Nessa circunstância, a assembleia só receberá acusação contra o pastor de houverem 2 ou 3 testemunhas. Não deverá dá ouvidos a intrigantes e contenciosos. Pv. 26:20. Deus mostra nas Escrituras, qual deve ser o modelo a ser seguido pelos pastores da igreja de Cristo. I Pe. 5:1-3. Pastor prestará conta a Deus pelo modo no qual toma conta das Suas ovelhas. Hb. 13:17

I Tm. 5:20-21. Repreensão na presença de todos. As Escrituras mostram sobre a importância da disciplina nas igrejas do Senhor. Quando um irmão está em pecado o modelo é fala em particular com ele, depois com 2 ou 3 testemunhas e por último levá-lo a presença da igreja. Mt. 18:15-17. Esse também, deve ser o tratamento dado ao pastor. Se ele está claramente em pecado e persiste nele, Paulo instruí Timóteo a "repreende-os na presença de todos". Esse fato, indica que a notificação deve ser feita em reunião da igreja, na presença de toda a membresia. Quando a igreja age em conformidade com Bíblia e corrige aqueles que estão em posição de liderança e estavam em pecado, toda a assembleia toma o exemplo e temem ao Senhor. Por ordenação Escriturística a igreja tem a obrigação de realizar a disciplina em todo e qualquer e que para que isso ocorra de forma ordenada, o processo corretivo deve ser realizado com parcialidade, sem qualquer espécie de favoritismo, não importando os sentimentos que a igreja tenha para com o pastor. E sim julgar segundo a reta justiça. Jo. 7:24. Para se fazer um juízo de acordo com a reta justiça, não podemos ter respeito a condição daquele que está sendo julgado. Pv. 24:23 e Lv. 19:15

I Tm. 5:22. Não seja participante do pecado alheio. Impor as mãos, refere-se a escolha da liderança da igreja. Esse é um assunto de suma importância e deve ser muito bem executado, pois se for feito de uma forma precipitada a igreja pode está colocando um lobo no aprisco. Atos 20:29-31. O próprio Timóteo recebeu o dom de liderar e ensinar nas assembleias do Senhor através da imposição das mãos. I Tm. 4:14 e II Tm. 1:6. Essa tradição de impor as mãos sobre os líderes certamente foi tirada da tradição judaica de designar líderes no Antigo Testamento, exemplo desse fato é Moisés que impôs as mãos sobre Josué. Nn. 27: 18-23. Quando a igreja elege um líder corrupto do entendimento e privado da verdade. Esse homem ensinará doutrina estranha as Sagradas Escrituras. I Tm. 6:3-5. Quando isso ocorre, e a igreja não toma a devida providência, ele está sendo participante do pecado alheio. Quando a uma permissão ao erro (não há erro maior do que os falsos ensinamentos), toda a igreja sofrerá o dano. Temos um retrato fidedigno no ajuntamento de Tiatira, onde foi permitido que Jezabel ensinar e enganar os servos do Senhor. Ap. 2:18-23.

I Tm. 5:23. Usar suco de uva para as enfermidades. Aparentemente, Paulo faz uma pequena interrupção no fluxo da passagem para trata da saúde física de Timóteo. Nela o apóstolo orienta a Timóteo misturar suco de uvas. Mesmo uma pequeno teor de álcool é terrível para qualquer estômago doente.Não mais bebas tu exclusivamente água, mas de um pouco de suco de uvas faze uso (também), por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades”. I Tm 5:23- LTT. Os defensores de que o crente pode beber vinho usam esse versículo de modo isolado para saciar os seus desejos. Contudo, a maior lição a ser tirada desse fragmento é a recomendação de Paulo sobre a saúde de Timóteo. Devemos notar que Paulo não diz a Timóteo para apenas ter fé e que Deus o curará ou ordenará que continue falando de cura até que a doença vá embora. É importante considerar isso, visto que as organizações religiosas, principalmente as pentecostais professam que nunca é da vontade de Deus que uma pessoa fique doente e que Ela curará todas as doenças se tivermos. O crente sabe que embaixo dos céus todas as coisas acontecem ao justo e ao injusto. Ec. 9:2.

I Tm. 5:24-25. Pecados e obras serão manifestados. No trecho dos versículos 24 e 25, o apóstolo encerra a exortação sobre a responsabilidade da igreja com as lideranças. Dois tipos de homens foram expostas na passagem. O primeiro é aquele que os pecados são notórios e expostos, o qual não deve ser examinado para o ministério. II Tm. 3:8. O problema consiste no segundo tipo listado no versículo 24, aqueles cujo os pecados estão ocultos, que só são conhecidos por Deus, Hb. 4:13. Ao contrário dos anciãos dignos de dupla honra. I Tm. 5:17. Alguns homens são especialmente hábeis em esconder seus pecados. No caso deles, seus pecados serão manifestados após o juízo. Hb. 9:27. O mesmo ocorre com as obras. Algumas são aparentes e outras só serão evidenciadas mais tardes. Salientando que a exortação diz respeitos ao cuidado que a igreja na escolha da sua liderança. Sabendo que todos os crentes (não apenas os líderes) irão comparecer ante o tribunal de Cristo. Onde a obra de cada será manifesta perante o Senhor. II Co. 5:10 e I Co. 3:12-15


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário