sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 5:1-16 Ensinamento 9

 


Ensinamento IX.
Leitura Bíblica: I Timóteo 5:1-16


I Tm. 5:1-2. O trato do pastor com determinados grupos de pessoas nas igrejas. A exortação dessa passagem é direcionada como o pastor deve trata alguns grupos específicos de pessoas na igreja. Nesse sentido o Espírito Santo, delimita o trato com os mais velhos e os mais jovens de ambos os sexos. Para o idoso, o olhar deve ser com olhar de filho para pai. Vê-los como homens com experiência de vida, que conseguiram sobreviver a diversas tormentas em suas vidas, homens que desenvolveram certo grau de compreensão e sabedoria pelo fato da idade, principalmente quando eles estão no caminho da justiça. Pv..16:31.O mesmo tratamento dispensado ao homem mais velho deve ser dado as mulheres idosas da igreja. A Bíblia manda honrar aos pais. Ef. 6:2. Os jovens da igreja (rapazes e moças) devem receber o tratamento de irmãos. Se o pastor e os demais irmãos tratarem de modo Bíblico as mulheres da igreja, dentro dos limites apropriados. Um dos principais ataques de Satanás a igreja é direcionado a área do relacionamento homem / mulher. Todos nós já ouvimos falar de escândalos derivados da fornicação entre líderes e mulheres da igreja. Gl. 5:19 e I Tes. 4:3.

I Tm. 5:3-4. Modo Bíblico de honrar as verdadeiras viúvas. Quando a igreja tiver em sua membresia mulheres viúvas, as Escrituras pede que as mesmas sejam honradas. Isso implica literalmente, uma forma de apoio financeiro. Tg. 1:27. Contudo, a Bíblia mostra as diretrizes a serem seguidas. Veja bem, o primeiro critério Bíblico é que se a viúva têm parentes sobreviventes (especificamente descendentes), estes devem cuidar deles. V. 8. Aos olhos do Senhor filhos e netos têm a responsabilidade de ajudar aos pais e avós. As viúvas crentes recebem um olhar cuidadoso do Senhor. Pv. 15:25 e Is. 1:17. Cristo condena de modo veemente àqueles que exploravam as viúvas. Mc. 12:40 e Lc. 20:47.

I Tm. 5:5-7. A verdadeira viúva espera em Deus. O segundo critério Bíblico para o auxílio da viúva, é que a mesma tenha uma vida voltada as orações e suplicas ao Senhor. Temos um belo exemplo de comportamento na pessoa da profetisa Ana de Fanuel. Lc. 2:36-39 Uma mulher viúva que vive em deleite da carne,(não necessariamente sexual, mais aquela que pensa mais nas coisas materiais do que nas celestes), não deve receber apoio financeiro da igreja, isso, não impede que a mesma desfrute da membresia e comunhão com os irmãos na igreja. O terceiro critério é que a viúva seja irrepreensível.


I Tm. 5:8. Aquele que não cuida dos seus é pior do que o infiel. Nessa passagem, Paulo retorna ao assunto do versículo 4, fazendo uma admoestação dirigida especificamente para os crentes. Não ter cuidado com a família é algo desprezível em qualquer sociedade. Agora ser insensível no cuidar da família, levando o nome de Cristo é algo totalmente inconcebível para alguém que confessa a fé em Jesus, para esses, a Bíblia diz que ele é pior do que um infiel. De forma resumida, se os crentes tem uma mãe ou avó viúvas e possuem condição de mantê-las é sua obrigação. Com isso, a igreja não ficará sobrecarregada e poderá ajudar as que realmente precisam. Tg. 4:17 e Gl. 6:10.

I Tm. 5:9-10. Requisitos para inscrição como viúva na igreja do Senhor. A questão da idade remeter-se a cultura judaica, na a idade de sessenta anos era o início da velhice. Lv. 27:3 e Lv. 27:7. Os requisitos listados são obrigatórios e não opcionais: A viúva deveria ter mais de 60 anos, ter sido esposa de um só marido,  ter uma reputação de conduta cristã; ter criados os filhos de modo correto; ser hospitaleira; se lavou os pés dos santos (referência no servir aos santos), se socorreu os aflitos e por último ter praticado boas obras. As descrições contidas na lista de requisitos assemelha-se ao comportamento esperado das crentes idosos. Tt. 2:3-4.


I Tm. 5:11-13. Requisitos para NÃO inscreve como viúva na igreja do Senhor. O apóstolo explica os motivos, pelos quais as viúvas jovens não deveriam ser admitidas na lista daquelas que seriam ajudadas pela igreja de Éfeso. Primeiramente, são jovens e ainda estão aptas para cuidar de si mesmo. O trabalho é algo digno, a Bíblia exorta aos crentes a trabalharem, claro que a mulher crente pode sim trabalhar. I Tes. 4:11-12. A preocupação central era que as viúvas jovens por não terem esposo, de uma certa maneira pudessem se torna levianas, através dos desejos da carne e acabassem cedendo ao jugo desigual. II Co. 6:14. O Espírito Santo adiciona três problemas que poderiam ocorrer caso as jovens fossem escritas como viúvas e recebem auxílio da igreja. Elas corriam o risco de se tornarem ociosas; tagarelas e curiosas. O andar de todos os crentes homem ou mulher deve ser em sabedoria, remindo o tempo ,a sua boca deve sair palavras agradáveis. Cl. 4:5-6 e Mt. 5:37.


I Tm. 5:14-15. Um parecer para as jovens mulheres. Essa passagem, tem sido interpretada de duas maneiras, alguns acreditam que dentro do contexto, refere-se a mulheres que ficaram viúvas ainda jovem. Já outros, acreditam que a exortação é destinada a todas as moças da assembleia. Podemos entender, de modo Escriturístico que essa passagem como sendo uma orientação geral, que serve tanto para viúvas jovens, como para as moças que ainda não estão casadas. Um dos atributos da mulher crente é ser uma ajudadora idônea do homem. Gn. 2:18. Para tanto é necessário que mesma case. De acordo com o apóstolo Paulo é melhor casar do que arder. I Co. 7:7-9.

I Tm. 5:16. Os crentes deve socorrer as viúvas da família. Aqui Paulo, basicamente repete a orientação dada no versículo 8. Ele esclarece que os crentes devem ser cuidadosos com os seus, principalmente as viúvas mais jovens, sendo ela crente ou não. As igrejas do Senhor em sua grande maioria tem poucos recursos materiais e por esse motivo devem concentrar os seus esforças naquelas que realmente não possuem condição de se manterem. Nas necessidades dos irmãos a igreja de Cristo transborda em generosidade. II Co. 8:2. O compartilhar das dádivas materiais é um modo de glorificar a Deus. II Co. 9:12.


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário