quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

ESTÁS PREPARADO PARA O TRIBUNAL?

Resultado de imagem para O TRIBUNAL de Cristo

ESTÁS PREPARADO PARA O TRIBUNAL?


Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. ( II Coríntios 5:10)

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. (Romanos 14:10).

INTRODUÇÃO

Sabemos que os filhos de Deus não serão em hipótese alguma condenados (Romanos 8:1), porém este fato não implica que não passaremos por um tribunal no qual será feito a prestação de contas dos nossos atos (Hebreus 9:27). Neste tribunal ( o de Cristo), apenas os salvos passarão, o crente prestará contas ao Senhor que recompensará (galardão) aqueles que foram mais fieis, firmes e constantes na utilização dos dons e talentos dados a cada um. (Hebreus 6:10). Dentro desde contexto iremos analisar alguns fatos importantes relacionados a tão esperando julgamento.

O JULGAMENTO (I Coríntios 3:11-15).

Como vimos todos os salvos, aqueles que depositaram sua salvação unicamente na obra de Cristo, vão comparecer diante do Tribunal de Cristo e poderão ter as suas obras queimadas no fogo. Notem que a pessoa NÃO será QUEIMADA. Suas obras é que SERÃO. O fogo irá provar a obra de cada um, conforme a qualidade, intensidade (ide de Cristo) e principalmente a forma que o crente realiza a obra do Senhor, se por amor intenso ao salvador ou se por vanglória de homens, os diferentes materiais aplicados por um mesmo homem, sobre a base que é Cristo irão definir se o mesmo será galardoado ou não.  Nossas obras não servem para a salvação, porém nos dará (ou não) galardões e coroas.  
 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. (Apocalipse 11:18)

IREMOS PRESTAR CONTAS SOBRE:

Nosso tempo. A ordem é viver prudentemente, como um homem sábio, remindo o tempo (Efésios 5:15-16). Quando dedicamos a nossa vida a obra de Deus, andamos dignamente, agradamos a Deus, frutificamos e crescemos em Seu conhecimento. (Colossenses 1:10)

Nossos dons e capacidades. (I Coríntios 12:11). A Sagrada Escritura nos ensina que o Espírito Santo e quem opera nos salvos os diversos dons e capacidades e que os reparte conforme a sua vontade Fato este, que não tira a responsabilidade do crente em desenvolver com amor e dedicação os dons a nós entregues, o salvo tem o compromisso de ser um bom despenseiro do Senhor, distribuindo com zelo e empenho as responsabilidades que o Espírito Santo repartiu conosco. Lembrando que tudo é feito para que Deus seja glorificado. (I Pedro 4:10-11).

Os talentos a nós confiados. (Mateus 25:19). Há um ditado popular que diz: “não deixe para amanhã ou que pode ser feito hoje”, não sabemos o dia e hora que o Nosso Senhor irá voltar e nos tomar conta dos talentos que Ele nos confiou. Ou seja, nunca devemos espera para usar as aptidões que Deus nos deu, alguns acreditam que não possuem talentos, porém Aquele que irá nos julgar vai observar a nossa prontidão de vontade e só irá cobrar o que nos foi entregue. (II Coríntios 8:12). Existem milhares e milhares de pessoa que precisam ouvir o Evangelho e os crentes são os responsáveis por propaga as insondáveis riquezas de Cristo, somos exortados a nunca faltar zelo e fervor no espírito no servir ao Senhor (Romanos 12:11).
Nossas negligências. (Tiago4:17).  Toda situação é uma oportunidade de fazemos o bem. Não existe maior bem no mundo do que falar da salvação eterna, do amor de Deus, da Sua graça e misericórdia aos perdidos, quando deixamos essa oportunidade passar estamos sendo negligentes. A falta de aplicação na realização das tarefas, a desatenção e o descuido interrompem a nossa comunhão com Deus. Isso nos faz negligenciar os conselhos do Senhor (Provérbios - 1:25 e Hebreus 5:11)


 CONCLUSÃO

Após passar pelo Tribunal de Cristo, o crente fiel irá receber coroas incorruptíveis (I Coríntios 9:25). Estas coroas ao contrário da nossa salvação, poderemos perdê-las. (Apocalipse 3:11) Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.  Convém-nos lembrar de que o nosso objetivo não é ser galardoado e que não merecemos nenhuma recompensa (Romanos 4:4). O verdadeiro crente é constrangido pelo amor de Cristo a está sempre pronto para a batalha (II Coríntios 5:14).  Somos galardoados por que Deus em Sua imensa graça e o seu interminável amor, decidiu recompensar os filhos que exerceram com zelo os dons a eles confiados (I Coríntios 12:31). Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. Apenas como referência sem adentramos com maior profundidade listamos as diversas coroas que os salvos irão receber.


A coroa da vida (Tiago 1: 12 e Apocalipse 2: 10)

A coroa incorruptível (I Co. 9: 25-27; II Co. 5: 10)

A coroa de alegria (I Tessalonicenses 2:19-20)

A coroa da justiça (II Timóteo 4: 8)

A coroa de glória (I Pedro 5: 1-4)
          
Estudo aplicado na IBBF Soledade.

Walter Costa

Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário