sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 2:1-8 Ensinamento 3

 


Ensinamento III

Bíblica: I Timóteo. 2:1-8 1:12-20.


I Tm. 2:1. Orações, suplicas, intercessões e ação de graças por todos os homens. No capítulo 1 (um) Paulo exortou a Timóteo a defender a Sã Doutrina e a evitar que o erro doutrinário. Nessa seção ele volta o foco para as questões relacionadas à igreja enfatizando a necessidade dos crentes estarem em oração. A oração é a forma de comunicação entre os crentes e Deus. O apóstolo apresenta quatro tipos distintos de orações:

Orações. A base norteadora da oração é glorificar ao Pai. Jo. 14:13. O crente deve expor as suas necessidades a Deus. Mt. 6:6-7

Suplicas. Pedir humildemente, implorar, rogar, colocando sempre a vontade de Deus em primeiro lugar. Lc. 22:42 e I Jo. 5:14.

Intercessões. Interceder significa pedir a Deus por alguém. Orar pela saúde do irmão, ou por outra qualquer situação. Tg. 5:16. Devemos pedir a Deus por salvação de uma pessoa ou povo. Ro. 10:1

Ação de graças. É o termo bíblico que refere-se a forma de agradecimento a Deus em gratidão e submissão, sendo sabedor que toda honra e toda glória pertencem ao nosso Senhor. Ef. 3:20-21 e Ro. 11:36. O modelo é orar por todos, em especial pelos santos. Ef.6:18.

I Tm. 2:2-3. Vivendo uma vida piedosa e honesta. Na parte A do versos 2, Paulo continua a exortação sobre o dever da oração, nela ele inclui os reis e os que estão em eminência. Na parte B, o apóstolo volta a atenção para o viver do crente. A natureza espiritual do salvo, quando ele está em obediência, leva o mesmo a viver de um modo contrário a realidade exposta no mundo. O nosso andar (viver) deve ser voltado a prática das boas-obras. Tt. 3:8. Quando o salvo tem um viver honesto e diferenciado no meio de uma geração corrupta, resplandeceremos como astros e glorificamos a Deus através de nossas obras. Fp. 2:15 e Mt. 5:16. Isso, só ocorrerá se as escolhas as quais aprovamos, forem aquelas que agradam ao Senhor. Ef. 5:10 e I Pe. 2:11-12. Para termos piedade em nosso andar Cristã será necessário entendermos o que biblicamente é ser piedoso. A palavra “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, e esta é a junção de duas palavras: “eu” que significa “bom ou correto”, e “sebomaie” que significa “adorar”. Portanto, piedade é adorar bem ou corretamente. Possuir piedade quando se adora a Deus bem e de maneira correta como está proposta nas Escrituras, não é seguir os desejos do seu próprio coração e consciência; mas é seguir o ensino da sagrada Palavra de Deus, a qual permanece para sempre no céu.

I Tm. 2:4. Deus quer salvar todos os homens. Não existe na Bíblia uma passagem sequer, que afirme que Deus ´deseja salvar apenas um determinado grupo de pessoas. Doutrina apregoada pelo sistema religioso denominado Calvinista, para eles algumas pessoas foram predestinadas para salvação e outras para a condenação. Teoria totalmente contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras, que afirma que Deus amou (no passado) o mundo e entregou o Seu filho unigênito para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Vejam bem, Cristo não morreu por um determinado grupo de pessoas e sim por toda a humanidade. II Co. 5:14-15 e II Pe. 3:9. Quando cremos no modelo exposto, em conformidade com as Sagradas Escrituras, Deus nos capacita para ouvimos e cremos no Evangelho. Ef. 1:11-13. Além de salvar, Deus também deseja que as pessoas cheguem ao "conhecimento da verdade". Isso inclui a ideia de entender o que é certo a respeito de Deus e da sã doutrina. II Tm. 2:25 e Ro. 6:17.

I Tm. 2:5-6. Um só Deus é um só mediador. Refere-se a existência de apenas um Deus Absoluto, Único, Imortal. O qual devemos ama-Lo e Glorificá-Lo. Dt. 6:4-5 e I Tm. 1:17. Um mediador é aquele que serve como intermediário entre duas pessoas. De modo Escriturístico, podemos afirmar que Cristo é o único mediador válido para levar o pecador a Deus. Jo. 14:6 e Atos 4:12. Devemos entender que a salvação é uma demonstração da vontade de Deus, para com os pecadores. Ef. 1:5. Neste plano, Ele permitiu a morte do Seu Filho para salvar todo aquele que nEle crer. Jo. 3:16. Paulo também destaca a humanidade de Jesus, Deus tornou-se carne e viveu entre nos. Jo. 1:1 e 14. Cristo não conheceu pecado e se fez pecado por nós. Hb. 4:15 e II Co. 5:21. Como Deus executa o Seu plano. A salvação é condicionada a fé e o arrependimento. At. 16:31 e Lc.13:3. O único requisito para a salvação é crer. Jo. 5:24. Notadamente, os nossos pecados são a causa da morte de Cristo. I Co. 15:-1-3 e Is. 53:4-5.

I Tm. 2:7. Paulo, pregador e apóstolo de Cristo. Paulo não se ofereceu para o apostolado, ele foi escolhido por Deus para desempenhar tal função. Ro. 1:1. O apóstolo afirma que foi constituído pregador do Evangelho de Cristo. A pregação das boas novas, não é composta por sublimidade de palavras ou filosofias complicadas e sim pela exposição tão somente da obra de Cristo. I Co. 2:1-2. Como ministro do Senhor Paulo, exorta os crentes em geral a não se afastarem da simplicidade que há em Cristo. II Co, 11:3. Paulo reconhece a misericórdia de Deus sobre ele e por este motivo diz que não mente, afinal, nos os crentes devemos manifestar a verdade. II Co. 4:1-2.

I Tm. 2:8. Que os homens orem em todo o lugar. Nessa versículo, o apóstolo encerra o assunto sobre a oração do crente iniciado no versos 1. Além do fato de estar em oração, o crente também deve fugir das contendas. Pois, ao servo do Senhor não é conveniente ter contendas de palavras, nosso agir deve justamente no sentido de evitá-las. II Tm. 2:14/ II Tm. 2: 23-24 e Tt. 3:2. O sentimento contencioso não advém do alto, portanto é terreno, animal e diabólico. Tg. 3:14-16.


Nenhum comentário:

Postar um comentário