quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a epístola de Efésios Ensinamento 12 Efésios 6:1-9.

 


Ensinamento 12.

Leitura Bíblica: Ef. 6:1-9.

Efésios 6:1. Os filhos devem obediência aos pais. Depois de demonstrar a vontade de Deus na vida de um casal de crentes. Onde aprendemos que o relacionamento entre marido e mulher é baseado na submissão e no amor, sendo que a esposa deve ceder ao controle bíblico do marido e respeitá-lo como o cabeça da família. Já o marido deve amar a esposa como a si mesmo, com um amor protetor e sacrificial. I Pe. 3:5-7. Agora o Paulo de forma inspirada apresentar como dever o comportamento entre filhos e pais. A obediência dos filhos aos pais, não é uma mera formalidade e sim uma ordem do Senhor “sede obedientes a vossos pais no Senhor. Ou seja, a obediência a pai e mãe é o modo correto que os filhos crentes agradarem ao Criador. Cl. 3:20. Quando Deus criou o modelo da família Ele colocou o pai e a mãe em posição de autoridade sobre os filhos. O maior exemplo disso é a sujeição de Cristo a José e Maria. Lc. 2:51.

Efésios 6:2. Horando ao pai e mãe. Para se entender melhor essa passagem, todas as vezes que em a palavra FAMÍLIA for mencionada devemos ter em mente o MODELO criado pelo Senhor para a família cristã: DEUS- CRISTO- ESPOSO- ESPOSA- FILHOS. Então, os filhos crentes submissos ao Espírito Santo, devem perceberem que foi o Senhor Quem colocou o pai e a mãe em sua vida e um modo Bíblico de glorificar a Deus é honrá-los. A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não. Salomão, o homem mais sábio que já existiu, encorajou os filhos a respeitarem seus pais. Pv. 1:8, Pv 13:1 e Pv 30:17.

Efésios 6:3. Bençãos de honrar ao pai e a mãe. Quando honramos os nossos pais independente da idade (deles e nossa), a Palavra de Deus nos afirma que iremos bem e viveremos mais. A base dessa passagem é Dt. 5:16. Onde o Senhor promete aos judeus, que se eles honrassem aos pais viveriam de modo especial e teriam muitos anos na terra prometida (Canaã). Dias longos de vida eram considerados uma grande benção para o povo hebreu. Na atual dispensação podemos entender este versículo como a resposta dos filhos a obediência do versículo 1. Ou seja, filhos obedientes a pai e mãe provavelmente terão uma vida longe das iniquidades existentes no mundo e terão hábitos virtuosos. Pv. 1:8 e Pv. 6:20-23.

Efésios 6:3. Deveres dos pais. A tarefa de criar filhos é uma dádiva que Deus nos dá, por isso mesmo devemos seguir as Suas orientações. Não existe um livro com regras específicas para se criar filhos, cada ser humano é único e os pais devem possuir sabedoria de tratar dos filhos com igualdade, mas respeitando as características de cada um. Ora, não existe literatura humana com regras de criação dos filhos, porém existe o modelo deixado por Deus para que os pais possam segui-lo. A primeira regra do modelo é: NÃO provocar a ira dos filhos. Cl. 3:21. Vejam bem, essa fato não que dizer que não devamos corrigir nossos filhos. Pv. 22:15; Pv. 23:13-14. A correção é um dos atributos dado por Deus em prol da educação dos filhos. Pv. 29:17. Entretanto, não devemos corrigir com raiva e sim de forma amorosa e firme. Isso, não impede que os filhos tenham a sua própria raiva, por não aceitarem a correção. Hb. 12:11. A segunda regra do modelo dado por Deus é: Educar os filhos na doutrina e admoestação do Senhor. Pv. 22:6. Nossa obrigação é ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos. II Tm. 3:15-16. De forma resumida podemos afirmar que o mais importante na criação dos nossos filhos é que ao final eles reconheçam Cristo como seu Único e todo Suficiente Salvador.

Efésios 6:5-8 Servindo com sinceridade. Para que possamos entender melhor este versículo, faz-se mister um breve comentário a respeito do período no qual foi escrito essa epístola. Na época em que o apóstolo escreveu esta carta, estimava-se que metade da população do Império Romano eram escravos e muitos deles eram cristãos. Hoje, na grande maioria das sociedades não existem mais pessoas escravizadas por outras pessoas. Na atualidade podemos receber a exortação de como deve ser o comportamento do crente, em relação ao seu trabalho. Como a luz do mundo o salvo deve brilhar entre os perdidos, sempre fazendo o seu melhor sem qualquer espécie de murmuração. Fp. 3:14-15. Quando fazemos o nosso de trabalho de forma correta honramos a Deus e não blasfemamos a Sua doutrina e o Seu nome. I Tm. 6:1.

Efésios 6:8. Receberemos do Senhor. Como bons mordomos de Deus. I Co. 4:1-2 e I Pe. 4:10. Devemos ter em mente que somos representantes de Deus aqui na terra e que tudo que fazemos deverá ter um único intuito: GLORIFICAR A DEUS. I Co. 10:31. Podemos resumir da seguinte maneira, faça sempre o seu melhor e nunca questione as injustiças, lembre-se que você é um servo a serviço do Senhor Jesus, portanto devemos fidelidade ao servir. Um descrente não pode fazer melhor do que o crente. Mt. 25:21.

Efésios 6:9. Deveres dos senhores. Se você é um crente e tem pessoas sobre a sua responsabilidade, tenha sempre em mente a regra de ouro. Mt. 7:12. Outro fato a ser lembrado pelos crentes em posição de superioridade temporal. É que ele está nessa situação em decorrência da vontade de Deus. Jo. 3:27.


Estudo Aplicado na IBBF Esperança -PB

Referências Bíblicas ACF

Pr. Walter Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário