quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Tema: EBD sobre a Epístola de I Tessalonicenses 2:11-20 Ensinamento 3

 


Ensinamento 3.

Leitura bíblica: I Tessalonicenses. 2:11-20


I Tes. 2:11-12. Testemunho dos chamados para o reino e glória de Deus. Paulo demonstra que aqueles que levaram o Evangelho de Deus aos tessalonicenses, estavam com suas consciências limpas e que agiram como bons servos do Senhor. A boa consciência mostra o nosso testemunho perante os homens. Já perante Deus, nada podemos esconder, pois tudo é exposto diante de dEle. Hb. 4:12-13. Gratidão devemos ter a Deus, pois mesmo nos momentos em que nosso coração nos condena estamos seguros diante dEle. I Jo. 3:19-21. Entretanto, devemos ter em mente que testemunho do salvo é sem sobra de dúvidas, um grande aliado no que diz respeito a demonstração da sua fé. Pv. 4:18. O caminhar do salvo deve ser digno do chamado e vocação que recebeu. Ef. 4:1. Quando ele faz isso, agrada a Deus e progride cada vez mais. I Tes. 4:1.

I Tes. 2:13. Recebendo a Palavra de Deus. Nessa passagem o apóstolo demonstrar uma grande gratidão a Deus, pelo fato dos irmãos de Tessalônica terem recebido com a fé genuína a Palavra de Deus a eles exposta. Quando Deus salva um pecador do inferno espera que ele seja guiado pelo Espírito Santo, que tenha prazer na Lei do Senhor, frutificando em todo a boa obra, para honra e glória tão somente dEle. Sl. 1:1-3 e Cl. 1:9-10. Quando acolhemos a Palavra de Deus de forma Bíblica, somos agraciados com o verdadeiro conhecimento através do Espírito Santo. Jo. 16:13 e I Jo. 2:20 e 27. Ou seja, recebemos o Espírito da verdade que passa habitar em nós e nos guiando e nos ensinando todas as coisas. Jo. 14:17 e 26 e I Jo.4:4-6

I Tes. 2:14. Imitadores das igrejas de Deus. Cada igreja (ekklesia) neotestamentária I Co. 4:17-B, é um grupo, um corpo local, um organismo vivo e organizado de pessoas que já foram salvas do caminho do Inferno (isto é, crendo-se na confissão de fé do indivíduo, Ro. 10:9-11. As quais, o Espírito Santo já as ”chamou para fora" do mundo e do pecado, e elas biblicamente arrependeram-se, creram, foram convertidas. Hb. 12:2. A igreja de Deus tem a obrigação de cuidar da doutrina que Cristo, trouxe do céu. Recebe do a mesma de forma obediente. Ro. 6:17. Neste sentido, a igreja local (batista de função) é a responsável pela preservação e propagação da verdadeira Doutrina. Atos 2: 42 e I Co. 11:2. São características norteadoras da verdadeira igreja:

Cristo é o cabeça: Ef. 1:21-22 e Cl. 1:18.

A bíblia é a única regra: II Tm.3:16-17.

A igreja independente e local é o único tipo de igreja que Deus tem nessa terra hoje. Só há uma família de Deus, composta de todos os remidos de todas as épocas no céu e na terra. Só há um reino de Deus, composto de todos os nascidos novamente na terra agora. Há milhares de igrejas de Deus na terra. Cada igreja batista individual é uma igreja de Deus. Não existem outras. Foi justamente a essa igreja, que Deus deu a autoridade e que devemos imitar.

I Tes. 2:15-16. A ação dos judeus contra o Evangelho. Quando Paulo diz que os judeus mataram o próprio Cristo e profetas, ele não está se referindo a todos judeus e sim àqueles que não creram na obra vicária de Cristo. Nesse sentido, os principais e líderes por inveja se rebelaram contra Cristo e Sua igreja. Para o apóstolo, o sofrer perseguições não era o problema e sim o impedimento para levar o Evangelho aos gentios. Naquele tempo os judeus era os opositores, hoje as falsas igrejas apregoa com todo afinco o evangelho anátema e impedem que os homens creiam verdadeiramente em Cristo. Os ensinamentos contrários às Sagradas Escrituras tem como tentáculos de sustentação os preceitos e doutrinas dos homens que perecerão pelo próprio uso. Cl. 2:21-23. Notadamente, que todo é qualquer ensinamento contrário a Bíblia é uma imposição de homens corruptos de entendimento e réprobos na fé. II Tm. 3:8. Esses homens são inimigos da cruz e o destina final dos mesmos e a negrura das trevas. Fp. 3:18-19 e Jd. 1:12-13.

I Tes. 2:17. Longe da vista, mas não do coração. Apesar de não estarem presentes no corpo em Tessalônica, Paulo, Silvano e Timóteo carregavam aqueles irmãos no pensamento, coração e principalmente nas orações. I Tes. 1:2-3. Exemplo que devemos seguir para com todos os irmãos da atual dispensação. Eles desejavam estar o mais rápido possível com os irmãos tessalonicenses.

I Tes. 2:18. Satanás impediu a visita dos irmãos a Tessalônica. Satanás tem várias tarefas na tentativa de impedir o avanço do Evangelho. Podemos destacar as duas mais comuns: Impedir que as pessoas creiam na obra de Cristo. Mc. 4:15. E limitar o trabalhar dos soldados do Senhor. O nosso adversário anda ao derredor, buscando desencorajar os filhos de Deus para pô-los em situações que desonrem ao Pai, devemos resistir firmes contra suas ciladas I Pedro 5:8-9 e Ef. 6:11. O fato de ser impedido de ir até os tessalonicenses, não impediu Paulo de exortá-los e consolá-los.

I Tes. 2:19-20. Os tessalonicenses são a coroa e gozo do apóstolo. Paulo repete a mesma exortação que fez aos irmãos de Filipos. Fp. 4:1. A alegria e coroa do apóstolo é justamente o fato dos tessalonicenses não terem corrido em vão, pois retiveram os preceitos (o que se recomenda praticar; regra, norma) do mesmo modo que receberam. I Co. 11:2.

  1. Referência Bíblica: ACF.

  2. Pr. Walter Costa.

  3. Estudo aplicado na IBBF

  4. Esperança-PB. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário