sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Timóteo 3:1-7 Ensinamento 5

 


Ensinamento V. 
Leitura Bíblica: I Timóteo. 3:1-7-20.


I Tm. 3:1. Excelente obra deseja. Nesse capítulo Paulo especifica as qualificações para se exercer o episcopado ( cargo ou função de bispo). Os termos bispo, pastor, presbítero e ancião no Novo Testamento referem-se ao mesmo cargo. É uma posição de liderança e supervisão sobre o corpo da igreja local. I Pe. 5:1-2/ Atos 14:23/ Atos 20:28 e Hb. 13:7. A Palavra de Deus ensina que aquele que deseja tal responsabilidade, está desejando algo excelente. A igreja do Senhor precisa de homens que liderem as Suas ovelhas. Sabendo que a vida pastoral é excelente, mas não é fácil. Hb. 17:17 e Tg. 3:1. O desejar fazer a obra do Senhor deve ser conforme o modelo estabelecido pelas Escrituras, teve ter como intuito apenas honrar e glorificar a Deus e nunca por motivos pessoais. Alguns, desejam tal cargo apenas como um modo de se vangloriar. São os falsos mestres, esses receberão o justo pagamento pelos seus devaneios. II Pe. 2:1-3. Nos versículos seguintes o Espírito Santo estabelece os padrões Bíblicos para aquele que deseja o episcopado. Quando a igreja é liderada por pessoas desqualificadas, todo o corpo sofre o dano.

I Tm. 3:2-3. Qualificações Escriturística para o homem liderar na igreja do Senhor.

1. Ser irrepreensível. Biblicamente falando, o pastor deve se auto-corrigir, antes de ser repreendido. Essa característica significa que o homem deve ter um caráter tão impecável que um ataque do inimigo contra ele não ganharia força. Tt. 2:8.

2. Ser casado com UMA MULHER. Essa passagem, apresenta duas verdades, que o pastor tem que ser homem (portanto não há o que fala sobre pastoras) e que o mesmo deve fidelidade a sua esposa. Tt. 1:6-A.

3. Ser vigilante. Cristo em Seu ministério terreno deu autoridade a Sua igreja. Portanto, é de se esperar que aquele que tem a responsabilidade de apascentar Suas ovelhas seja vigilante. Mc. 13:33-37. O pastor deve ser vigilante no sentido do cuidar do rebanho do Senhor é no sentido de não cair e desonrar a Deus. I Co. 10:12.

4. Ser sóbrio. Significa viver um vida com lucidez e equilibro em todos os setores da sua vida. O significado desse adjetivo é que o pastor deve ser um membro ordeiro da sociedade - não uma pessoa de má reputação. II Tm. 4:5.

5. Ser honesto. Para liderar e conduzir as ovelhas de Cristo o bispo deve ter um viver honesto, não só diante dos homens, mas, também diante do Senhor. II Co. 8:21 e Fp. 4:8.

6. Ser hospitaleiro. A hospitalidade deve ser uma prática constante na vida de um pastor. Essa característica, faz parte da comunicação entre os santos. Ro. 12:13.

7. Ser apto para ensinar. Aquele que deseja ser pastor deve ser capaz de ensinar. Ro. 12:7. Ele deve conhecer as Sagradas Escrituras a fim de responder os questionamentos e ter condição refutar os falsos ensinamentos. Atos 5:42 e II Tm. 2:2. Ou seja, o pastor deve manejar bem a Palavra. II Tm. 2:15.

8. Não dado ao vinho. Podemos afirmar que, o apóstolo usou o termo “vinho” representando toda e qualquer bebida alcoólica. Com certeza a bebida não é algo que glorifique a Deus. Pv. 20:1.

9. Não espancador. Um pastor/ ancião/presbítero/ bispo não deve recorrer da violência física ou verbal para ensinar ou responde os contradizentes. A mansidão deve fazer parte do cotidiano do servo do Senhor. II Tm. 2:25. A resposta branda desvia o furor. Pv. 15:1.

10. Não cobiçoso de torpe ganância. Muitos buscam o episcopado unicamente pela questão financeira. Aqueles que amam o dinheiro receberam destruição e dor. I Tm. 6:10.

11. Moderado. A moderação é um atributo daqueles que agem de modo prudente. Que por consequência deve ser um atributo dos pastores. Pv. 16:21.

12. Não contencioso. Ao servo do Senhor não é conveniente ter contendas de palavras, o agir do pastor deve justamente no sentido de evitá-las. II Tm. 2:14/ II Tm. 2: 23-24 e Tt. 3:2. O sentimento contencioso não advém do alto, portanto é terreno, animal e diabólico. Tg. 3:14-16.

13. Não avarento. Podermos definir avareza, como vontade excessiva de acumular dinheiro e obter bens materiais. Logicamente, um avarento colocará o Reino de Deus no plano secundário. O pastor não deve desenvolver qualquer apego excessivo ao dinheiro e às riquezas, que são características do avarento. Pv. 15:27 e Pv. 27:20.


I Tm. 3:4-5. Qualificações Escriturística para o homem liderar na sua casa. Essa passagem, trata da capacidade do homem governar bem a sua casa. Se o homem não estiver qualificado para instruir, disciplinar e cuidar dos filhos, tendo os mesmos em submissão e em obediência. Então, claramente ele não será capaz de governar a casa do Senhor. O homem deve ser o pastor do seu lar, a liderança Bíblica começa e aperfeiçoada no núcleo familiar. Educar os filhos na doutrina e admoestação do Senhor é parte fundamental na vida pastoral e todos os pais, independente de posição na igreja. Ef. 6:4. É obrigação é ensinar Palavra de Deus aos filhos. Pv. 22:6. Porém, é possível que o pai crie os filhos nos ensinamentos do Senhor e mesmo assim, quando ele crescer venha a rejeitar a doutrina e rejeitar a Deus e se rebelar contra ele. Esse fato não o desqualifica para o pastoreio. A tarefa de criar filhos é uma dádiva que Deus nos dá, por isso mesmo devemos seguir as Suas orientações. Dt. 6:7-9.

I Tm. 3:6. O pastor não deve ser um neófito. A questão é simples de ser explicada, como a função de pastor requer liderança e conhecimento, a Bíblia exorta a não colocar novos convertidos para exercê-la. Uma vez que isso envolve mais do que apenas seu conhecimento espiritual e sim também de sua maturidade espiritual. Todo o cuidado é pouco na luta contras as hostes do maligno. Ef. 6:12. O versículo indica que um crente recém convertido é colocado em posição de liderança pode torna-se orgulhoso e cair no engano pecado. Hb. 3:13.

I Tm. 3:7. O pastor deve ter um bom testemunho. O pastor deve ter um testemunho correto diante de Deus e dos homens. Quando ele faz isso, agrada a Deus progride cada vez mais. I Tes. 4:1. O falar do pastor deve ser, bem temperado, sim, sim ou não, não. Cl. 4:6 e Mt. 5:37.


Pr. Walter Costa.

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.

Bíblia Almeida Corrigida e Fiel -ACF


Nenhum comentário:

Postar um comentário