Ensinamento 3.
I Tes. 2:14. Imitadores das igrejas de Deus. Cada igreja (ekklesia) neotestamentária I Co. 4:17-B, é um grupo, um corpo local, um organismo vivo e organizado de pessoas que já foram salvas do caminho do Inferno (isto é, crendo-se na confissão de fé do indivíduo, Ro. 10:9-11. As quais, o Espírito Santo já as ”chamou para fora" do mundo e do pecado, e elas biblicamente arrependeram-se, creram, foram convertidas. Hb. 12:2. A igreja de Deus tem a obrigação de cuidar da doutrina que Cristo, trouxe do céu. Recebe do a mesma de forma obediente. Ro. 6:17. Neste sentido, a igreja local (batista de função) é a responsável pela preservação e propagação da verdadeira Doutrina. Atos 2: 42 e I Co. 11:2. São características norteadoras da verdadeira igreja:
Cristo é o cabeça: Ef. 1:21-22 e Cl. 1:18.
A bíblia é a única regra: II Tm.3:16-17.
A igreja independente e local é o único tipo de igreja que Deus tem nessa terra hoje. Só há uma família de Deus, composta de todos os remidos de todas as épocas no céu e na terra. Só há um reino de Deus, composto de todos os nascidos novamente na terra agora. Há milhares de igrejas de Deus na terra. Cada igreja batista individual é uma igreja de Deus. Não existem outras. Foi justamente a essa igreja, que Deus deu a autoridade e que devemos imitar.
I Tes. 2:15-16. A ação dos judeus contra o Evangelho. Quando Paulo diz que os judeus mataram o próprio Cristo e profetas, ele não está se referindo a todos judeus e sim àqueles que não creram na obra vicária de Cristo. Nesse sentido, os principais e líderes por inveja se rebelaram contra Cristo e Sua igreja. Para o apóstolo, o sofrer perseguições não era o problema e sim o impedimento para levar o Evangelho aos gentios. Naquele tempo os judeus era os opositores, hoje as falsas igrejas apregoa com todo afinco o evangelho anátema e impedem que os homens creiam verdadeiramente em Cristo. Os ensinamentos contrários às Sagradas Escrituras tem como tentáculos de sustentação os preceitos e doutrinas dos homens que perecerão pelo próprio uso. Cl. 2:21-23. Notadamente, que todo é qualquer ensinamento contrário a Bíblia é uma imposição de homens corruptos de entendimento e réprobos na fé. II Tm. 3:8. Esses homens são inimigos da cruz e o destina final dos mesmos e a negrura das trevas. Fp. 3:18-19 e Jd. 1:12-13.
I Tes. 2:17. Longe da vista, mas não do coração. Apesar de não estarem presentes no corpo em Tessalônica, Paulo, Silvano e Timóteo carregavam aqueles irmãos no pensamento, coração e principalmente nas orações. I Tes. 1:2-3. Exemplo que devemos seguir para com todos os irmãos da atual dispensação. Eles desejavam estar o mais rápido possível com os irmãos tessalonicenses.
I Tes. 2:18. Satanás impediu a visita dos irmãos a Tessalônica. Satanás tem várias tarefas na tentativa de impedir o avanço do Evangelho. Podemos destacar as duas mais comuns: Impedir que as pessoas creiam na obra de Cristo. Mc. 4:15. E limitar o trabalhar dos soldados do Senhor. O nosso adversário anda ao derredor, buscando desencorajar os filhos de Deus para pô-los em situações que desonrem ao Pai, devemos resistir firmes contra suas ciladas I Pedro 5:8-9 e Ef. 6:11. O fato de ser impedido de ir até os tessalonicenses, não impediu Paulo de exortá-los e consolá-los.
I Tes. 2:19-20. Os tessalonicenses são a coroa e gozo do apóstolo. Paulo repete a mesma exortação que fez aos irmãos de Filipos. Fp. 4:1. A alegria e coroa do apóstolo é justamente o fato dos tessalonicenses não terem corrido em vão, pois retiveram os preceitos (o que se recomenda praticar; regra, norma) do mesmo modo que receberam. I Co. 11:2.
Referência Bíblica: ACF.
Pr. Walter Costa.
Estudo aplicado na IBBF
Esperança-PB. 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário