Ensinamento 8.
Dos versículos 16 a 22 o crente individual recebe uma espécie de manual a ser seguido.
I Tes. 5:16. Regozijai-vos sempre. A alegria deve ser um estado permanente e natural nos crentes. A nossa alegria está intimamente ligada a nossa salvação e ao nosso relacionamento para com Deus. Sl. 40:16 e Sl. 28:7. Entretanto, não podemos nos alegrar quando guardamos ressentimento ou mágoa para outro irmão. O perdão recebido, e também o dado graciosamente, tem o poder de trazer alegria ao coração, que estava oprimido pela culpa. Sl. 51:12.
I Tes. 5:17. Orai sem cessar. Há certos momentos em nossas vidas, que por ainda estarmos na carne somos tentados a esquecermos da oração e nos voltarmos para a lamentação. Entretanto, esta não é a atitude correta para com o nosso Salvador. Lamentações e reclamações, não devem em hipótese alguma povoa a vida do crente, sabemos que a nossa esperança é Cristo, portanto sejamos alegres, pacientes e principalmente perseverantes na oração. Ro. 12:12. Regozije-se no Senhor e apresente as vossas inquietudes a Ele. Fp. 4:4-6.
I Tes. 5:18. Em tudo dai graças. O crente deve ser agradecido e transbordando em ação de graças. Cl. 2:7. Diante que qualquer situação lembre-se de grandes coisas tem feito Deus por nós. Ro. 8:28. Sede portanto, agradecido. Cl. 3:15-16. Ação de graças: É o termo bíblico que refere-se a forma de agradecimento a Deus em gratidão e submissão, sendo sabedor que toda honra e toda glória pertencem ao nosso Senhor. Ef. 3:20-21 e Ro. 11:36. Devemos sempre olhar a nossa situação, como sendo devedores e jamais merecedores de qualquer dádiva do Senhor. Afinal as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos .Lm. 3:22-23.
I Tes. 5:19. Não extingais o Espírito. Extinguir o Espírito significa: Endurecer o coração para com as coisas de Deus. (amar em demasiado as coisas do mundo); Desprezar a palavra de Deus; Resistir a liderança do Espírito Santo, Gl. 5:16-18. Quanto o crente permite que isso ocorra em sua vida, comete muitos enganos e pecados. Hb. 3:13. O crente que permite que Deus o conduza terá a melhor vida possível. O resultado de ser liderado pelo Senhor é a confiança e certeza de estarmos Lhe agradando e Lhe honrando. I Co. 10:31.
I Tes. 5:20. Não desprezeis as profecias. A palavra profecia nos dias atuais refere-se a exposição, pregação da Palavra de Deus. Ou seja, não devemos desprezar a exposição da Palavra de Deus que é a nossa instrução e a maneira de Deus falar diretamente conosco. II Tm. 3:16-17.
I Tes. 5:21. Examine e retenha o bem. O contexto do V21 é voltado para ficarmos alerta contra os falsos ensinamentos. Ou seja, devemos examinar se a pregação é bíblica ou anátema e só reter aquilo que é Bíblico. Mt. 7:15 e I Jo. 4:1. O crente deve ter discernimento para não ser enganado por aqueles que com astúcia enganam fraudulosamente. Ef. 4:14.
I Tes. 5:22. Abstenha de toda a aparência do mal. Os ensinamentos contidos no Livro Sagrado é exaustivo na exortação dos crentes a evitarem qualquer espécie e forma do mal. Nessa passagem a Bíblia vai além, quando nos ordena a evitar até mesmo a aparência do mal. O crente não perde a salvação, mas, pode se tornar uma pedra de tropeço para os outros. I Co. 8:9. Também somos instruídos a ser sal e luz no mundo. Mt. 5.13-16.
Referência Bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa.
Estudo aplicado na IBBF
Esperança-PB. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário