quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de Colossenses 4:1-9 Ensinamento 11

 


Ensinamento 11. Leitura bíblica: Cl. 4:1-9.


Colossenses 4:1. Deveres dos senhores. Paulo conclui dessa forma a sua explanação sobre os deveres dos crentes, iniciado no versículo 18 do capítulo 4. Se você é um crente e tem pessoas sobre a sua responsabilidade, tenha sempre em mente a regra de ouro. Mt. 7:12. Outro fato a ser lembrado pelos crentes em posição de superioridade temporal. É que ele está nessa situação em decorrência da vontade de Deus. Jo. 3:27. Sabemos que para Deus não há acepção de pessoas. Ef. 6:9.


Colossenses 4:2 Oração e agradecimento. Há certos momentos em nossas vidas, que por ainda estarmos na carne somos tentados a esquecermos da oração e nos voltarmos para a lamentação. Perseverar significa ser constante e permanentemente e velar significa manter-se acordado e vigilante. I Tes. 5:17 e I Pe. 4:7. O crente deve ser agradecido e transbordando em ação de graças. Cl. 2:7. Diante que qualquer situação lembre-se de grandes coisas tem feito Deus por nós, sede portanto, agradecidos. Cl. 3:15-16. Ação de graças: É o termo bíblico que refere-se a forma de agradecimento a Deus em gratidão e submissão, sendo sabedor que toda honra e toda glória pertencem ao nosso Senhor. Ef. 3:20-21 e Ro. 11:36. Devemos sempre olhar a nossa situação, como sendo devedores e jamais merecedores de qualquer dádiva do Senhor. Afinal as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos .Lm. 3:22-23.


Colossenses 4:3-4. Orando por aqueles que pregam a Palavra. Paulo mostra a necessidade de oramos uns pelos e pela obra missionária da igreja Cristo, em especial por aqueles que estão a frente dos trabalhos e do evangelismo. Nessa passagem o apóstolo pede aos irmãos que orem rogando a Deus que capacite os Seus ministros para falarem de acordo com sabedoria as boas novas aos perdidos. O Evangelho não é constituído por sublimidade (Qualidade do que é sublime, excelência; perfeição) de palavras, filosofias complicadas, mas pela palavra simples das “Boas Novas” de que Deus, por Cristo, quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. I Tm. 2:4/ I Co. 2:12-13/ I Jo. 5:9-11 e Ro. 1:16.


Colossenses 4:5.Remido o tempo. Nos tempos tidos modernos, os crentes recebem milhares de informações voltadas para as coisas terrenas e temporárias, que nos atraem em direções contrárias a vontade de Deus. Então, para evitarmos de perdemos o foco precisamos colocar como prioridade o servir ao Senhor, agradando-Lhe em tudo. Cl.1:9-10. (Remir é um verbo transitivo que significa resgatarredimir, remover algo ou alguém do poder ou domínio de outrem). Assim, remir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes. Ef. 5:16-17. Infelizmente as pessoas estão acostumadas a viver como se o tempo fosse um recurso inesgotável.  A administração do tempo é importante por causa da brevidade de nossas vidas. Nossa permanência terrena é significativamente menor do que estamos inclinados a pensar. Sl. 39:4-5 e Tg. 4:14.

Como remir o tempo.


(1) Na obtenção de conhecimento útil. Pv.2:3-6.


(2) Fazendo o bem aos outros. Gl. 6:10 e Tg. 4:17.


(3) Vivendo de forma honesta. II Co. 8:21 e I Pe. 2:12.


(4) Em oração e autoexame para melhorar o seu viver. Ro. 12:12 e II Co. 13:5.


(5) Em buscar o reino de Deus e Sua justiça, não se inquietando com o amanhã. Mt. 6:33-34.


(6) Não vivendo segundo as concupiscências dos homens. I Pe. 4:2-4.


Colossenses 4:6. Palavra temperada. Na natureza, o sal é um mineral que serve para conservar e dar sabor aos alimentos. A Bíblia ensina que os crentes são o sal da terra. Mt. 5:13. A forma que os salvos demonstram que estão conservando os nutrientes que os tornam diferentes do mundo é tendo um testemunho correto diante de Deus e dos homens, fazendo isso, ele não torna o sal insípido, que não tem gosto; destituído de qualquer sabor ou que o tem insuficientemente. Mc. 9:50. O vosso falar seja sempre bem temperado, sim, sim ou não, não, o que passa disso é procedente do maligno.. Mt. 5:37. Quando somos resgatados da nossa vã maneira de viver. I Pe. 1:18. Nos tornamos morada do Deus vivo e passamos a ter uma relação íntima como o nosso Pai, deixamos de ser peregrinos e nos tornamos membros da família de Deus. Ef. 2:19-22. Portanto o Senhor espera que sejamos filhos inculpáveis e resplandecentes. Fp. 2:15.

Colossenses 4:7-9. Irmãos enviados para informar a situação do apóstolo. Na parte final da epístola aos irmãos Colossenses, mesmo sem conhecê-los pessoalmente, Paulo revela o seu amor e cuidado com a membresia da igreja de Cristo localizada na cidade de Colossos. Cl. 2:1. Esse fato, demonstra como deve ser o amor, o zelo e o companheirismo entre irmãos. Pv. 27:17 e Ec. 4:9-12.


Quem ele era Tíquico? Viajou com Paulo para Jerusalém como um
representante dos crentes gentios.
Atos 20: 4. Estava sempre envolvido na obra do Senhor. Tito 3:12 II Tm. 4:12

Quem ele era Onésimo? O homem com um passado pecaminoso, escravo fugitivo que tinha Filemon como mestre?  Fl. 1:10 e Fl. 1:18-19

Esperança-PB. 2020.

Referência Bíblica: ACF.

Pr. Walter Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário