sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de II Tessalonicenses 1:1-12 Ensinamento 1


 

Ensinamento 1

Leitura bíblica: II Tessalonicenses 1:1-12.


II Tes. 1:1-2. Saudações iniciais. Paulo usa basicamente a mesma saudação da primeira epístola. Ele saudou os irmãos com uma saudação que lhe era peculiar “Graça e Paz”. Graça expressa o favor imerecido de Deus.  A paz é nossa condição resultante da graça de Deus para nós.  Fp. 4:7.

IITes. 1:3-4. Paulo é agradecido pelo crescimento dos irmãos de Tessalônica.  O próprio Paulo fundou a igreja em Tessalônica em sua segunda viagem missionária. Atos 17:1-5 e V. 10. Ele ficou na cidade pouco tempo porque foi expulso por inimigos do Evangelho. Mas a igreja dos tessalonicenses  permaneceu viva, ativa e principalmente estava amadurecendo espiritualmente, crescendo na fé e no amor. Deus em Sua infinita sabedoria entregou a fé aos santos e dentro da Sua perfeita vontade, espera que os mesmos batalhem em defesa dessa fé. Jd. 1:3. O passo primordial para que o crente tenha crescimento na fé e no conhecimento de Cristo, é a sua submissão (disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação; docilidade, obediência, subalternidade) ao modelo doutrinário das Sagradas Escrituras, obedecendo de coração a doutrina que recebeu. Ro. 6:17.O nascer de novo desperta no crente um desejo de crescimento. I Pe. 2:2. É justamente nesse sentido que Paulo agradece a Deus pelos amados irmãos da igreja de Cristo em Tessalônica, pois eles, mesmo em perseguições e aflições estavam crescendo na graça e conhecimento do nosso Senhor. Cl. 1:10 e II Pe. 3:18. Devemos relembrar que Paulo enviará Timóteo até Tessalônica com o intuito de exortar a fé daqueles irmãos. Então, ao retornar Timóteo trouxe boas novas sobre a fé, o amor re a firmeza da fé dos tessalonicenses. I Tes. 3:6-8

II Tes. 1:5. A provação dos crentes. A provação faz parte da vida daqueles que querem servir a Deus verdadeiramente, é um estágio permitido por Deus, para testar a nossa fé. I Pe. 1:6-7. se fomos fracos nestes momentos o inimigo regozija-se, seremos como a semente semeada entre pedregais. Mt. 13:20-21. Somos exortados através das sagradas Escrituras nos gloriamos nas tribulações. Ro. 5:3-5. Mesmo em tempos difíceis temos que permanecer firme nos mandamentos de Deus. Sl. 119:143. Jesus estimulando os discípulos, afirmou que a paz estava com Ele e que no mundo passaríamos aflições, o próprio Jesus garante a nossa vitória, pois, Ele venceu o mundo. Jo. 16:33.. Aquele que for provado receberá a coroa da vida. Tg. 1:12.

II Tes. 1:6-7. O descanso dos salvos. Nos tempos de provações devemos suportar, perseverar e nos alegrarmos de sermos participantes das aflições de Cristo. I Pe. 4:13. Certo é que os crentes terão um local do descanso eterno que é ao lado do nosso Único e Suficiente Salvador Jesus Cristo, que em Seu ministério terreno prometeu que onde Ele estivesse os crentes estariam com Ele. Jo.14:3. Os salvos passarão a eternidade, no mesmo lugar que Jesus Cristo estiver. Hoje, os salvos já possuem a vida eterna e estão aguardando justamente a sua moradia definitiva. II Pe. 3:1.

II Tes. 1:8-9. Os que não obedecem o Evangelho, padecerão eterna perdição. Enquanto os salvos estarão em refúgio eterno, livre de qualquer condenação, pois creram no Evangelho de Cristo. Jo. 5:24 e Ro. 8:1. O homem natural, por violar constantemente o padrão moral do comportamento exigido por Deus e princialmente, por não crer e obedecer ao Evangelho do nosso Senhor Cristo Jesus permanece no caminho da perdição. Ele não tem paz no presente tempo e padecerá uma eterna perdição, pois está debaixo da irá de Deus. Is. 57:21/ Ro. 2:5 e Jo. 3:36. Por rejeitar a Cristo e o Seu sangue o pecador não remido receberá a justa condenação, que tem como sentença final a morte espiritual eterna em um lugar de tormentos originalmente preparado para o Diabo e seus anjos. Mt. 25:41. O lago de fogo é destino final daquele que não obedeceu ao Evangelho. O incrédulo terá um triste fim, sofrerá o dano da segunda e terrível morte, no grande trono branco, aquele que não estiver com o nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo Ap. 20:12-15. Amados irmãos, o fim desse homem é a negrura das trevas. Jd. 1:12-16.

II Tes. 1:10. O admirável dia. Paulo novamente, faz referência ao arrebatamento dos crentes. O salvo (aquele que crer biblicamente na obra de Cristo) está anelando o retorno a sua definitiva e verdadeira pátria, hoje ele vive a expectativa de está no novo céu e nova terra, pois, a atual será exterminada. II Pe. 3:12-13. Nesta nova terra e novo céu não entrará coisa alguma contaminada, só entrarão aqueles que tiverem seus nomes escritos no livro da vida do cordeiro. Ap. 21:27. Na nossa cidade eterna não haverá sofrimento, o motivo de não haver mais inquietação alguma é que o nosso Redentor nos apascentará e nos guiará para as fontes das vivas águas. Ap. 7:17. Os salvos jamais errarão o caminho e terão gozo e alegria eterna. Is. 35:8-10.

II Tes. 1:11. Dignos da vocação. O crente deve buscar o verdadeiro prêmio da soberana vocação, que é as coisas celestes e não as terrestres. Hb. 3:1 e Cl. 3:1-3. Quando cremos e recebemos a doutrina de coração, buscamos de forma natural andar dignamente, sabendo que somos participantes da herança dos santos, pois, Deus através do desejo de Sua santíssima bondade nos fez idôneos (capaz, habilitado, apto) para isso. Cl. 1:10-12. Então, o mínimo que devemos fazer é louvar ao Senhor por Sua bondade para conosco. Sl.107:31.

II Tes. 1:12. Glorificado e engradecendo o nome de Cristo. Em Filipenses 1:20-21 o apóstolo Paulo faz uma afirmação que deve ser seguida por todos os crentes que é engrandecer a Cristo em todos os momentos de nossa existência terrena a qual deve permanecer após a morte, através do nosso testemunho. Lembre-se que fomos comprados por um por preço, com a finalidade de glorificarmos a Deus em nossa carne e em nosso espírito. I Co. 6:19-20. Antes quando vivíamos na escuridão das trevas apresentávamos nossos corpos para a imundícia, hoje devemos apresentá-los como forma de glorificar ao Senhor. Ro. 6:19.


Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário