quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 5:12-22 Ensinamento 8

 


Ensinamento 8
Leitura bíblica: I Tessalonicenses. 5:12-22.


I Tes. 5:12-13. Comportamento dos crentes para com as lideranças da igreja. Paulo faz um apelo aos irmãos Tessalonicenses, rogando que eles reconheçam aqueles que estão em posição de liderança na igreja. Para ser pastor em um ajuntamento Bíblico, necessita um chamado de Deus, pois caso não ocorra esse chamado, dificilmente o corpo será bem alimentado e cumprirá o ide do Senhor. Reconhecer o trabalho do “mordomo” é algo que os crentes devem fazer com alegria e continuamente. O pastor quando segue o modelo Escriturístico, deve ser estimado e amado pelas ovelhas. A melhor forma de honrar um ministro do Senhor é recebendo os ensinamentos como se fora do próprio Deus. I Tes. 2:13. Muitos apenas ouvem as pregações e acham que pô-las em prática é algo opcional. No entanto, quando a palavra de Deus é corretamente pregada e ensinada, é a própria palavra de Deus e o verdadeiro crente a verá como tal e a aceitará em suas vidas. Os crentes fiéis seguem a palavra de Deus. Jo. 8:47 e Hb. 13:7. Do mesmo modo que existem pastores fiéis a Palavra de Deus, há aqueles que são infiéis e dão um mau exemplo, a esses os salvos não devem reconhecê-los e segui-los. Deus mostra nas Escrituras, qual deve ser o modelo a ser seguido pelos pastores da igreja de Cristo. I Pe. 5:1-3. Pastor prestará conta a Deus pelo modo no qual toma conta das Suas ovelhas. Hb. 13:17.


I Tes.5:14-15. Comportamento dos crentes para com os demais irmãos da igreja. Na passagem anterior recebemos a exortação de como deve ser o comportamento do crente para com o pastor, nos versículos 14 e 15 o Espírito Santo faz uma abordagem de como deve ser o comportamento dos crentes na assembleia. São quatro instruções básicas para os membros de uma igreja: Admoesta os desordeiro (advertir (alguém) de maneira branda (sobre alguma coisa); aconselhar). A Bíblia LTT traduz desordeiros como “desordenados faltosos”) consolar os de pouco ânimo; sustentar os francos e ser paciente. A ordem das Escrituras é que devemos nos submeter uns aos outros. Ef. 5:21. Vejam bem toda a congregação é responsável pelos fracos e não apenas o pastor. Quando o ajuntamento é realmente Bíblico a membresia busca de forma unida fortalecer os mais fracos, isso resultará em edificação. Ro. 15:1-2. Outra exortação a ser seguida é não pagar o mal por mal. Não devemos deixar o sentimento de hostilidade entrar em erupção e sim seguirmos as coisas que servem para a paz e edificação. Ro. 14:19. Se estiver em vós tenha paz com todos. Ro. 12:18. Veja bem, temos duas vertentes, nem sempre é possível viver pacificamente com algumas pessoas, porque elas tornam isso impossível. O devemos fazer? Nos apartar do mal e buscar a paz I Pe. 3:11-12.


Dos versículos 16 a 22 o crente individual recebe uma espécie de manual a ser seguido.

I Tes. 5:16. Regozijai-vos sempre. A alegria deve ser um estado permanente e natural nos crentes. A nossa alegria está intimamente ligada a nossa salvação e ao nosso relacionamento para com Deus. Sl. 40:16 e Sl. 28:7. Entretanto, não podemos nos alegrar quando guardamos ressentimento ou mágoa para outro irmão. O perdão recebido, e também o dado graciosamente, tem o poder de trazer alegria ao coração, que estava oprimido pela culpa. Sl. 51:12.

I Tes. 5:17. Orai sem cessar. Há certos momentos em nossas vidas, que por ainda estarmos na carne somos tentados a esquecermos da oração e nos voltarmos para a lamentação. Entretanto, esta não é a atitude correta para com o nosso Salvador. Lamentações e reclamações, não devem em hipótese alguma povoa a vida do crente, sabemos que a nossa esperança é Cristo, portanto sejamos alegres, pacientes e principalmente perseverantes na oração. Ro. 12:12. Regozije-se no Senhor e apresente as vossas inquietudes a Ele. Fp. 4:4-6.

I Tes. 5:18. Em tudo dai graças. O crente deve ser agradecido e transbordando em ação de graças. Cl. 2:7. Diante que qualquer situação lembre-se de grandes coisas tem feito Deus por nós. Ro. 8:28. Sede portanto, agradecido. Cl. 3:15-16. Ação de graças: É o termo bíblico que refere-se a forma de agradecimento a Deus em gratidão e submissão, sendo sabedor que toda honra e toda glória pertencem ao nosso Senhor. Ef. 3:20-21 e Ro. 11:36. Devemos sempre olhar a nossa situação, como sendo devedores e jamais merecedores de qualquer dádiva do Senhor. Afinal as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos .Lm. 3:22-23.

I Tes. 5:19. Não extingais o Espírito. Extinguir o Espírito significa: Endurecer o coração para com as coisas de Deus. (amar em demasiado as coisas do mundo); Desprezar a palavra de Deus; Resistir a liderança do Espírito Santo, Gl. 5:16-18. Quanto o crente permite que isso ocorra em sua vida, comete muitos enganos e pecados. Hb. 3:13. O crente que permite que Deus o conduza terá a melhor vida possível. O resultado de ser liderado pelo Senhor é a confiança e certeza de estarmos Lhe agradando e Lhe honrando. I Co. 10:31.

I Tes. 5:20. Não desprezeis as profecias. A palavra profecia nos dias atuais refere-se a exposição, pregação da Palavra de Deus. Ou seja, não devemos desprezar a exposição da Palavra de Deus que é a nossa instrução e a maneira de Deus falar diretamente conosco. II Tm. 3:16-17.

I Tes. 5:21. Examine e retenha o bem. O contexto do V21 é voltado para ficarmos alerta contra os falsos ensinamentos. Ou seja, devemos examinar se a pregação é bíblica ou anátema e só reter aquilo que é Bíblico. Mt. 7:15 e I Jo. 4:1. O crente deve ter discernimento para não ser enganado por aqueles que com astúcia enganam fraudulosamente. Ef. 4:14.

I Tes. 5:22. Abstenha de toda a aparência do mal. Os ensinamentos contidos no Livro Sagrado é exaustivo na exortação dos crentes a evitarem qualquer espécie e forma do mal. Nessa passagem a Bíblia vai além, quando nos ordena a evitar até mesmo a aparência do mal. O crente não perde a salvação, mas, pode se tornar uma pedra de tropeço para os outros. I Co. 8:9.  Também somos instruídos a ser sal e luz no mundo. Mt. 5.13-16.

  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.






Nenhum comentário:

Postar um comentário