quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Filipenses 3:10-14 Ensinamento 8

 


Ensinamento 8 

Leitura Bíblica: Filipenses 3:10-14


Filipenses 3:10. Conhecendo o poder da ressurreição de Cristo. Escrituristicamente falando, podemos afirmar que o poder da ressurreição de Cristo é o modo Bíblico pelo qual os salvos são justificados. Ro. 4:25. O regozijo dos crentes na ressurreição de Cristo, deve-se pelo fato de ser através dela que alcançaremos a nossa ressurreição. I Co. 15:12-17. Resumidamente, na ressurreição Cristo venceu a morte e desfez a nossa inimizade com Deus. Ro. 5:10 e II Co.4:10. Outro fato, relevante a ser levado em conta nessa passagem, diz respeito ao compartilhamento das aflições de Cristo. O apóstolo nos mostra que o viver para Cristo inclui o compartilhar de alegrias e aflições do Evangelho. II Co. 1:5.

Filipenses 3:11. Chegar a ressurreição dentre os mortos. Tudo e qualquer crente já está salvo pela graça e misericórdia do Senhor, esse fato é decorrência da nossa fé na pessoa certa, Cristo Jesus. Ef. 2:8. Nesse versículo em particular, Paulo nos mostra que já havia recebido a certeza de sua ressurreição corporal e vida eterna, quando ele creu pela primeira vez. A ressurreição do corpo é uma das muitas vantagens de ter confiado em Cristo, como nosso Único e Suficiente Salvador. O crente não está em busca da salvação e sim de satisfazer a vontade de Deus. Quanto o Senhor nos salvou tinha um propósito em mente, que podemos definir como “coisas que acompanham a salvação”. Em contrapartida a obediência dos filhos será recompensada pelo Pai. Hb. 6:9- 10. Devemos ter em mente que estamos em uma corrida contra o tempo e justamente por este motivo, não devemos perder tempo e prosseguir firme, combatendo o bom combate até o fim. II Tm. 4:7-8.

Filipenses 3:12. Preso por Cristo Jesus. É necessário entendemos que para prosseguir até o alvo, obrigatoriamente devemos estar (ser de) em Cristo. Gl. 3:29. Podemos afirmar que: se não estar em Cristo não estar na corrida. Quando o crente recebe de forma obediente a ação do Espírito Santo em sua vida, Deus passa a ter controle total de sua vida e ações. Fp. 2:12-13. Paulo afirma que está prosseguindo para alcançar “aquilo” pelo qual foi preso por Cristo. Ou seja, a busca que todo crente deve ter é pelo crescimento espiritual, não importa o tempo de conversão, 30, 40, 50 anos, mas não podemos achar que cruzamos a linha de chegada da nossa corrida. O objetivo final é está perfeito na vontade de Deus. Ef. 4:12-13 e Cl. 4:12.


Filipenses 3:13. Avançando para as coisas que estão a frente. Paulo afirma que ainda não alcançou a perfeição. Apesar do seu grande conhecimento ele não era arrogante e vaidoso, pois sabia que, quando mais perto estivermos do Senhor mais impuros nos achamos. Is. 6:5. O apóstolo deixa claro, que o crente deve esquecer das coisas passadas. O que pra muitos eram ganho Paulo os fez como escória. Fp. 3:7-8. A lição que podemos usufruir deste ensinamento é que devemos manter nosso olhar firme no percurso, esquecendo a velha criatura e fixando o seu viver nas coisas novas. II Co. 5:17. O objetivo de um corredor é focar no próximo passo em direção a seu objetivo. Na vida espiritual o salvo deve ter a mesma mentalidade, não voltando a olhar para os passos passados, mas se concentrando em melhorar cada passo de sua carreira até alcançar o objetivo de estar com Cristo. O nosso olhar é sempre para frente e em Cristo. Hb. 12:1-2.


Filipenses 3:14. Fp. 3:14. O prêmio da soberana vocação. O crente deve buscar o verdadeiro prêmio da soberana vocação, que é as coisas celestes e não as terrestres. Cl. 3:1-3. Apesar de estarmos na carne e vivermos em um mundo recheado de oportunidades de desagradar a Deus, pois recebemos a imagem de Adão (terreno). Devemos pensar na imagem celeste que receberemos, alimentando o espírito, uma vez que, a carne não nos conduzirá ao reino de Deus. I Co.15:48-50.

Então, como prosseguir para o alvo?

Devo definir prioridades. Fp. 3:8.

Devo confiar em de Cristo. Fp.3:9.

Devo focar no objetivo. Fp. 3:12.

Devo esquece as coisas passadas. Fp. 3:13.

Devo pensar nas coisas do céu. Cl. 3:2.


Então, devemos aproveitar o tempo que nos resta na carne, para prosseguirmos buscando o aperfeiçoamento espiritual. Tem sempre em sua mente que o crente é como a luz da aurora e deve resplandecer como astro do mundo. Pv. 4:18 e Fp. 2:15.


Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário