domingo, 6 de fevereiro de 2022

Ensinamento III. Leitura Bíblica: II Timóteo 2:1-13.



 TEMA: EBD II Timóteo.

Ensinamento III. Leitura Bíblica: II Timóteo 2:1-13.

II Tm. 2:1. Fortalecimento na graça. No final do capítulo 1 Paulo expôs o sentimento com relação a homens que haviam lhe abandonado e sobre a firmeza de Onesíforo. Agora, Paulo volta o foco da exortação para Timóteo. O apóstolo afirma que ele deve buscar o fortalecimento na graça, Ser revigorado na graça, significa está preparado para a batalha confiando tão somente no grande e Único Comandante. Is. 41:10 e Ef. 6:10. O crente está em uma guerra permanente e para enfrentarmos o algoz inimigo a melhor vestimenta, é a armadura de Deus, com ela podemos resistir as investidas do maligno. I Pe. 5:8-10 e Tg. 4:7. Como bons soldados de Cristo devemos nos portar com firmeza. Sabendo que será impossível vencer o adversário se não usarmos todas as provisões que o Senhor preparou para os seus guerreiros. II Co. 6:7 e Ro.13:11-12. Timóteo e os crentes de um modo geral, são fortalecidos pelo poder do Espírito Santo no homem interior, mesmo ainda havendo corrupção no homem exterior. II Co. 4:16.. Não devemos ser levados por doutrinas estranhas e sim ser fortificado na graça. Hb. 13:9.

II Tm. 2:2. Confia a doutrina a homens fies. A necessidade da continuação dos ensinamentos sagrados é o tema desse versículo. Paulo diz que Timóteo deve confiar a doutrina que aprendeu a homens fiéis e idôneos, para que os mesmos possam ensinarem os homens. Falar conforme a Sã Doutrina é importante porque. Através dela apresentamos a verdade e desmascaramos os falsos profetas. I Jo. 4:1. A Sã Doutrina tira os lobos do esconderijo. Mt. 7:15 e Atos 20:29. A melhor maneira de distinguir a verdade da falsidade é saber o que é a verdade. II Co. 13:8. Significa vida para aqueles que ouvem e creem de forma bíblica nela. Jo. 5:39. Por outro lado, o fim da falsa doutrina é a destruição. Jd. 1:4.


II Tm.2:3. As aflições do bom soldado. Nos versículos anteriores Paulo encorajou Timóteo a ser forte na graça que está em Cristo Jesus e a passar a verdade que aprendeu a homens idôneos. Agora, ele traz a memória de que ao servo do Senhor as tribulações e provações serão constantes. Tenha sempre em sua mente que todo aquele que deseja viver em Cristo padecerá perseguições. II Tm 3:12. Nunca desista do chamado de Deus, persevere, mantenha o rumo, seja fiel a sã doutrina, independente das dificuldades e das oposições. II Tm 4: 1-4. Lembre-se que o nosso Deus irá nos livrar das perseguições e aflições. II Tm. 4:16-17. Timóteo é encorajado a ser disciplinado ao enfrentar tais dificuldades, da mesma forma que um bom soldado obedece ao seu comandante militar.. A ordem é ser sóbrio diante das fortes batalhas a serem enfrentadas. II Tm. 4:5

II Tm. 2:4-5. Militando legitimamente. O bom soldado do Senhor está sempre focado no servir e nunca permitir-se envolver-se em qualquer negócio terreno que interfira em seu dever para com seu próprio General.  Então, para evitarmos de perdemos o foco precisamos colocar como prioridade o servir ao Senhor, agradando-Lhe em todo. Cl.1:10. De fato, nosso foco principal em tudo o que fazemos deve ter como norte honrar e glorificar a Deus. Cl. 3:17. A Bíblia deixa claro que o crente deve está atendo e vigilante. I Co. 16:13. Por isso, não podemos permanece inertes e em estado de sono, convivendo e compartilhando os mesmos ideais dos que estão espiritualmente mortos. Temos a ordem de despertar do sono. Ef. 5:14. Sendo sóbrio e vigilante, como verdadeiros filhos da Luz. I Tes. 5:5-6.

II Tm. 2:6. Aquele que lavrar deve ser o primeiro a goza dos frutos. Paulo comparar o serviço do Senhor com o trato rural (na época em que a carta foi escrita a sociedade israelita, era basicamente rural). Para nos mostrar que tanto um como o outro dependem de Deus. II Co. 3:5 e Tg. 5:7. No mundo o crente passará aflições e será odiado. Jo. 16:33 Jo. 15:19. Porém, a recompensa de Cristo aos Seus fiéis discípulos, nunca é deficiente, nunca é injusta, nunca é atrasada e nunca é omitida. Hb. 6:9-10 e I Co. 9:24-27.

II Tm.2:7-8. Que o Senhor dê entendimento. O apóstolo roga a Deus para dar entendimento a Timóteo. Fato é que, o Senhor é Quem ilumina os olhos do nosso entendimento. Ef. 1:18. Ou seja, só descobriremos a esperança da nossa vocação e entenderemos qual tão gloriosas riquezas as quais fomos chamados, quando Deus nos revela abrindo a nossa compreensão. O que estamos esperando? Jo. 14:3 e Tt. 2:13. Qual é a nossa herança? I Pe. 1:3-5. Sempre é bom temos em mente que um dia já fomos cegos espiritualmente e andávamos em trevas. Ef. 5:8. Isso servirá de estímulo para levarmos o Evangelho Santo para aqueles que estão no vale da sobra de morte. Mt. 4:16. Os crentes são enriquecidos em Cristo em toda palavra e todo conhecimento. I Co. 1:4-5.

II Tm2:9-10. Sofrendo por amor aos escolhidos. Para explicarmos essa passagem usaremos o comentário do irmão Hélio de Menezes Silva na Bíblia LTT. “- Em primeiro lugar, isto não equivale a "esforce-se para manter a salvação para a vida eterna, não perdê-la", pois, a todo aquele que creu, Deus (onisciente e onipotente) já o declarou "escolhido", e "impossíveis de arrependimento são os dons e o chamamento de Deus" Ro. 11:29, o que Deus dá não tira mais, pois é dado para sempre, portanto o crente já recebeu a vida eterna através da fé em Jesus Cristo. Pode perder suas recompensas I Co 3:14-15; II Tm 2:19-21, mas nunca sua vida eterna Jo 3:18; 10:28-29; Rm 8:38-39; I Co 5:3-5; Ef 4:30.

II Tm. 2:11-13. A fidelidade de Deus. Esse trecho reforça a imperdibilidade da salvação. A Palavra de Deus afirma que o velho homem foi crucificado em Cristo. Ro. 6:6-8 e que o pecado não será mais imputado naqueles que creram. Cl. 2:13-14. Sendo a fidelidade de Deus é o fator predominante que nos torna idôneos (aptos, capazes) de sermos participantes do Seu reino. Cl. 1:12. Nosso estado eterno, não depende de quão bem vigiamos. I Tes. 5:9-10. Mas sim, da conservação e intercessão de Cristo. Jd. 1:1 Hb. 7:25. Isso significa que o estamos totalmente seguros. Deus nos garante que temos vida eterna em Seu Filho. I Jo. 5:11-13 e II Co. 5:5.

Referência Bíblica: Bíblia ACF.

Pr. Walter Costa.

Esperança-PB, 06 de Fevereiro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário